google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 MÍNIMO - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

MÍNIMO

O Paulo Keller publicou a avaliação do BMW M3, para deleite dos adoradores da tecnologia moderna, do desempenho espetacular, do carro lobo em pele de cordeiro.

Mas que cordeiro mais feio!

Depois do advento Chris Bangle na fábrica da Bavária, onde a mesmice e o café-com-leite acabaram, e os BMW passaram a ter belos toques de diferença e personalidade, as críticas choveram, feitas por pessoas que não gostam de carros diferentes e ousados. Mas o medo imperou, e os alemães da BMW voltaram a encontrar o fornecedor de arroz-com feijão, de café-com-leite, de chucrute com cerveja, e contrataram algum técnico de pasteurização para desenhar seu 3-volumes, o série 3.

Como uma empresa com essa capacidade pode ter em produção os hatches da série 1, tão particulares e inconfundíveis, e esses série 3 sem sal, ao mesmo tempo?

E o preço aqui no Brasil, dá para comentar? Quatrocentos mil reais. Pensem bem nesse número. Por um sedã que, exceto pelos emblemas e pela grade do radiador, pode ser confundido com qualquer outro carro de design desinfetado, daqueles feitos para agradar a maioria, para não chocar e não levantar críticas excessivas.

Não me ocorre outro adjetivo: ridículo.
Ocorre sim, desculpem: fraco.
Como se pode embrulhar um pacote tecnológico excepcional, um desempenho de enrugar asfalto, em uma carroceria tão sem graça, tão repetitiva, tão morta?

Não consigo entender.

Talvez os designers criativos estivessem em férias quando definiram o carro, ou talvez estivessem trabalhando em outro projeto, ou talvez tenham sido liderados por alguém com medo, sei lá. E também não quero saber, pois não me interessa me interessar por carros de aparência sem vida, independente do quanto sejam mecânica e eletronicamente fantásticos, como é esse M3.

Melhor engolir os modismos de um Mercedes da classe C do que a falta de entusiasmo dos BMW da série 3.

JJ

47 comentários :

  1. JJ,

    discordo. Não curto tudo do Bangle, mas saiu da mesmice de mesmo desenho em tamanho P, M e G, como as Mercedes. Aston, então, nem comento. Bonito, mas tudo igual.

    Veja este carro em versao cupé. Arruma a parte feia, a traseira. E carro esportivo não tem que ter 4 portas...

    Mas, o que seria do amarelo se todos gostassem do azul. Mas sou suspeito pra falar.

    MM

    ResponderExcluir
  2. Ué, eu não confundo um E92 com nada que tenha na rua. BWMW pra mim é BMW e ponto.
    Todos tem a Hoffmeister kink lá na coluna C, acho incrível como TODOS os BMW's tem esse detalhe.

    ResponderExcluir
  3. JJ,

    eu gosto bastante dessa geração do série 3, em especial depois do facelift. vou até um pouco mais além, acho que ela vai se tornar um clássico daqui a um tempo. não sei se acho isso porque não topava a geração antiga (até 2005) ou o quê, mas simpatizo muito.

    e curiosamente, também não topo a frente do série 1, acho que é o mais próximo, no mundo automotivo, de uma rinoplastia mal-sucedida. mas que é um carro excelente, isso é...

    ResponderExcluir
  4. Para mim as BMW evoluíram muito em estilo depois do Chris Bangle. Acho que fez bom trabalho.

    Mas não acho que Mercedes seja P, M e G. Apesar de não gostar muito da linha atual... os carros são bem diferentes.

    Volkswagen muitas vezes sim me passa a sensação de mesmo carro...

    Acho só que a 3 é mais "normal". Mas curto o desenho, bem feito.

    ResponderExcluir
  5. Mister Fórmula Finesse09/11/2009, 10:29

    Juvenal: você acha até Volvo antigo bonito, então....

    Concordo que o preço é realmente um abuso, mas isso se aplica também em praticamente qualquer automóvel produzido no Brasil, de longe, temos o pior custo/benefício possível.

    ResponderExcluir
  6. Essa roupagem 4 portas do M3 é a menos feliz de qualquer BMW atual, não tenha dúvida.
    Mas os série 3 normais são lindos, qualquer deles, 4, 2 portas e principalmente o M3 coupé que é de babar.
    Não entendi por que a BMW quis misturar a frente do série 3 coupé com a traseira do sedan. Ficou uma nhaca.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo,

    ok, fui um pouco injusto com a Mercedes. Mas Audi é P, M e G, certo?

    Abraço,

    MM

    ResponderExcluir
  8. Caros,
    não tenho nada a acrescentar em relação ao meu texto. O carro tem uma aparência muito xinfrim, que não combina com os dotes mecânicos. Um embuste automotivo na minha humilde opinião.
    E o série 1 é muito legal, muito mesmo.

    ResponderExcluir
  9. JJ,
    Considero sua opinião com relação ao estilo, mas misturar ela com preço? Desculpe, mas é descabido.
    Não há parâmetro beleza/R$ para avaliação. Depois, o preço é um nos mercados evoluídos e ganha no Brasil outra (des)proporção. Quer dizer que se custasse 50mil seria lindo então???
    A primeira coisa que fazem, na mídia, é colocá-lo junto a seus pares, não digo só sedans de alta performance, mas máquinas que estão dispostas a entregar o que esse M3 entrega comparavelmente. E elogios no quesito estilo, performance, entrega, e vários outros, foram quase unânimes (na verdade não li nenhuma crítica contundente, mas presumo existam).
    Também, no meu juízo de valor, ele está lá em cima, mas isso é minha opinião apenas...

    CZ

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus, um herege entre os entusiastas! Nem a pau, Juvenal! Compra um Agile e dá a BMW pra sua esposa!

    ResponderExcluir
  11. JJ,
    Gosto é gosto e não se discute. Só se lamenta.
    Eu não gosto do Aztek, por exemplo, mas vc gosta. O importante aqui é lembrar que o M3 é caro em qualquer lugar do mundo. Se aqui é mais, não é culpa do carro.

    ResponderExcluir
  12. A interversão de Chris era necessária. Imagine como seriam os carros da BMW hoje?
    E acho e visual desse M3 bem acertado. Ele agrada tantos os radicais como os conservadores.
    Eu não gostei é do fato dele ficar cada vez maior. O M3 era aquele carro q era mais rápido que os 4WDs do WRC em Córsega no fim dos anos 80, além de fazer mto sucesso nas pistas.
    Em geral eu não concordo com a filosofia dos carros irem ficando cada vez maiores e mais caros.
    Tanto que ela criou o série 1, mas daqui à 20 anos vão inventar o série 0?

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente com o CZ!
    Não tem nada a ver o preço do carro com o design, pois design é algo muito subjetivo.
    E já que é para falar sobre aspectos subjetivos, lá vai minha opinião: que bom que a BMW voltou a fazer carros belos! Pra mim, Chris Bangle tem mais é que queimar no inferno diante de tantas imundícies que desenhou (apesar de mecanicamente excelentes).
    BMW série 1? Por favor. Esse sim é um design que nem sequer deveria receber o emblema BMW de tão estranho, destoante e feio mesmo é.
    A BMW tem a tradição de fazer carros "minimamente" grandes. Série 1 nunca devia ter saído das telas de CAD do setor de Engenharia.
    Falando em série 1, outra coisa que a BMW tinha que criar vergonha na cara é parar de fazer motores de 4 cilindros. Se é pra gastar dinheiro pra comprar carro de 4 cilindros, compra-se carro nacional mesmo. Mas claro, é apenas a minha opinião (baseada em custo/benefício).

    ResponderExcluir
  14. 20 anos, não. Já se cogita o série 0 com tração dianteira com base na plataforma do Mini. BMW também já discutiu plataformas com a FIAT, se não me engano.

    ResponderExcluir
  15. Tambem não gostei do uso da frente do coupe, achei estranho mas dai falar que ocarro eh xinfrim...
    Se o cara gosta do Aztek, não ha mais o que comentarm
    Quanto ao preco não entendi, pegue qualquer coisa que ande junte com ele e o preco será condizente.

    ResponderExcluir
  16. Poxa, fazer um post com esse teor logo após a demonstração de amor do PK é no mínimo sacanagem.

    Ver uma M3 ao vivo é algo que realmente intimida, independente de ter um design bem ou mal resolvido...

    Quanto ao preço, como disseram, o culpado é o mesmo que faz o carro popular nosso de cada dia custar quase 30mil reais sem vergonha alguma...

    Mas concordo que é caro pra burro!

    ResponderExcluir
  17. Realmente é caro,como todo BMW no Brasil.

    Já sobre o design dela,também acho de extremo bom gosto.Como ja disseram,agrada aos conservadores e aos mais radicais,e é extremamente funcional.

    Já o BMW Série 1,como aquilo é vendido a mais de R$90000,00 com um motorzinho 4 cilindros?Pra mim,o unico ponto positivo dela é a tração traseira.Analisando seu preço,essa M3 até que não parece tão cara assim...

    ResponderExcluir
  18. Ps:A Série 1 que me referi é a 118i,vendida a R$98000,00 no Brasil.

    ResponderExcluir
  19. Os estimados leitores estão confundindo o meu gosto pelo desenho do carro com suas qualidades mecânicas. Então vou falar de outra forma: Um M3, com esse desempenho e dinâmica espetaculares, e o preço altíssimo, não pode ser tão fraquinho em estilo ou design. É um filho mal-tratado pela mãe, que se dedica principalmente ao irmão maior, o 5.
    Só isso.

    ResponderExcluir
  20. Quem ama o feio, bonito lhe parece...09/11/2009, 18:44

    Concordo com o Luiz Fernando.

    Comente que não gostou no post do Paulo, mas abrir um post como este, pra discutir gosto pessoal (misturando com o preço do carro) só pra dizer que você tem um senso estético discutível e diferente da maioria é dose...

    No mínimo, foi falta de educação.

    E ainda parece avareza de quem não gosta de nada caro só porque é caro.

    ResponderExcluir
  21. Paulo Keller09/11/2009, 19:00

    Juvenal,

    Gosto não se discute. Eu também acho o M5 mais equilibrado e bonito. Mas gostei muito do desenho do M3. É bem melhor que o desenho do meu people mover.

    ResponderExcluir
  22. Como bem disse o PK, gosto é gosto.

    Mas eu também acho que esse M3 é um carro de R$400.000,00 que não parece que custa tudo isso.

    Mecanicamente pode ser excelente, mas creio que o sujeito que gasta toda essa grana em um carro quer ostentar...

    Mas essa conversa toda é muito subjetiva, é só um ponto de vista mesmo.

    Se um dia eu ganhar na mega-sena eu falo pra vocês ;)

    ResponderExcluir
  23. Tiozinho da marreta09/11/2009, 19:47

    JJ, acho que deve ser muito legal ter um monstro escondido debaixo de uma roupa de BMW Série 3 com um capô anabolizado, paralamas mais largos e rodas maiores. Ter toda essa fúria "só pra você", deixando que alguns tolos motoristas cometam o terrível erro em pensar que você está numa Série 3 normal para na hora que o sinal abrir, se você preferir, você saia queimando borracha, estourando tímpanos e deixando todos para trás boqueabertos com o poder que você tem no pedal do acelerador. Lobo em pele de cordeiro sim! Quem quiser mostrar as garras para todo mundo o tempo todo que comprem um Porsche...

    ResponderExcluir
  24. JJ,

    Não me interessa se é bonito ou feio, totalmente irrelevante para mim. É um BMW, não devia nunca ser bonito.

    E já disse o que acho do carro no post do PK.

    MAO

    ResponderExcluir
  25. JJ

    Concordo que é sem graça. Mas também concordo com o MAO nesse caso. O design pode ser um pouco irrelevado para se contentar com a performance. Eu não acho esse M3 feio, só "sem sal".

    abs,
    MB

    ResponderExcluir
  26. O cara anda de Belina né? Isso diz tudo...
    "Enrugar" é o certo amiguinho.

    ResponderExcluir
  27. Marco,
    É, concordo... Audi tem muito do P M G... é uma pena.

    ResponderExcluir
  28. Quando a BMW projetou o serie 3 nao pensou no Brasil, fácil assim... foi pensado e projetado para vender em centenas de milhares pela europa (carro mais vendido na alemanha) e portanto nada de inventar muito no design, algo BBB, para ser um top seller. BMW na Europa e EUA é um carro comum, ótimo, muito bom, o melhor de sua classe, porém comum, é o carro de gerente de empresa por exemplo... portanto para analisar uma producao desta é preciso sair do mundinho brasuca e ver como sao as coisas aqui fora. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  29. Lubrico,
    sua análise é correta. É mesmo um carro comum essa série 3. O modelo de combate no mercado, aquele feito em grande quantidade para aparecer nos mercados, para mostrar que a marca existe e vende bem. Não é carro de nicho.

    ResponderExcluir
  30. Não é o estilo do carro que é ruim, é só escolher a cor certa. :)

    http://www.bmwblog.com/wp-content/uploads/yellow3.jpg

    http://www.bmwblog.com/wp-content/uploads/blue2.jpg

    http://www.bmwroad.com/bmw_images/bmw_m3_red_racing_wallpaper.jpg


    Preto é pra acabar com qualquer coisa. hehe

    ResponderExcluir
  31. Mas ai é photoshop.... De qualquer forma esse amarelo é muito bonito mesmo.

    Mas estamos "neste pais", o pais dos bigodes e dos carros preto e prata.

    ResponderExcluir
  32. Sobre pagar 98 mil no série 1 é praticamente a mesma coisa que pagar 60 mil num honda city.

    Sds,

    Cristiano.

    ResponderExcluir
  33. Incrivel como 1 ou 2 baderneiros conseguem estragar uma lista de comentários dessa.Moderadores,apaguem as mensagens dos baderneiros,não deixem isso poluindo o AUTOentusiastas....

    ResponderExcluir
  34. Outro detalhe que talvez explique a suposta caretice desse M3 é que esse é o sedan, logo espera-se que seja mesmo meio contido no visual.

    O coupé já é mais radicalmente esportivo.

    ResponderExcluir
  35. Nossa, 48 comentários e só se aproveita uns 20,tá feia a coisa, tá parecendo cortiço,heheheheheh,voltemos ao foco do post,senhores,discordar ou concordar é democrático,deixem a agressão verbal para os políticos......

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Rodrigo Laranjo11/11/2009, 08:41

    Não sei porque o JJ encomoda tanto esses Tucsonzeiros, e todos estes que andam com pelicula escura nos vidros e engate para reboque.

    É uma gentalha mesmo.

    ResponderExcluir
  38. Caros, removemos os comentários na linha das palavras chulas e agressões pessoais.
    Manteremos o nível que queremos para nosso blog e para o Brasil.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  39. Carlos Galto11/11/2009, 13:32

    Nem lí as abobrinhas "jogáveis no lixo" acima...
    Acho que a atual geração do série 3 está se salvando do traço do Bangle. Pecado foi o que ele fez com o série 5, que do meu ponto de vista, é muito mais bonito na anterior geração...
    Não sou fã de carro preto mas essa M3 tá de babar!!!!
    Do preço, bom, preço no Brasil é uma piada mesmo, ao ponto de um 1.0 passar dos 40mil. Se cobram 400 mirréis é porque tem doido que compra.
    Ah!! Acho o série 1 muito feio (exceção ao cupê) e sou gamado nos antigos Volvo quadrados, principalmente os 850.

    ResponderExcluir
  40. Sobre o preço que estão pedindo em um M3 no Brasil.. é piada?? 400paus??
    Qualquer um pode ir no site da BMWusa e ver quanto te pedem em um, isto sem desconto.. M3 sedan 55kUSD, com mais um acessorios que este vendido no Brasil leva,chega a uns 60kUSD, sabemos que só de impostos e afins te carrega mais 100% do valor (pelo menos), chegamos em 120kUSD, com um dolar de 1,8, teriamos o valor real deste M3 de 216paus!! Nesta a BMW do Brasil resolveu esfolar com vontade..

    ResponderExcluir
  41. Realmente a subsidiária brasileira da BMW resolveu enfiar a faca com fé e vontade.
    Mas isso tem solução: importação independente. É um saco, mas é viável. O que estamos esperando?
    Gosto da M3. Sempre gostei, e agora ainda mais, pois considero o mais belo BMW já desenhado. Pior que o que eu mais gostei foi o fato de finalmente a BMW ter oferecido um M3... com 4 portas! Pode parecer brincadeira, mas eu gosto. É o perfeito lobo em pele de cordeiro. Se bobear, ainda colocaria um supercharger kit para atropelar a própria M5, hehehehehe.

    ResponderExcluir
  42. bussoranga, na terra do tio sam tem um malucos com uns certos "kits" de upgrade, que na verdade é uma preparação completa deste V8. Passa para 4,4 ou 4,6, duas turbinas e no ultimo estágio da preparacao, como eles gostam de fazer (kit I, kit II, etc), vc terá uma M3 com 1.000cv...

    ResponderExcluir
  43. Carlos Galto12/11/2009, 09:39

    Não mexeria em nada nessa jóia...
    Depois da M5 E34 e do Vauxhall Lotus fiquei fã de sedans esportivos 4 portas.
    Tô ansioso pela próxima M3 CSL...

    ResponderExcluir
  44. Também sou um grande fã do Lotus Carlton/Lotus Omega. É um indício de que, ao contrário do besouro, é possível fazer um carro que seja bom em quase tudo (só será ruim em off-road, mas também, quem se importa?)

    Eu já tinha visto kits biturbo para M3 E46, onde se extraía os 1000CV do coitado do linguição alemão. Mas, mesmo no V8, tenho sérias preocupações com a confiabilidade do conjunto resultante (além de saber que o carro se torna totalmente indirigível, hehehehehe, o que pode até ser divertido, mas quebra totalmente os princípios de Engenharia do carro).

    ResponderExcluir
  45. Não é um M3 CLS mas é quase isto:
    http://www.coches.net/noticias/bmw-m3-gts-version-extrema-12023-nono.aspx

    ResponderExcluir
  46. bussoranga, a geracao E36 da M3 teve 4 portas.
    Eu queria mesmo uma M3 Touring, mas com a frente tradicional, nao do coupe.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.