google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 SAUDOSISMO - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

SAUDOSISMO

 


Essa vontade toda de ter um esportivo me fez lembrar onde tudo isso começou. Quando eu tinha por volta de dez anos de idade, meu pai comprou um Alfa Spider 2000, 1974. Dirigi o carro no meu aniversário, na cidade universitária, para meu deleite. Quatorze anos depois ele voltou a ter um carro desses. E aí embaixo vai o relato de um final de semana que passei com ele, para um evento de subida de montanha no interior paulista. Desculpem o português ora chulo, ora simples demais, mas é um texto que tenho guardado, escrito no calor do momento:

"Rodar 850 km numa semana faz tudo parecer natural, mas não deixa você encarar com naturalidade a falta de rigidez do Spider. Mas tudo bem, é só levá-la com calma que não tem galho.

Dos pontos, o óbvio. Conversível é tudo de bom e do melhor. Viajar à noite, sob o céu estrelado, e de manhãzinha, com o nascer do sol são experiências que todo mundo devia ter uma vez por mês. Ainda mais ao volante de um Alfa e ouvindo Simon e Garfunkel. Carro de veado o kct!

Volante bom, mesmo que pesado, motor preguiçoso (para subir de giro) em baixa, torcudo, e que pede poucas reduções, câmbio pesado, mas preciso, posição de dirigir boa, mesmo que italian ape, criam um ambiente muito legal. Mas o mais legal é ter que jogá-lo no seu habitat natural, que é acima de 4.500 rpm. Lá meus amigos, ah, lá eu entendi Mahar dizendo o que é uma bela amante italiana. Os gritos de prazer debaixo do capô, acompanhados invariavelmente de uma leve fumaça branco-azulada saindo do escape, deixavam claro que ela gostava de ser mal tratada "in the sack". O volante pesado fica ainda mais pesado, mas ainda mais certo do que quer fazer. A suspensão deixa o carro rolar à vontade, mas sem desequilibrar. O carro entra violentamente com o nariz na curva, firme, e deixa a traseira a sair só o suficiente. "Just a dab of oppo and i´m out". Um T. Fico pensando que o meu GTV deve ser melhor nessa situação. Mas não deve ser a mesma coisa. Linha de cintura baixa, sem teto, é como correr com uma bóia de criança na cintura... visualmente ridículo, 1 m e cacetada de motorista para fora do carro. Mas é muito bom.

Amante italiana, pura. Um final de semana de prazer, e agora a preocupação é a fumaça de óleo, a dor nas costas do banco ruim. Mas não consigo pensar nesses lados ruins. "The Alfa´s a bitch and I spanked her".

E esse final de semana íntimo com algo throughly modern para o seu tempo acabou na garagem, quando guardei a danada e entrei no daily driver para vir para casa. Volante mais leve, mais direto, suspensão melhor controlada, 20x mais rígido, motor menos preguiçoso para subir de giro, bancos maravilhosos...

Engraçado como com tudo isso não paro de pensar em meios de conseguir um spider desses para mim. Na verdade, eu quero ele. Vermelhinho, sem rigidez nenhuma, bancos desconfortáveis, escape abrindo, fumando óleo. Mas capaz de fazer cada minuto atrás do volante algo realmente especial. Faz homens de garotos e vice-versa.
Alfistas, vocês venceram. É uma merda. Mas é bom pacas."

BE

3 comentários :

  1. its good to know about it? where did you get that information?

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  2. i think you add more info about it.

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  3. Boa Noite! Gostaria de saber se alguém conhece e tem o contato com o Presidente do Clube do Squalo, pois eu tenho um Squalo 1982 e gostaria de fazer contato com ele por indicação do Alvinho.Grato, Afonsomotta8@hotmail.com

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