google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 HÁ 31 ANOS - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

HÁ 31 ANOS

Há exatos 31 anos começava, no Autódromo Internacional do Rio, a era do álcool nas corridas. Tudo porque o governo proibira qualquer tipo de corrida de automóvel, já para o ano de 1977, em nome da "racionalização" do uso de combustíveis.

Esforços da Confederação Brasileira de Automobilismo, pelo presidente general Eloy Menezes, e pela comunidade automobilística, com a participação ativa da imprensa, convenceram o Conselho Nacional do Petróleo, na pessoa de seu presidente, o general Oziel Almeida da Costa, a permitir as corridas desde que o combustível fosse álcool etílico hidratado carburante.

O Proálcool já estava em andamento desde 14/11/75 e o general se convenceu de que usar álcool nas corridas de automóveis serviria para ajudar a alavancar o programa e divulgar o novo combustível.
Foi assim que no dia 7 de setembro de 1977 pilotos e preparadores deram seu Grito de Independência energética com um festival de provas curtas com todas as categorias do automobilismo brasileiro, num único dia. Iniciava-se uma nova fase das nossas corridas.

O mais curioso e ao mesmo tempo triste é que o consumo anual de gasolina nas competições brasileiras, todas as categorias e incluindo treinos, era de 300.000 litros por ano. Essa era a venda mensal de um posto de gasolina Esso à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas, defronte do Estádio de Remo, no Rio de Janeiro.

Ainda mais curioso e mais triste é que gasolina sobrava nos tanques da Petrobrás, resultante do refino de petróleo que nunca diminuiu por ser necessário produzir diesel e não ser possível deixar de produzir gasolina e outros derivados.

Ainda não inventaram maneira de deixar de se obter filé mignon de cada boi abatido...

BS

4 comentários :

  1. Muito legal esse relato Bob. Eu não sabia que foi assim.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu era garoto nessa época, e lembro o pesar que foi para quem entendia o fechamento das competições.
    Dois anos sem competições oficiais representaram um retrocesso no automobilismo brasileiro.
    Muita gente que vivia do esporte teve de mudar de atividade, e quando as competições retornaram, era com um combustível até então desconhecido, muita gente boa fora sem chances de retornar, muita gente nova sem a menor experiência.
    Mas foi o renascimento da fênix.
    Enquanto isso, lembro das donas-de-casa que não tinham outra coisa pra fazer da vida a não ser falar da vida alheia dizendo que o governo estava certo em acabar com essa farra de molecada...

    ResponderExcluir
  3. O tempo passa o tempo voa, a gasolina continua sobrando numa boa e temos o frequis para nos salvar. Opa, de quem?

    ResponderExcluir
  4. De acordo com a imprensa sensacionalista, os problemas do mundo são causados pelo petróleo. Guerras, mortes e um monte de coisa ruim.
    Nossa missão então é acabar o petróleo o mais rápido possível, com Opalas V8, 948s, Chevettes V6s, RAM V10... E de acordo com o cidadão aqui do meu lado, Mini Coopers com motores de moto de 300cv.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.