google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 SÓ MUDA A ESCALA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

SÓ MUDA A ESCALA




Para apaixonados por automóveis, qualquer coisa relacionada a carros é interessante. Uma delas são as miniaturas, versões em escala reduzida de veículos reais. Existem as miniaturas conhecidas como die-cast, ou os famosos modelos "de metal", que se compra pronto; existem os kits plásticos ou em resina para serem montados; e existem as miniaturas motorizadas, radiocontroladas.

A brincadeira pode virar coisa séria em se tratando de radiocontrole. Atualmente existem níveis tecnológicos muito avançados, pois, mundialmente, o automodelismo é levado a sério, movimentando uma indústria de milhões de dólares.

Automodelos de competição profissional dispõem de todos os recursos que um carro de corrida real possui. Em termos de regulagem de suspensão, podem ser ajustados o cáster, o câmber, a convergência e até altura do centro de rolagem (roll-center). Diversas opções de molas de suspensão, amortecedores hidráulicos com regulagem de compressão (bump) e tração (rebound), barras estabilizadoras individuais e diversos compostos de pneus. O alinhamento pode ser feito com o uso de uma simples régua ou com equipamentos eletrônicos a laser.

Sistemas de diferenciais autobloqueantes, tração integral, diversas possibilidades de acerto de direção são algumas das opções de ajuste fino, fora o lado da eletrônica, que pode ajustar o sistema de ABS e controle de tração, não com o mesmo princípio de funcionamento de um sistema automobilístico, porém com a mesma função, e inúmeras funções de controle fino de cada ação do carro. A aerodinâmica marca presença com carrocerias desenvolvidas em computador, assim como o uso de materiais nobres, como titânio, ouro e plástico reforçado com fibra de carbono.

As corridas organizadas seguem regulamentos rígidos, com horários a serem cumpridos, sistemas de telemetria, marcação de voltas por computador, além de outras regalias dos carros "reais", como aquecedores de pneus elétricos, dinamômetros de motores e pilhas e pilhas de equipamentos.

Para quem se considera um entusiasta por carros, vale a pena conferir de perto uma corrida dessas.

MB

Um comentário :

  1. tenho um tamiya TL01, inicialmente fabricado em 1997, mas o meu é dos ultimos, modelo LA de 2002, awd por cardã, chassi de plastico, nao é primoroso como os novos de fibra de crbono, mas bem acertado dá muito trabalho na pista.

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