Fotos: autor
Corolla XRS, versão esportiva do Corolla |
Outro dia fui buscar um Toyota Corolla XRS para o
teste de um mês do site Best Cars na histórica sede da empresa, na primeira fábrica
da marca no país, em São Bernardo do Campo. Lembrei que lá pela metade dos anos
1970 estivera ali, onde então se fabricavam apenas os sólidos jipes
Bandeirante, ícones de uma época onde no Brasil as estradas ruins eram em sua
maioria de terra e não de asfalto.
Naquela época me chamou a atenção a aparência daquela fábrica, uma série de galpões baixos, parecendo mais uma grande oficina do que uma indústria de veículos. Era um lugar quase deserto de gente, de maquinários imponentes e decorrente tecnologia digna de nota. O tempo parecia andar mais devagar ali, e de fato andava pois o modelo fabricado era praticamente o mesmo desde quando a empresa se instalou no ABC paulista em 1962, o simples e robusto jipe Bandeirante e suas derivações, herdeiro pouco evoluído do lendário Toyota Land Cruiser japonês do início dos anos 1950.
Na recepção da atual e bem mais imponente Toyota de SBC, esperando "meu" Corolla XRS (made
in Indaiatuba, certamente uma fábrica que nem de longe se parece com a antiga Toyota), lembrei também de meu primeiro contato com um
veículo da marca japonesa: quando adolescente, tive poucas e boas aventuras em
um jipe Bandeirante, carro de trabalho do pai de um amigo do colegial, o Fábio.
Adepto do esporte favorito de nossa turma antes de completar os 18 anos de idade (surrupiar carros da família sempre
que possível) aquele Toyota foi protagonista de curtas mas intensas aventuras,
que basicamente consistiam em subir e descer barrancos de terrenos baldios em
uma região da capital paulista que hoje está coalhada de prédios residenciais,
o Klabin.