Depois dos anúncios de Toyota e Porsche retornarem para disputar as 24 Horas de Le Mans, uma facada dolorida para a mais importante e emblemática corrida de longa duração. A Peugeot anunciou oficialmente o encerramento do programa de competições de endurance.
Após anos de disputa acirrada com a Audi e uma brilhante vitória em Le Mans em 2009, os 908 diesel se retiram do cenário antes do começo da temporada 2012. A justificativa dos franceses é que o foco deste ano é totalmente voltado para os lançamentos comerciais da marca mundialmente, e a crise econômica européia está forçando uma grande concentração de recursos com o mínimo de desvios de verba.
É uma triste notícia, e pelo menos por enquanto, a única equipe capaz de impor dificuldades à Audi está fora.
Por outro lado, a Toyota já colocou na pista seu novo carro, mais de dez anos depois de sua última tentativa na pista francesa. O novo carro da categoria LMP1 é um híbrido elétrico com motor a combustão interna tendo a gasolina como combustível.
Com essa motorização, a Toyota sai na frente pela disputa com um protótipo híbrido de ponta, antes mesmo da Porsche, que promete ser o seu competidor em 2014. Fala-se que o novo motor do Toyota é um V-8 de aspiração natural de 3,4 litros, e a tração via motores elétricos está sendo testada tanto na condição de enviar torque para as rodas dianteiras como para as traseiras, situação em que a melhor prevalecerá.
Poucas informações disponíveis ainda sobre o Toyota, mas vamos que a aerodinâmica do carro é bem similar aos atuais carros de ponta, com a asa traseira com fixações lateriais e superiores, assim como a "barbatana" central.
A semelhança da largura dos pára-lamas dianteiros e traseiros indica que o Toyota segue a linha da Audi, com pneus dianteiros tão largos quanto os traseiros. A suspensão é coberta como nos Peugeots.
Poucas informações disponíveis ainda sobre o Toyota, mas vamos que a aerodinâmica do carro é bem similar aos atuais carros de ponta, com a asa traseira com fixações lateriais e superiores, assim como a "barbatana" central.
A semelhança da largura dos pára-lamas dianteiros e traseiros indica que o Toyota segue a linha da Audi, com pneus dianteiros tão largos quanto os traseiros. A suspensão é coberta como nos Peugeots.
Mais informações sobre o Toyota assim que estiverem disponíveis, assim como um retrospecto do antigo GT-One.
MB
Parece que a saída da Peugeot está em consonância com o resultado insatisfatória das vendas em 2011. O grupo PSA foi uma das poucas a apresentar queda nas vendas no período, enquanto a média do setor foi de cerca de 10% acima dos números de 2010. E quase 15% no caso da Hyudai-Kia!
ResponderExcluirÉ ISSO AÍ MB, PAU NOS BAGUETTES!!!
ResponderExcluirEu me lembro da equipe Peugeot que veio para correr em Interlagos. O carro era fantástico, mas a equipe era a mais afrescalhada, com as pessoas mais mal-educadas. E não era nem falta de educação em relação ao público, eles eram mal-educados entre eles mesmos. Tudo para evitar que os segredos do carro fossem capturados. Tudo isso para ser espancada até a morte pela Audi em LeMans...
ResponderExcluirJá tinha visto fotos do TOYOTA, mas só agora notei que eles integraram a estrutura pescoço de ganso à barbatana de tubarão(alias, é sempre bom aumentar a segurança, mas não sei de onde ACO/FIA viram tanta necessidade assim de se proteger contra capotagens/rodadas/voo livre, afinal a Mercedes não tem planos de voltar à LeMans - gratutious jab - uasuhauhusahu)
ResponderExcluirInteressante notar a traseira mais alta e reta do Toyota... Laterais lisas à lá Peugeot em vez da mais aberta da Audi...
PS: "tração traseira e dianteira" não entendi? Isso não é proibido?
PS2: Pneus mais largos na frente e suspensão trabalhada para que estes gerassem mais aderência em vez de arrasto, tai o que mais considero nos Audi de LeMans...
Luis,
ResponderExcluirA Toyota está avaliando se o sistema de tração elétrico atuará nas rodas dianteiras ou nas rodas traseiras. Os testes avaliam as duas condições, pois realmente em ambas é proibido.
abs,
Seria medo da Porsche ???????
ResponderExcluirFuga antecipada para evitar a surra ?????
Belo carro esse toyota!
ResponderExcluirConfesso que torço pelos japoneses em Le Mans. Apesar de somente o Mazda 787B com aquele rotativo infernal ter vencido, eles sempre fizeram carros fantásticos pra esta prova.
Espero que tenham boa sorte esse ano e possam pelo menos dar muito trabalho aos alemães.
Lamentavelmente a crise européia chega à Le Mans...uma pena mesmo !
ResponderExcluirSe a regra continuar a beneficiar os diesel, a Audi vai correr sozinha. Que chato!
ResponderExcluirPra mim isso cheira a covardia, não conseguem ganhar então caem fora no próprio chão. Pfff...
ResponderExcluirQuanta bosta!
ResponderExcluirA empresa na europa precisa de produtos novos e pra isso precisa concentrar grana nos lançamentos.
Tá cheio de "autoentusiasta" aqui que não entende porra nenhuma de indústria automotiva. Inacreditável.
Pensam o quê? Dinheiro cai do céu?
Assinem o cheque vocês então e parem falar merda do tipo "estão com medo ou não conseguem competir".
Tudo indica que o novo Audi híbrido tem a ver com esta decisão.
ResponderExcluirME ASSUSTA ESSE MONOPÓLIO DA TOYOTA.
ResponderExcluir