google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

“É a história de homens de rara capacidade e criatividade que, através de gerações, consagraram a sua essência à busca do elusivo ideal de perfeição. O fato de que a máquina foi o meio usado não faz seu trabalho menos nobre do que qualquer outra manifestação de arte ou ciência. E, para algumas pessoas, este meio é eminentemente nobre: nas três dimensões que normalmente limitam a maioria das obras de criatividade humana, esta adiciona a dimensão do movimento, o que faz dela uma aproximação da vida em si. Indo muito além da qualidade escultural, o trabalho deles transcende os valores de julgamento humanistas. Neste caso o desempenho é medida absoluta do que foi atingido, e o valor do esforço criativo de cada homem é aparente para todos.”

O trecho acima é do grande Griffith Borgeson, extraído de seu livro “The Classic Twin-Cam Engine”, em que conta as origens do motor de duplo comando de válvulas no cabeçote. Mas uso ele aqui porque cai como uma luva para introduzir a história que conto hoje: a das motocicletas MV Agusta de quatro cilindros em linha.

É uma história irresistível. Um nobre italiano, cuja família fez fortuna fazendo aviões e helicópteros, usa grande parte desta fortuna criando deliciosamente complexas, avançadas e belíssimas motocicletas de competição. Com elas, domina totalmente as competições de moto GP por praticamente 20 anos, com ajuda de um time de pilotos que poderiam ter saído de um filme de Hollywood, heróis com habilidade lendária e coragem sem limite. Bólidos vermelhos que, com seu berro estridente a mais de 9.000 rpm, marcam profundamente gerações de espectadores, e mudam a face do motociclismo para sempre.


Conforme prometido, aí vão as fotos do encontro em Old Town.

O carro customizado que mais chamou a atenção foi esse Lincoln Zephyr com teto rebaixado. Longo e liso com rodas maciças e um motor V-8. 

Lincoln Zephyr V-8! Os originais eram V-12.

A maioria dos carros customizados e dos hot rods eram muito bem-feitos e acabados com pinturas impecáveis.

Ford 32 muito bem-feito e acabado.

Ford 48 simples mas simpático.


Os primos Dodge Challenger e Plymouth Barracuda lado a lado, (abaixo), bonitos de se ver. Quando vi esses carros impecáveis lembrei imediatamente do pessoal do Chrysler Clube do Brasil, em especial do Caccuri.


Tudo começou graças ao John Zachary De Lorean, que resolveu enfiar um V-8 de 6,4 litros no cofre de um Pontiac Tempest. De quebra colacaram um emblema GTO. Assim nasceu o primeiro muscle car.

Pontiac Tempest GTO 1964
Um dos carros que mais gostei foi esse Chevy Nova basicona apenas com a suspensão rebaixada e as rodas cromadas. Simples e direta.


Super Sport, superesporte! Os SS da Chevrolet nos Estados Unidos são assim, diferentes dos SS daqui. Abaixo um Nova e um Chevelle de cair o queixo.


Amanhã tem mais.

Nota: todas as fotos estão numa definção mais alta para serem usadas como papel de parede.

Veja também a parte 2 e a parte 3.

Depois algum tempo sem muitas novidades no grid da GT3, agora conhecida como Itaipava GT Brasil, novos carros chegaram para disputar o campeonato brasileiro de GT3 e GT4.
Na GT3, a equipe de Andreas Mattheis e Xandy Negrão estrearam o novo Audi R8, todo preto no acabamento da fibra de carbono. Nos treinos o carro foi rápido, mas na classificação ficaram somente perto da décima posição, mas foi bem compensado depois e ainda venceram as duas etapas do fim de semana no autódromo do Rio de Janeiro.
Outra novidade foi na GT4, com dois carros Ginetta G50, vencendo a primeira etapa com William Freire e Marçal Melo. O carro vindo da Inglaterra conta com o trabalho de desenvolvimento de engenharia de um brasileiro, Marcos Lameirão, filho do ex-piloto e construtor Francisco "Chico" Lameirão..
Novas caras são sempre bem vindas para o nosso automobilismo, ainda mais de carros representativos no exterior. Ainda falta bastante para podermos comemorar o tamanho do grid e de público nas arquibancadas, mas é um começo.
Fotos: Itaipava GT Brasil, Fernanda Freixosa
Um dos momentos autoentusiasta durante minhas férias foi em Kissimmee, bem próximo a Orlando, na Flórida, Estados Unidos, onde aos sábados acontece um encontro de carros antigos.

Old Town é uma espécie de centro de diversões, com brinquedos e atrações para crianças (montanha russa, minikart etc.) e uma alameda com lojinhas de bugigangas. Já aviso: é um não muito atraente, apesar do ambiente familiar e seguro, pois é bem diferente dos parques da Disney e shopping centers que as mulheres e crianças gostam tanto.

É numa rua fechada paralela a essa alameda onde acontece o encontro. A grande maioria dos carros são muscle cars, hot rods e carros customizados. Os carrros começam a chegar por volta das quatro horas da tarde e entre sete e oito horas da noite eles fazem um desfile na alameda onde ficam as lojas. É nessa hora que podemos ouvir uma sinfonia de V-8s "borbulhando". Até a hora do desfile os donos dos carros e suas famílias ficam sentados próximos aos seus brinquedões curtindo um bom papo com os amigos também apaixonados.

Durante esse passeio pensei muito nos autoentusiastas e lembrei de vários amigos e leitores que com certeza adorariam estar lá. Então, além das fotos, que vou postar depois, decidi fazer um vídeo para mostrar a atmosfera do lugar. Sei que muitos leitores gostam de vídeos. Tive que dividí-lo em 3 parte para que não ficasse muito longo e pesado. Eles estão bem amadores (prometo melhoras no futuro), mas ao menos servem para dar uma ideia geral do encontro. Espero que gostem.

PK