google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 EM VALÊNCIA, EXCESSO DE TECNOLOGIA, EM CINGAPURA, FALTA DE INTELIGÊNCIA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

EM VALÊNCIA, EXCESSO DE TECNOLOGIA, EM CINGAPURA, FALTA DE INTELIGÊNCIA

 Foto: f1fanatic.co.uk
Largada do GP de Cingapura de 2008


Por mais incrível que possa parecer, a Ferrari continuou usando máquina "a laser" para abrir uma lata de sardinha. Em Valência a vítima do excesso de tecnologia foi o Kimi e hoje, em Cingapura, o nosso brasileiro foi a vítima, agora da falta de inteligência. Ou não?

Qualquer engenheiro que nos dias de hoje trabalhe com projetos na área automobilística está familiarizado com ferramentas de análises de risco. Será que "i nostri amici della Ferrari" nunca ouviram falar disso?

Os processos de controle de qualidade evoluíram através dos tempos. Passaram do produto acabado para o processo de fabricação e hoje estão no projeto. Sempre que se projeta algo novo há que se avaliar o "invento" sob o ponto de vista de risco. Será que isso não vai dar problema? Não pode falhar numa hora crítica? Pois a Ferrari conseguiu gastar tempo e dinheiro num sistema totalmente vulnerável, pelo menos sob três fatores, sem a mínima necessidade.

Primeiro, porque sendo eletrônico é composto por uma infinidade de circuitos, antenas, LEDs etc., muito mais sujeitos a falhas do que uma vara com um círculo na ponta.

Segundo, porque numa situação de tensão a que estão submetidos todos os elementos da equipe, o simples pressionar de um botão pode ocorrer antes do tempo, como aconteceu.

E terceiro, porque a partir do momento em que o piloto vê a luz verde no painel, torna-se humanamente impossível fazê-lo parar novamente. Sua atenção muda de foco instantaneamente.

Tenho certeza de que logo após a corrida de duas semanas atrás alguém da equipe deve ter sugerido o retorno ao velho e seguro pirulito, mas conhecendo as "estrelas" que trabalham no projeto de um Fórmula 1, também tenho certeza que a resposta foi: "No way. Are you crazy? That is the state of the art in terms of releasing the driver after refueling."

Será que aprenderam a lição desta vez? Parece que sim. Logo na parada seguinte lá estava o velho, simples e seguro lollipop.

Mas que a burrada custou caro, isso custou. O campeonato mundial para Felipe Massa se torna quase impossível. Hamilton, além de ser espetacular como piloto, já tem mais experiência e não deve repetir as "orelhadas" da temporada passada. E, máquina por máquina, McLaren e Ferrari estão equilibradíssimas.

Com toda a certeza Massa não venceria hoje, pois as circunstâncias colocaram a corrida nas mãos de Alonso, outro fora-de-série, mas com certeza chegaria à frente de Hamilton e continuaria muito mais no páreo do que ficou.

Que pena! Mais um ano com saudades de Ayrton Senna.

WCC

3 comentários :

  1. Burrada irritante!
    Eu me perguntei um milhão de vezes, qual a vantagem do sistema "abre latas de sardinhas a laser" e não consegui achar resposta.
    Burrada tão irritante, que eles mesmo voltaram atrás, no meio da corrida.
    Uma pena. Minhas esperanças verde-amarelas estão depositadas na gana que o moleque tem. Gana que vem derrotando moralmente e mentalmente seus oponentes. No qualifying e na corrida foi assim. Falta a equipe não atrapalhar.

    ResponderExcluir
  2. Tanto viram a burrada que fizeram, que logo em seguida um cidadão de vermelho já estava com uma plaquinha na cara do próximo piloto a parar.
    Agora é esperar que na corrida seguinte não façam a mesma coisa e voltem com o OVNI de três luzinhas coloridas.
    Podem ter certeza que a conversa com "Don" Montezemolo vai ser feia, mas feia mesmo.

    ResponderExcluir
  3. no globo, há uma explicação de em quanto foi calculado o ganho de tempo do pirulito eletrônico: 0,4s.
    Porém, não está claro como liberação de sinal para luz verde pode ocorrer, com mangueira ainda engatada.
    Vejam link: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL776780-15011,00-ENTENDA+O+INCIDENTE+COM+AS+LUZES+DA+FERRARI+NO+PRIMEIRO+PIT+STOP+DE+MASSA.html

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.