Absoluta raridade para quem tem olho esperto |
"Traga o Cheque" é um blog interessante, que encontramos por indicações de amigos.
Trata-se de uma proposta similar ao americano Bring a Trailer, que tem anúncios de venda de carros muito fora do normal.
Mas o "Traga o Cheque" não tem os anúncios, mas sim os links para os anúncios conforme eles foram publicados em seus sites de origem. Contam algo de importante da história do carro, ou algum fato pitoresco da unidade específica à venda. O objetivo é encontrar tudo que há de interessante no mercado brasileiro, e reunir em um só lugar.
Percebe-se que é feito por um entusiasta, que, como muitos de nós, procura anúncios de raridades ou esquisitices. Reunir esses anúncios a partir de um site como ponto de partida é bastante interessante.
Há algumas semanas, um amigo nos informou de um Peugeot 405 T16 4x4 a venda em São Paulo. Um carro único no Brasil que foi presente da Peugeot para Rubens Barrichello, quando este pilotava a Jordan com o motor da marca francesa. Difícil de ser encontrado até mesmo na França, é um exemplar em ótimo estado, e que povoa sonhos de muitos entusiastas que conhecem carros da terra da baguette.
Pois bem, esse carro já havia sido "capturado" pelo "Traga o Cheque". Sinal claro que quem controla o blog tem boas informações.
O "Traga o Cheque" está funcionando há pouco mais de um mês, e se torna uma ótima referência para quem procura algo fora dos padrões. Dele, pode-se chegar a negócios interessantes.
Desejamos boa sorte ao blog. Se eu precisar, vou começar procurando por lá. Afinal, tudo que promove a motorização de forma diferente dos padrões vigentes, e que inclua o entusiasmo automobilístico, deve ser divulgado.
O blog está aqui nesse link. O 405 T16 4x4, direto aqui.
JJ
Segue a matéria sobre exatamente esse carro: http://www.garagemdobellote.com.br/2009/12/peugeot-405-t16.html#axzz1ceWsLqcT
ResponderExcluirO motor original desse carro tem 155cv e coletor ACAV, um grande coletor variável (ele parece um caracol) com 4 borboletas que aumentam o fluxo de ar.
Mas acho que esse coletor foi retirado nessa versão turbo e rende 240cv.
Deve ser um brinquedinho gostoso de guiar.
Vitor,
ResponderExcluirNão foi retirado ACAV nada. Como sou proprietário de um T16 posso lhe afirar que o ACAV é um coletor variável onde as borboletas que alteram o comprimento do coletor são acionadas a partir de 3000 ~ 3500 RPM. No meu eu retirei o coletor para colocar um de BX 16. Motivo: o coletor falhava de vez em quando, deve ser pela idade. A borboleta que controla o fluxo de ar da admissão é somente uma.
Quanto ao T16, é o mesmo motor do Mi16 porém com turbo, tração nas quatro, suspensão trazeira hidropenumática, e diferencial do tipo torsen.
Sds,
Cristiano Zank.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVitor, desculpe, escrive errado na verdade sou proprietário de um Mi16. Gostaria de ter um T16. Seria emocionante, lhe garanto.
ResponderExcluirPow, esse é mosca branca mesmo...
ResponderExcluirÉ a versão brazuca do hemmings.com...
ResponderExcluirO Mi 16 já era sensacional!!! Rival do Citroen BX 16s. Imagina um T16...
ResponderExcluirO problema que um carro desses, se o dono for um entusiasta, não tem um preço de mercado, o cara vende por quanto quiser e, nesse caso, o comprador tem de ser entusiasta também. E ter conhecimento para arrumar as peças e mecânica.
Pronto, agora eu arrumei um problema para o meu horário de trabalho!
ResponderExcluirSe pudesse caía pra dentro desse 405 sem pensar 2x. Mas como ele não vai aceitar meu civic vti 97 "dut com dut" no 405, vou ficar só no sonho mesmo.
Cristiano,
ResponderExcluirEu quis dizer as 4 borboletas que ficam dentro do coletor, inclusive a foto que está no seu blog da pra ver bem.
Cara sou louco por esse kit do BX, TBI de 2 borboletas e coletor de escape 8x1 de inox. Quanto ganha de potencia com esse kit?
Entra no psamotorsport.com.br tem uma galerinha gente boa la.
Abraço
Em 1993 eu tive a oportunidade de "pilotar" um BX 16 soupapes. Até hoje não me esqueço do que aquilo andou na minha mão... muito à frente do referencial que tínhamos à época em termos de desempenho.
ResponderExcluirJuvenal
ResponderExcluirDirigi um desses no lançamento em 1992, saindo do aeroporto de Nice e rodando pelo sul da França à vontade, sem preocupação com a polícia. Eu estava na Quatro Rodas. Junto com o Omega Lotus, é um dos meus ideais em automóvel familiar, por ter aspecto civilizado e ao mesmo tempo ser uma fera, 220 cv e 32,4 m·kgf com 1.340 kg, câmbio M5. Admiravelmente perfeito, 0-100 km/h em 7,5 s e máxima de 230 km/h. Pneus 205/50-16.
Essa medida de pneus nesse carro, só vem comprovar que vivemos um excesso de uns tempos pra cá.
ResponderExcluirAndré Andrews
Com certeza, tem gente colocando 205 em 1.0...
ResponderExcluirGol 1 l com opção de 195; e 1,6 com 205. É demais!
ResponderExcluirJá salvei aqui, vou visitar quando quiser sonhar um pouco...
ResponderExcluirSó não posso visitar com dinheiro sobrando! rs
E o MAO o que está esperando para comprar este? http://tragaocheque.wordpress.com/2011/10/03/anuncio-antigo-saab-9000/#more-42
ResponderExcluirEsse T16 é de um grande amigo meu, estudou engenharia mecânica na FEI comigo. Ele e o pai são donos de mecânicas especializadas em marcas francesas aí em SP. Tem ainda um PUG 205 CTI que é uma belezura.
ResponderExcluirMuitíssimo forte, bom de curva, bonito, conservado e bem cuidado o carro. Quem comprar terá uma belíssima máquina em mãos.
O 405 ainda é fabricado, só que agora pelo Hugo Chávez na sua estatal.
ResponderExcluirMelhor um 405 barato e repaginado do que viver de Logan, Prisma e outros atrasos de vida.
E o danado ainda ficou bonito, e com nome elegante.
O Chávez ta dando de 10 a 0 nos recicladores brazucas...
ô pessoal aí de São Caetano, passa lá na Venezuela pra aprender um pouquinho!
Não sei se compraria um carro que foi de um piloto de competição.
ResponderExcluirO JJ deve estar até agora com um babador pendurado no pescoço: http://tragaocheque.wordpress.com/2011/10/03/anuncio-antigo-saab-9000/
ResponderExcluirFS
Muito perigoso esse site ..
ResponderExcluirAdoro garimpar essas "encrencas" em anúncios de jornal ou net.
E assim acontecem as compras mais malucas de nossas vidas, mas que nos deixam saudades e marcam nossa trajetória automobilistica.
Muita ferrugem , fumaca e vazamento de oleo , por tudo quanto é lado ...
Mas isso nos enche o coracao e a alma de prazer.
A última encrenca que comprei esta comigo há quase 20 anos.
Ô coceira gostosa !
A versão mais "mansa" mereceu recente matéria na conceituada revista Automobile Magazine:
ResponderExcluirhttp://www.automobilemag.com/features/collectible_classic/1110_collectible_classic_1989_1991_peugeot_405mi16/index.html
Um sonho esse Site!
ResponderExcluirAdooooooro garimpar essas "coisas" que ninguém quer.
Já vi uma Alfa 145 c/ motor Boxer, um Fiat Coupé Turbo de fábrica e um Vectra V6 tbm à venda aqui no Brasil.
Ah...e existe 1 único exemplar de Lotus Omega em SP tbm.
Realmente, eu lembro desse carro na FEI
ResponderExcluirEsse site é para quem quer procurar "chifre em cabeça de cavalo"...
ResponderExcluirSó mosca branca, mas que depois que a patroa vê e sabe o quanto você pagou por ele, diz logo aquela frase clássica quando deita na cama do seu lado: "ou ele ou eu..."
Talles
Maravilha!
ResponderExcluirMais um blog add a minha lista de favoritos!
E este pode render bons posts no meu blog Carros Raros BR *.*
Abs
Kiko Molinari - Carros Raros BR
Eu tive a mesma idéia há um bom tempo, mas meus compromissos profissionais não me permitiram criar um blog semelhante...Meus parabéns ao seu criador, infelizmente não consegui acessar ainda, (estava fora do ar), mas espero que ele traga muito mais coisa bacana !
ResponderExcluirJá salvo nos meus preferidos também...
Abraços fraternos da Fronteira Sul !!
Celso
ExcluirBoas, eu sou proprietário de um Peugeot 405 MI16 1905cc. Comprei usado mas já tive carros novos que ao pé dele eram umas "lesmas", como por exemplo um Toyota Celica 1.6 Sti que reclamava 106 CV. O Peugeot MI16 a partir das 5.000 rpm é como se levasse um pontapé nas costas. Em termos de velocidade já consegui 219 km/h no GPS e ainda faltava qualquer coisa para dar! Grande máquina!
JJ, pena que o site deixou de ser atualizado faz tempo... uma pena
ResponderExcluir