Quem gosta de antigos por aí?
Se você é um desses uma boa dica para o próximo final de semana é o II Salão Internacional de Veículos Antigos, que vai até o próximo domingo, dia 27 de novembro.
Se você é um desses uma boa dica para o próximo final de semana é o II Salão Internacional de Veículos Antigos, que vai até o próximo domingo, dia 27 de novembro.
A convite do Ricardo Oppi (que já apareceu aqui no blog) eu e o primo Arnaldo estivemos lá na abertura para prestigiar o evento. Tive a impressão de estar em um encontro de antigos de Águas de Lindóia, só que feito no coração da cidade de São Paulo. Quem não tem o hábito de viajar todo ano para o evento do interior paulista vai se deleitar com esse salão.
São aproximadamente 240 carros de colecionadores de várias origens e épocas. Mas tem de tudo um pouco, todos em ótimo estado e alguns exemplares muito interessantes, difíceis de serem vistos por aí. Interessante como a paixão por antigos está aos poucos se tornando um negócio. E eu acho excelente que isso aconteça, desde que sem abuso de especuladores.
O evento também é legal para encontrar pessoas bacanas e amigos. Eu e o Arnaldo demos de cara com o Rex Parker, nosso colunista, que veio da Califórnia, onde vive, a convite da organização especialmente para dar uma palestra sobre carros antigos no Palácio de Convenções do Anhembi, amanhã (sábado), às 11h00.
Ele nos contou uma novidade que me deixou muito feliz. Estimulado por uma matéria do Arnaldo para Car and Driver, com fotos minhas, sobre um modelo nacional, o Rex comprou um carro igualzinho lá na Califórnia. Qualquer dia ele conta essa história para nós, incluindo qual é o carro.
Ele nos contou uma novidade que me deixou muito feliz. Estimulado por uma matéria do Arnaldo para Car and Driver, com fotos minhas, sobre um modelo nacional, o Rex comprou um carro igualzinho lá na Califórnia. Qualquer dia ele conta essa história para nós, incluindo qual é o carro.
O motivo principal deste post é estimular quem estiver disposto a fazer uma visita ao salão. Só faço um alerta quanto ao custo do pacote salão mais estacionamento. O ingresso custa R$ 25,00, e o estacionamento extorsivos R$ 30,00. De qualquer jeito custa bem menos do que ir a Águas de Lindóia e voltar. Quem quiser economizar, como o JJ, não deve levar a patroa, e sim chamar um amigão para rachar o estacionamento. Ou ir de metrô até à estação Tietê (Linha Azul, norte-sul) e tomar ônibus circular que funciona de uma hora antes da aberura até uma hora após o fechamento do evento.
Fiz uma pequena seleção de alguns dos carros que eu mais gostei. Um aperitivo apenas. Depois que o salão acabar eu vou postar um álbum completo.
Informações sobre o Salão
Site:
http://salaodeantigos.com.br/
Local:
Pavilhão de Exposições do Anhembi, Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo-SP.Horário:
das 12h às 22h na sexta e sábado e das 10h às 20h no domingo.
Ingressos:
R$ 25 (adultos); R$ 12 (crianças de 5 a 12 anos, estudantes, professores e aposentados).
Alguns carros:
Galaxie Coupé - inédito para mim até então.
Puma GTB 1974 - de acordo com o adesivo no vidro esse é o chassi 0001. Lembro-me de ter visto o primeiro "Puma-Opala" 4100 com 9 anos! Outro desenho em que não deveriam ter mexido.
Brasinca 4200GT (Uirapuru) - um ícone brasileiro desenhado por Rigoberto Soler com mecânica Chevrolet.
Furia GT 1972 - mecânica do FNM 2150 com desenho nacional.
Triumph GT6 MK3 - coupezinho invocado com motor 2,0-litros de 6 cilindros em linha.
Lamborghini Urraco - o Lambo de entrada para competir com o Ferrari Dino, teve motores V-8 de 2, 2,5 e 3 litros. Desenho Bertone, do Marcello Gandini, típico.
Tucker Torpedo - pouco mais de 50 unidades foram fabricadas. Esse era da coleção do Roberto Lee, uma pena ter se degradado tanto.
Corvette Sting Ray C2 - acho que eu nunca tinha visto um preto. Muito bonito!
Citroën DS 23 Break - deixei esse por último porque foi o meu preferido de todo o salão. Nunca tinha visto um DS perua antes e toda a esquisitice desse carro me atrai bastante. Só de entre-eixos tem 3.125 mm!
Valeu! PK
Saiu o resultado dos novos testes da Latin NCAP (quem não conhece procure no google) e o resultado foi decepcionante, esta foi a conclusão de Max Mosley presidente da Global Ncap "“Os últimos resultados da Latin NCAP mostram que os níveis de segurança usados nos carros mais populares da América do Sul ainda estão vinte anos atrasados em relação aos veículos utilizados na Europa e América do Norte”, diz Max Mosley, presidente da Global NCAP."
ResponderExcluirE sabe o que disse as montadoras?
"E, assim como há um ano, as montadoras justificaram as notas baixas dizendo que seus modelos "obedecem aos padrões de seguranças exigidos pela legislação brasileira".
Esse é o respeito que as grandes marcas aqui instaladas tem por nós brasileiros?! Sabem produzir algo melhor e não o fazem pq? Nossas vidas aqui no Brasil valem menos? Não vou nem comentar sobre o preço dos automóveis...já me incomodei o suficiente por hoje...
Anônimo,
ResponderExcluirEsse é um assunto que gera muita discussão, sem dúvida.
Mas me desculpe, mas esse comentário não tem relação alguma com esse post.
PK
Sem polemizar, acho que deveria ser retirado o comentário pois simplesmente é um banho de gelo no assunto do post.
ResponderExcluirBem que poderia pintar uma viagem de trabalho pra sampa!! Pena que tenho de trabalhar no Rio no final de semana...
Carlos Galto
PK, a Break é DS23, veja pela foto da traseira.
ResponderExcluirPK,
ResponderExcluirTambém nunca tinha visto uma DS 19 Break. Linda, mas até se parece com um micro-ônibus de tão imponente.
Quanto ao Galaxie coupé, já o tinha visto em fotos. E esse do post é um autêntico yanke ou é um brasileiro customizado? Linda cor verde.
E para terminar, é muita sacanagem não dizer qual o carro que o Rex comprou na Califórnia.
A curiosidade mata e as lombrigas só se aquietarão quando o segredo for revelado.
Tenha um bom dia!
Anônimo 25/11 10:46
ResponderExcluirCorreto, agradecemos o alerta, já foi corrigido.
Acho que o Réquis pegou um Puma...
ResponderExcluirAliás, as fotos dos Puma me deixaram salivando!!! São, de longe, os meus preferidos dos dois modelos também!!!
Já ví algumas dessas Citroen como ambulância, acho que feitas pela fábrica mesmo.
Carlos Galto
Nenhum SP2, a lenda?
ResponderExcluir"Estou salivando."
[x2]
Bom post, PK!
ResponderExcluirÉ sempre bom fomentar esse trabalho de quem realiza eventos que valorizam a nossa história automotiva!
Amanhã estarei por lá, sem dúvida alguma. Já espero para ver de perto esse salão com a mesma euforia que espero os encontros de Araxá-MG e Lindóia-SP, maiorais do tema.
O Gandini merece palmas por este Lamborghini Urraco, espetacular!
BMW Alpina (que pertenceu aos Fittipaldi) não fica atrás.
E a perua Citroën DS 23 Break então?? Très fantastique!
E tantos outros sonhos...
Que o evento tome corpo a cada realização.
Nós, autoentusiastas, que colecionamos / admiramos / sonhamos, ficaremos felizes.
Carro antigo é mesmo um assunto muito legal...
CM
Muito caro. Melhor ir para Águas de Lindóia com essa grana.
ResponderExcluirEstou quase pegando a Dutra e indo a SP para ver esse salão...
ResponderExcluirPK
ResponderExcluirVocê disse tudo, a esquisitice do Citroën DS Break encanta.
Pessoal, legais os comentários.
ResponderExcluirQuem for no salão pode postar um comentário aqui com os modelos preferidos.
Gentalha, tem um SP2 vermelho, tinindo.
Enquanto fazia as fotos também pensei nos Opaleiros, no "Mopar Rules", nos que gostam de Polara, e outros. Acho que só não ví Chevette por lá.
Na segunda também posto o album completo com esses carros acima e outros.
Abraço a todos.
PK
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigado por esse post, PK! Meu pai está com o A.C.B. ajudando no evento.
ResponderExcluirPelo visto não estamos cometendo alguns erros do ano passado!
Grande abraço!
Vou dar uma passada por lá amanhã à tarde. Se eu soubesse que ia ter palestra do Rex Parker, ia de manhã. Mas infelizmente, já havia assumido um outro compromisso.
ResponderExcluirPS - esse evento é a continuação daquele que no ano passado se chamava "São Paulo Fashion Car", não é? Se for, ainda bem que mudou de nome.
Paulo Levi, é isso mesmo.
ResponderExcluirAgora está sendo comandado pela Alcantara Machado. Tem os lados bons e ruins...Mas ano passado estava a altura desse, mesmo com apenas 2 meses para o evento!
Ótima apresentação. Merece novas postagens, com novas e muitas fotos.
ResponderExcluirVendo essa F-75 no cantinho, com a pintura brilhante, ai bem no cantinho, pensei na que o meu pai tem da mesma cor.
ResponderExcluirUau! Um Tucker? Salivei. Adoro esse carro e o que ele representou, a batalha da formiga Preston T. Tucker contra as três grandes, pensar em segurança no final dos anos 40. Foram feitos 50, 48 estão em perfeito estado, 1 sumiu e este está no Brasil. Alguém vai restaurá-lo? Sobraram muitas peças mecânicas e de estamparia na fábrica fechada por ordem judicial, e um carro destes vale quase meio milhão de dólares nos Estados Unidos.
ResponderExcluirCarros antigos são legais em exposições.
ResponderExcluirEsse evento não terminou ainda e merece uma visita. Quem tiver oportunidade de ir ao Anhembi neste domingo, não deve perder essa chance.
ResponderExcluirAlem do que, vai poder acompanhar de perto a premiação dos destaques da exposição.
Alguns carros são mesmo de babar.
A capital de São Paulo pelo numero de colecionadores e de carros antigos que possui, há muito tempo merecia uma exposição de qualidade como essa idealizada pelo A.C.B.
Cresceu muito este ano e com certeza vai crescer ainda mais nos próximos anos.
Romeu.
PK, Parabéns pelas fotos.
ResponderExcluirFaltou os bem representados Fissore, o branco estava lindo. Além do Alfa Giulia.
Abraços, Júnior.
Fui lá hoje e pude comprovar. Esse Salão estava demais!
ResponderExcluirDepois de ver tantos carros belíssimos, nem me lembrei que o estacionamento e o ingressos estavam caros. Valeu muito a pena comparecer e prestigiar os amigos colecionadores.
DS 23 interessante e muio diferente...
ResponderExcluirMas como é feio esse carro !
Meu caçula comecou a chorar apavorado qdo se deparou com esse sapão cururu.
Belíssimo o Puma GTB. Quem o desenhou??
ResponderExcluir