google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 TURBO BLACK - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

TURBO BLACK

Saab 900 Turbo 1991 e Saab 9-3 Turbo X 2008


Saab é uma de minhas marcas preferidas, pois são carros esquisitos. Eram, ao menos até o início da década de 1990, quando a GM adquiriu a divisão de automóveis dessa fabricante de aviões, carros e caminhões (lembram-se do nome Saab-Scania?) e iniciou os projetos comuns, utilizando muitos componentes Opel, principalmente.

Agora em 2008, a Saab apresentou o Turbo X, ou Turbo Black, modelo especial sobre o 9-3, seu menor carro, reeditando a série negra que foi o apogeu do clássico 900 Turbo, apenas menos raro que a última série, chamada de Ruby, ano 1993.

Aproveitaram agora também para estrear a tração nas quatro rodas em carro de passeio da marca, sistema chamado de xwd (cross-wheel-drive).

Pois bem, é um sedãzinho médio com produção limitada (não sei por que bancar a difícil), com 40,8 m·kgf de torque e acelerando de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Uma maravilha da engenharia Saab + GM, pouquíssimo divulgada no Brasil, como é de praxe com a marca.

Os Saab da General Motors são menos estranhos do que os clássicos, quando os suecos malucos estavam sozinhos em casa para fazer o que quisessem, mas são carros sempre com alguma característica fora do comum. Uma marca que vale a pena conhecer.

JJ

Um comentário :

  1. Juvenal,

    Você bem que poderia fazer uma listinha, incluindo explicações, de características únicas dos Saabs.

    Vou esperar.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.