google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Fotos: Divulgação


Ouço muito dizer, há anos, que Mercedes-Benz é carro de velho, que não têm nada de excepcional mais, que os rivais conterrâneos BMW e Audi são superiores. Pois sempre fui contrário a essa opinião. A excelência de engenharia dos Mercedes é o próprio DNA da marca. Essa excelência  é que assegura um imensurável prazer de dirigir conjugado com desempenho e robustez, esta a certeza de uma durabilidade ímpar.


O Cartest é um programa muito bacana para quem tem curiosidade de simular os números de desempenho do próprio carro, além de consultar os números de um extenso banco de dados de vários carros legais, simular provas de quarto-de-milha entre dois ou mais carros e muito mais. A imagem acima é da versão 2000, que custa aproximadamente 40 dólares para download, mas existe a opção gratuita da versão 4.5 (baixe aqui) que roda até a versão XP do Windows. Tentei rodar no Vista, chegou a abrir mas não seguiu em frente.

Não há carros nacionais cadastrados, mas é possível inserir carros. Com a ficha técnica do seu carro, dá para preencher quase tudo. Nem sempre temos a informação no manual do Cx (coeficiente de arrasto aerodinâmico), mas podemos tentar colocando um número aproximado e simulando. Uma vez que tenha salvo seu carro, faça uma simulação e veja se os números estão próximos do que julgamos reais. A partir daí, brinque de mexer nas relações da caixa de marchas, experimente aumentar a potência do motor para ver o ganho em aceleração e velocidade máxima, coloque seu carro lado-a-lado com um carro do banco de dados e simule uma prova de 0-400 m.

Estou à disposição para ajudar a preencher os dados no programa, para quem tiver dúvidas. Bom divertimento!

AC

Algumas características técnicas no mundo dos automóveis são como marcas de um fabricante. Os BMW usam tração traseira, os 911 com seus motores boxer traseiros e o Lamborghini, com suas portas abrindo para cima. Justamente a Lamborghini, um dos maiores fabricantes de esportivos de todos os tempos e de certa forma ainda tradicional, não se prendeu muito em uma característica, a posição da transmissão.

Nos primeiros carros da fábrica do touro de Bolonha, o motor era montado na dianteira, de forma longitudinal, com a transmissão em seguida, o cardã e o diferencial no eixo traseiro, o famoso Sistema Panhard.



Quarenta anos de AMG
Foto: benzinsider.com

Bastante interessante o anúncio sobre uma cooperação técnica entre a AMG, divisão esportiva da Mercedes-Benz e a Ducati, conhecida como Ferrari de duas rodas.

Ao longo do tempo, sempre houve um trabalho conjunto entre Ducati e Ferrari, Bologna e Modena, vermelho e vermelho.