A Ford apresentou hoje em Brasília as linhas do novo EcoSport. Para isso reuniu a imprensa automobilística brasileira e mostrou uma maquete em argila do utilitário esporte, enquanto fazia o mesmo na Índia, lá com a presença do presidente executivo mundial da empresa Allan Mulally. O presidente da filial brasileira, Marcos de Oliveira, fez as honras da casa.
O evento foi cercado de certa pompa, com a presidente Dilma Rousseff convidada, mas se fez representar pelo ministro de Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante Oliva, por estar de férias na Bahia.
Nada foi dito sobre dimensões e mecânica, nem a plataforma usada, se continua a com a de Fiesta ou se passa à de Focus. Apenas que é um projeto global e desenvolvido na fábrica de Camaçari, BA Por isso o governador do estado, Jaques Wagner, estava também presente.
O estilo apela nitidamente para a robustez visual, como pode se notar na grade "de caminhão". Ao menos por enquanto, nada de pára-choques. E foi mantido o "estepe aventureiro" localizado externamente na traseira, como no EcoSport atual – solução a que a Dacia e a Renault sabiamente não recorreram no Duster. Já cansou.
É nítido o objetivo de conferir linhas modernas ao pequeno utilitário e um dos traços mais marcantes é o vidro traseiro envolvente. Os faróis, pelo que foi mostrado, terão LEDs como lâmpadas.
Resta ver, no lançamento que deverá ocorrer no segundo semestre, como o mercado reagirá e se o novo EsoSport derrotará o triunfante Duster – 9.167 vendidos nos último trimestre de 2011, com vendas iniciadas em outubro, contra 7.858 do até então sozinho EcoSport.
BS
Utilitário "esportivo" e carro "lacrado" no G5 é o sonho dos "apaixonados por carros".
ResponderExcluirParece carro da Hyundai...
ResponderExcluirA julgar apenas pelo desenho externo, será um carro "matador" como se diz por aí. O mercado dessa faixa de veículo vai esquentar mais ainda.
ResponderExcluirDe notar os faróis menores, com pouca dimensão vertical. Tem gente esperta para desenhar carros nesse mundo.
Mais feio que bater na mãe com a Bíblia.
ResponderExcluirVamos ver a que preço vem...
ResponderExcluirHá um ditado que diz: não existe produto ruim. É verdade. Um vinho de R$ 500,00 a garrafa é caro? Não para um apreciador. Um vinho de R$ 1,00 a garrafa é ruim? Não para quem quer ficar bêbado com pouco dinheiro.
Agora, se o vinho de R$ 1,00 for vendido a R$ 500,00, aí sim ele é ruim e caro.
Só mudaria esse estepe na traseira, acho que isso aí não tem nada a ver. Se tem espaço no porta-malas, não precisa pendurar o pneu na tampa.
ResponderExcluirJá caiu no gosto e vende bem mas não me conformo de andar com o step na tampa do porta-malas em um carro de passeio, que deselegante, que trambolho, que anti-funcional!
ResponderExcluirFinalmente começam a respeitar o consumidor brasileiro em termos de design. Mas falta muito em termos de preço...
ResponderExcluirPutz, a Ford além de fazer propaganda de viadagem agora lança protótipo de carro...
ResponderExcluirAcho que vai continuar sendo um hatche alto de pouca utilidade e com preço absurdo pelo que vai oferecer; porta-mala pequeno, conforto só para quatro pessoas, tração apenas dianteira, peso elevado e visual da moda.
ResponderExcluirE ele está parecendo carro da KIA, o que é menos mal pra mim, pois os acho bem bonitos.
Anônimo do vinho,
ResponderExcluirtú deve estar sob o efeito desse vinho de um real.
Comentário ruim. Faça outro.
ao Anônimo 00:43,
ResponderExcluirO que eu quis dizer é que ruim pode ser o preço, e não o produto.
Um exemplo claro é o Crossfox: carrinho legal e bonitinho para andar com a família para lá e para cá, mas nunca para valer R$ 50.000,00. Por R$ 50.000,00, pode-se comprar um Renault Grand Tour (muito maior e mais potente, e ainda por cima anda melhor na terra que o Crossfox).
Outro exemplo é o Veloster: carro moderno, com uma boa potência (140 cv segundo a CAOA, 128 cv segundo outras fontes). Mas nunca para valer R$ 70.000,00. O Astrassauro (que realmente tem 140 cv e todos sabem ser um carro potente) custa R$ 50.000,00. Por R$ 70.000,00 se compra um Chevrolet Cruze, que é um carro moderníssimo (para os padrões brasileiros), e que tem 144cv.
Foi isso que quis dizer.
Desenho muito bom.
ResponderExcluirDá uma surra sem tamanho no Duster - isto é se continuar na mesma faixa de preço - e mostra o quanto nossos carros "emergentes" são velhos, toscos, caros e feios.
Pra mostrar pra muita gente - como a Hyundai/Kia fizeram - que a época das carroças voltou com força total.
A Ford viu os números de venda do Duster e tratou rapidinho de "mostrar alguma coisa" - modelão estático mesmo - pra tentar segurar a onda.
ResponderExcluirSempre achei a Ford Brasil um tanto lenta pra atualizar modelos...
mexeram no queijo da ford,se mexe em time que estava ganhando,o mais curioso é que não iriam lançar esse essa coisa agora..
ResponderExcluirFicou bem interessante, só espero que mantenha essas linhas na versão de produção e não façam como a Gm fez em relação com o Agile, onde a projeção era de um carro bem mais bonito.
ResponderExcluirGM
Modelo de árgila?... Parece sinal de desespero. Estratégia que certamente sacrificará ainda mais as vendas do modelo atual. Quem não gostou do novo compra logo o da concorrência. O modelo de árgila mata a compra mesmo dos que gostam do atual, afinal no Brasll, o preço de revenda inibe qualquer compra. Basta lembrar o Civic que teve sua morte antecipada. Poucos vão contra a corrente, nem os descontos salvam. Adeus Ecosport!
ResponderExcluirMuito bonito ! vai vender bastante se tiver um preço competitivo claro.
ResponderExcluirestá bem surpreendente será que a versão final será assim ?
Concordo com os dois comentários feitos pelo anônimo do vinho.
ResponderExcluirGostei do carro, principalmente da grade, mas não da localização do estepe.
Mas não é meu estilo. Prefiro os hatch comuns.
É desespero da Ford. Modelo de argila aqui, carro conceito no Salão de Nova Délhi... A versão final vai ficar bem diferente com certeza.
ResponderExcluirQuanto à plataforma, já foi revelado que será a do New Fiesta. A plataforma do Focus é utilizada no Kuga, carro maior e que não vem para o Brasil, embora nossos hermanos já tenham por lá.
Ano passado vi um Kuga com placa argentina num shopping de Belo Horizonte: fantástico!
Esse vai continuar com a excelente estabilidade do EcoSport atual ?
ResponderExcluir"excelente estabilidade do EcoSport atual" ????????
ResponderExcluirFala sério... que carros você já dirigiu antes desse?
(não vale SUV de araque e nem 1.0 depenado sem barra estabilizadora)
A cada dia que passa desanimo mais. Por que não lançam carros com uma proposta honesta?
ResponderExcluirEnchem os carros de badulaques (estepe na tampa do porta-malas, bússola no painel, mata-cachorro...) sem utilidade alguma para que se desfile nas ruas asfaltadas das cidades.
Será que os esportivos (ou esportivados no nosso caso brasileiro) não dão lucro mais? Imaginem se lançassem um Fiesta ST com motor 1.6 turbo. Já seria sensacional.
Tem muito Gérson no muito.
Pra mim continua sendo um carro horrível e sem propósito, mas o pessoal aí que anda comprando carro zero-km hoje em dia vai adorar, por que é diferente e chama muito à atenção (o que mais importa pra genade maioria). Então também acho que vai vender bastante.
ResponderExcluirBob,
ResponderExcluirConcordo com você que essa solução de estepe na traseira já cansou e já provou não ser nada prática. Certamente foi o tipo de anúncio para tentar segurar as vendas do concorrente. A Renault parece acertou em cheio com o Duster, na minha opinião o dia que este receber uma caixa automática de 5 ou 6 marchas vai afetar até as vendas de Honda CRV e acho que assim os japoneses teriam que ceder um pouco no preço.
Sabe dizer o porquê do pneu sobressalente de menores dimensões (ou "de chegada") não se popularizar no Brasil? Evitaria a onda de furtos e arrombamentos também. No próximo furto (só neste país para pensarmos desta forma)optarei por esta solução.
Este post não deveria existir. Eu achei que fosse o AUTOentusiastas, e não o ARGILAentusiastas!
ResponderExcluirEu não gosto de jipinhos, mas engana-se quem acha o Ecosport parecido com hyundai. Ele se parece com Ford Kuga, mais antigo que os Hyundai "bombados".
ResponderExcluirUma pena será a manutenção dos motores atuais. O ideal seria o EXCELENTE Ecoboost.
Marco
Para segurar o consumidor, antes que ele compre o Duster, a Ford mostrou, tal como um factóide o carro em argila. Estarégia meio que desesperada, esta. De qualquer forma, o preço será maior do que o do rival.
ResponderExcluirCaro Anonimo 05/01/12 10:36
ResponderExcluirEu fiu sarcastico
Que carro horrível!
ResponderExcluirFeio, feio, feio...
ResponderExcluirJoão Paulo
Olhinho puxado e aparelho fixo!
ResponderExcluirE ainda tem um pneu pendurado no rabo...
Sorte que brasileiro adora coisa cafona e exagerada, então quanto maior e mais cromada a grade mais caro pode custar.
E ficou com um arzinho de C3 aircross ou é impressão minha?
Putz, foi mal Eduardo Antonio
ResponderExcluireu deveria ter percebido, isso só podia ser ironia mesmo... que bom que compartilhamos a opinião então.
Anonimo 05/01/12 10:36
Por que mantiveram o estepe pendurado na tampa traseira? Primeiro porque o público aprovou nas clínicas; depois tem aquela manha de deixar uma novidade para mais tarde, aí no Eco modelo 2014/2015 poderão fazer um face-lift, mudar uns frisos e...botar o estepe no seu devido lugar.
ResponderExcluirPara todo carro que eu olho, tento identificar um rosto. Cara de bravo, alegre, etc. Creio que a maioria de nós faz isso.
ResponderExcluirEsses carros estranhos que estão sendo lançados agora não permite essa identificação, sendo o desenho, no caso do novo Ecosport, extremamente confuso.
Se olharmos um pouco para cima, na altura dos faróis, ele está bravo. Olhando um pouco mais pra baixo, na altura da grade, ele esta desesperado.
Sinto muito se meu conceito estilístico não é o correto, mas é assim que eu vejo.
É como esses chatos desses enólogos que ficam explicando características dos vinhos que nínguém mais consegue perceber, a não ser eles. Quando tomo um vinho, pra mim só existe dois conceitos, gosto bom ou gosto ruim. Os de gosto ruim eu não compro mais. Simples assim.
Ainda nem têm um protótipo funcional, e querem iniciar a produção ainda esse ano? Sei não, mas acho que nem a Hyundai-Kia seria tão rápida assim...
ResponderExcluirJesiel,
ResponderExcluirPermita-me levar a sua analogia um pouco adiante: vai ver, o EcoSport está bravo por ter apanhado do Duster e desesperado para sair correndo atrás do prejuízo...
Repito o que alguns já concluiram nos comentários, a Ford apelou nessa pre-apresentação de mock-up de argila.
ResponderExcluirNormalmente um fabricante só faz a pre-apresentação de um novo modelo, quando este não deve 'atrapalhar as vendas' de seus produtos atuais, quer seja por se tratar de um novo segmento ou nicho, ao mesmo tempo que reserva os fãs da marca, para que aguardem o lançamento para ir conhecê-lo e comprar depois de lançado.
Usando o exemplo da própria Ford, quando apresentaram o EcoSport pela primeira vez, ele iria somar-se às vendas do Fiesta atual, não atrapalhá-las.
Ao apresentar o novo EcoSport ontem, a Ford sabe irá causar queda nas vendas do modelo atual, pois os fãs da marca devem preferir aguardar a chegada do novo. Percebe-se nessa ação uma velada intenção de conter a avidez dos compradores de Duster.
Estratégia arriscada, acho eu.
MAS
Aposto um pacote de bolacha que na versão definitiva os faróis não serão de leds.
ResponderExcluirEstepe externo, ridículo, além do mais se fosse interno aí mesmo que não teria espaço para bagagem.
ResponderExcluirQuanto ao Duster acho um baita SUV, se levarmos em conta o preço, vai vender como água por um bom tempo.
Minha opinião é que a Ford deveria pensar em fazer uma Eco mais economica...a atual só perde para o Duster justamente neste quesito.
ResponderExcluirTem um monte de gente aqui que posta comentários sem nem saber do que se trata.
ResponderExcluirNão vou comentar sobre a cagada da Ford, e sim do Duster.
Algum anônimo aqui dirigiu o carro? Foi até a concessionária para ver o acabamento? Minha esposa queria ver, eu queria comprar, só que quando vimos pessoalmente desistimos na hora!
Porra, o carro não é bonito (minha opinião), o acabamento é plástico duro puro (mesmo no de 70 mil reais) e não anda bem assim como dizem.
Para ser bom negócio ou pelo menos valer a pena, deveria custar uns 42/50 mil no máximo as duas versões, mas como brasileiro paga qualquer prestação e preço para ter uma "novidade" na garagem, as fabricantes cobram o que querem.
Simples assim.
Velho, mas limpinho
O Duster estava disponível com 3 meses de espera no começo de Dezembro (um amigo encomendou). Particularmente prefiro o estilo da Duster que o deste novo Ecosport, ou do Kia Sportage ou Hyundai IX35 (novo Tucson). Acho um design mais natural (e menos enfeitado) para o tipo de carro (suvs pequenos) que eles são. Mas, gosto é gosto, não tem certo nem errado. O Ecosport atual para mim não seria adequado, pelo espaço interno acanhado, apesar do preço atraente comparado aos coreanos. Vamos ver o próximo, que parece que vai demorar ainda. Se estão ajustando design, isso aí é para 2013-14, não?
ResponderExcluirBonito, moderno, etc, mas deve vir com preço inicial de uns R$ 70 mil.
ResponderExcluirSó mesmo no Brasil prá achar gente que acha um Dacia travestido melhor que um Ford...
ResponderExcluirFord maravilha? Fiesta adaptado para suv, por favor...
ResponderExcluirE Duster??? Sandero adaptado para SUV...
ResponderExcluirna compra de 3 gelatinas royal você concorre a um Ford Bocão!
ResponderExcluirao Kevin de la Nóia e ao Joço Ares,
ResponderExcluirExercício de lógica: o Sandero é muito maior e anda muito melhor no mato que um Fiesta. Logo, a versão SUV do Sandero (Duster) é melhor que a versão SUV do Fiesta (EcoSport).
Quer andar no mato compra um Jipe ou picape e não uma tralha dessas...
ResponderExcluirRasgar elogios ao Duster e ainda pagando 60 mil dilmas? Até aqui tem muito otário...
Nivel aqui já foi melhor, existem outros sites pra os menos informados.srrs
ResponderExcluirA plataforma da Nova Eco é a do New Fiesta, uma excelente plataforma global então esperem um produto de qualidade e bom nivel dinamico e tecnologico.
bem superior ao Duster, coisa que a Eco atual não consegue. apenas o portamalas acho que ainda vai ficar devendo, veremos.
O bagulho é doido e o processo é lento.
ResponderExcluirAlan disse...
ResponderExcluirna compra de 3 gelatinas royal você concorre a um Ford Bocão! [2]
_________________________________
Não achei bonito não, confesso. Do jeito que a coisa tá, prefiro mil vezes andar de Astrassauro... Tem um aqui na minha cidade 2007 anunciado por 22 mil Dilmas. Acho melhor investimento que muita tralha 0km por aí.
FORD (Fabricação Ordinária, Reparação Diária).
ResponderExcluirNa verdade, carros "utilitários", "esportivos", etc., são é logra-trouxas, isso sim. Eles não são em muito superiores as versões regulares, exceto no preço.
ResponderExcluirVocê compra um Fiesta por metade do preço do EcoSport, e fica com praticamente o mesmo carro! O mesmo sucede com o Sandero/Duster, com o Fox/Crossfox, Fiat e suas versões Adventure, etc...
KKkkkkk, o mais engraçado é ver nego defendo a FORD com esse fake.
ResponderExcluirEsse carro não existe, o Duster já existia a uns anos quando foi lançado aqui. Até eu que sou tonto, quando vi o Dacia Duster sabia que ele iria detonar o Ecosport.
E se a referência do novo Ecosport for o Fiesta xicano, eu o acho um carro feio e sem graça...
Mexeram no pote de ouro da Ford. Nunca ninguém entendeu como um Ecosport podia ser mais caro que um Focus...
A Ford pegou um limão na Europa(o Fiesta Fusion,q. não foi exatamente um sucesso por lá), e conseguiu fazer com ele(levanta aqui,umas rodinhas maiores ali,etc) uma limonada EcoSport na América Latina ,já q. não podíamos ter o Kuga.
ResponderExcluirSeria ótimo se a VW fizesse a mesma coisa com o Golf Plus,com proposta, desempenho comercial e potencial de desenvolvimento local semelhantes ao Fusion,já que "não podemos" ter o Skoda Yeti.