google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 PACKARD, BUGATTI E HARRY MILLER: O QUE HÁ EM COMUM ENTRE OS ÍCONES DO PRÉ-GUERRA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

PACKARD, BUGATTI E HARRY MILLER: O QUE HÁ EM COMUM ENTRE OS ÍCONES DO PRÉ-GUERRA





Em 1926, Ettore Bugatti vai até Paris e compra um magnífico, novíssimo e recém-lançado Packard Super 8 seven-passenger Tourer, no maior dos entreeixos disponíveis, de 143 polegadas (3,6 metros!).

Este carro serviria para balizar o desenvolvimento do novo Bugatti, o famoso Tipo 41 “La Royale”. Então, quando Ettore Bugatti chegou ao Grande Prêmio da Alemanha daquele ano com um magnífico leviatã de 4,3 metros de ENTREEIXOS e quase 13 litros de cilindrada, a carroceria dele era um tourer de 7 lugares. E com as plaquinhas “Body by Packard – East Gran Boulevard, Detroit, MI” removidas, obviamente.

Algum tempo depois, em 1929, Leon Duray levava seu Miller “91” de tração dianteira para o recém-acabado “Packard proving grounds”, em Utica, MI. Lá, Duray bateu vários recordes de velocidade para carros de 1,5 litro em circuito, a mais de 250 km/h.

Logo, notícias desse recorde fantástico chegaram à Europa, onde Ettore fazia carros de GP de 1,5 litro, mas não chegavam nem perto de velocidades como essas... Duray é então convidado para ir à Europa participar do GP da Itália. Ettore procura Duray e troca os 2 Millers FWD deste por 3 Bugattis novinhos.

Em Molsheim, Bugatti coloca o 8-em-linha de Miller no dino: 208 cv de 1,5 litro!!! Seu Tipo 35 não passava de 130!

A diferença estava principalmente no cabeçote DOHC de Miller e no compressor centrífugo, mais eficiente que o pequeno Rootes de deslocamento de Bugatti. Mas o cuidado de fazer o motor parecer uma obra de arte em metal era idêntico nos dois. Nisto, Harry e Ettore eram “soulmates”. Não demora muito, aparecem os Bugatti Tipo 50 e 51, com cabeçote DOHC tão idêntico aos Miller que várias peças são intercambiáveis.

E para fechar, o nome desse Miller de Duray era: Packard Cable Special. A Packard Cable era uma empresa que fazia chicotes elétricos para a indústria automobilística. Sua ligação com a Packard Motor Company estava nos Irmãos Packard, que fundaram ambas as empresas, que naquela época não eram mais ligadas. A Packard Cable logo após foi comprada pela General Motors (formando o embrião da Delphi de hoje).

Para saber mais:

Harry Miller:
The Golden Age of the American Racing car – G. Borgeson
Miller – G. Borgeson
Packard:Packard – Beverly Rae Kimes
Bugatti:
Bugatti – The man and the marque – J. Wood 

MAO

Um comentário :

  1. Olá, gostei bastante do seu blog. Ele é muito bom.

    Parabéns!

    Um abraço

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.