google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 JAY LENO E A MELHOR GARAGEM DO MUNDO - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

JAY LENO E A MELHOR GARAGEM DO MUNDO





Jay Leno me irrita. Profundamente.

Tenho inveja dele, pelo que realiza no mundo do carro antigo. Inveja com respeito, com admiração. Não o conheço, mas gostaria. Se tiver chance, peço até um autógrafo.
O cara tem talento no trabalho que faz, como entrevistador e comediante, e na coleção de carros que não para de crescer. Já são 107, e esse número poderá estar errado já amanhã, pois há mais um chegando.
Sua garagem é grande, e mais do que isso, abriga uma equipe de profissionais para restaurar, consertar e manter seus carros.
Usa-os em eventos, aparece em encontros de carros antigos, em lançamentos de carros novos importantes, no SEMA show, uma atividade atrás da outra. A garagem se chama Big Dog, e o site é muito bem-feito, daqueles de esquecer das obrigações da vida quando se navega.

Muitas fotos de todos os carros, história, matérias de revista e outros meios de imprensa, entrevistas com autores de livros, fotos dos carros de leitores, em suma, maravilhoso.

Através desse site, compartilha como pode suas preciosidades, já que não é um museu aberto ao público. O ponto que mais me apraz em Leno é a variedade de seu acervo. Ele tem carros de todos os lugares, de todas as épocas, de todos os tipos, e sempre adicionando mais algum. Debaixo do teto de seus galpões, conta uma boa parte da história do automóvel, e não só junta coisas caras para mostrar que é milionário, já que todos já sabem disso.


Ele conhece o que tem, sabe muito de cada um deles, tem carros de milhões de dólares e carros de poucas dezenas. O que importa é o carro com alma, com história. Um entusiasta.
Lembro-me de um programa de televisão onde vi pela primeira vez essa garagem. Ele disse que escolheu o local bem perto da emissora de televisão onde trabalha, para poder fugir no horário de trabalho e ir lá dar uma olhada, uma mexida em alguma coisa. Meu tipo de entusiasmo, misturar trabalho e prazer. Bacana!
Com as montanhas de dinheiro que tem, poderia ser mais um reles consumidor de supercarros modernos, desses que os americanos chamam de "posers", só para aparecer. Mas não precisa, todo mundo o conhece. Ele escolheu um caminho mais difícil, dispendioso e transpirante, esse de formar uma coleção importantíssima por sua variedade.


Mesmo tendo uma equipe trabalhando para ele, também atua nos carros quando pode. Tem ideias de projetos, como o Oldsmobile Toronado com motor experimental da GM, e o Ecojet, com a mesma fábrica. Para isso tem a ajuda de Bob Lutz, amigo pessoal e também um entusiasta.

Se houvessem outras pessoas com a capacidade de comunicação que ele possui, e que se dispusessem a gastar uma boa parte de suas fortunas com um motivo tão nobre, a história do automóvel seria ainda mais preservada.

O interessante é que ele poderia muito bem pensar uma organização para expor seus carros e motos de uma forma onde pudesse faturar algum dinheiro com a exibição, como em um museu. Mas prefere que a garagem seja mesmo um lugar de trabalho e diversão, mantendo a tranquilidade da equipe.

Não sei em que ritmo a coleção cresce, mas apenas essa semana já chegou um carro novo nessa segunda,e vem outro na quarta.

Nada como gostar de carros e ter MUITO dinheiro.



JJ

30 comentários :

  1. Jay Leno para presidente!

    ResponderExcluir
  2. Se ele fosse o presidente, barbaridades como o Cash for Clunkers não seriam nem cogitadas.

    Voto nele, também.

    ResponderExcluir
  3. Nico acima da lei17/11/2009, 13:15

    tem muita coisa diversa aí Juvenal, do jeito que você é chato e quadrado, se essa garagem não tiver meia dúzia de Volvo caixote, uma boa penca de Fiats e o famigerado Aztek, vai dizer que é ridículo e tal...

    ResponderExcluir
  4. Seu Buce (cover)17/11/2009, 14:56

    Pelo menos desta vez o Juvenal foi sincero, dizendo que é invejoso.

    Isso já sabemos, faz tempo.

    Toma jeito, Juvenal!

    ResponderExcluir
  5. Parabens JJ em fazer reportagem sobre o Big Dog. Ha tantas coisas ai, e tanta variedade, que e dificil saber aonde comecar e acabar. Artigo otimo!

    Umas coisas para notar. O Jay nao tem Ferrari. Nao gosta, e nao tem. Bem feito! Ele tem varios Lamborghini (Miura, Espada, etc.), mas so dos mais antigos. Nao me lembro de uma Alfa ai, mas provavelmente tem pelo menos uma. Fiat? Um maravilhoso Topolino!

    E tem motos! Como tem motos! Deve ter mais motos que carros. Munch Mammut. Suzuki com motor rotativo. Motos boas, e motos por todo lado.

    Felizmente ou nao, a coleicao e closed to the public. E precisa de ser. Se o publico tivesse accesso, seria caos ai. Com isso, ate poucas pessoas sabem aonde fica. De qualquer jeito, o Jay tem tres predios num parque industrial, separados por um driveway, e tudo atras de um portao rolante. Um dos predios e o workshop, os outros dois garagens.

    Em contraste, a coleicao do Nethercutt e open to the public, e acesso e gratis. Horario so durante o dia. Tours formais as 10:30 e 13:00. Fechada domingo e segunda. Se alguem quer visitar um dia desses, pf me chame e (talvez) possa lhes acompanhar.

    ResponderExcluir
  6. Carlos Galto17/11/2009, 16:59

    Realmente, uma inveja de entusiasta...

    No Rides passou uma caçada que ele fez de um Bugatti de uma senhora. O carro estava fechado numa garagem à mais de 50 anos... Ele comprou o carro, trocou fluidos, encheu pneus, deu uma garibada básica E SAIU RODANDO DA GARAGEM com o bicho!!
    E não quis saber de reformar o carro, mantém até hoje do jeito que estava.
    Deve ser, no mínimo, umas das 3 mais incríveis coleções de automóveis do planeta.

    ResponderExcluir
  7. Qualquer ser entusiasta fica com, no mínimo, muita inveja deste ser apresentador estadunidense...

    Não por menos.

    Ele possui muito bom gosto ao meu ver. De antigos não restaurados à máquinas novas carregadas de tecnologia, ele não mede esforços!

    E ainda por cima, corre atrás para conhecer as histórias dos seus veículos.

    Uma figura muito bacana.

    Meu voto para presidente será dele também!

    *rs*

    ResponderExcluir
  8. Nico acima da lei (O verdadeiro)17/11/2009, 21:24

    Esse cara ai é tipo um Jô Soares americano, só que ao invés de comprar comida com a grana ele compra carros... heheheh, piadinha sem graça.

    ResponderExcluir
  9. CARLOS GALTO nao foi um duesenberg que ele tirou da garagem? ( la ha 50 anos)

    ResponderExcluir
  10. Se o Jay Leno coleciona de tudo que tem valor histório, e não tem absolutamente nenhuma Ferrari, então já ganhou o meu respeito!

    ResponderExcluir
  11. Carlos Galto18/11/2009, 08:46

    Ary, pode ter sido um Dusy sim...
    Mas esse da 2ª foto tá inteiro demais, acho que estava mais caído o da garagem da dona.

    ResponderExcluir
  12. Nico "abaixo da crítica" e Seu Buce: voces poderiam ler e comentar outro blog que nao fosse o nosso ? pretendemos fazer um bom trabalho aqui, e ter comentarios bons, e os de voces nao acrescentam nada.

    ResponderExcluir
  13. isso é impossível Juvenal! somos seus leitores, somos seus fãs!

    ResponderExcluir
  14. Nico acima da lei (O verdadeiro)18/11/2009, 09:47

    Desculpe Juvenal, mas estão usando meu nome para falar bobagens.

    Saiba que existe uma linha tênue entre o amor e o ódio, logo esse Seu Buce deve ser algum leitor apaixonado e frustrado.


    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Vi num episodio do Rides ele montando o Toronado se não me engano feito para andar junto de ferrari, o carro ande muito...

    ResponderExcluir
  16. Nico acima da lei (O verdadeiro)18/11/2009, 10:23

    Não seja mal Juvenal.
    Sou seu fã assíduo, como é que tu quer me correr daqui?

    ResponderExcluir
  17. eu idem.
    eu e o Nico xarope que também me plageia, lhe damos a maior audiência e vc nos bota fora?
    tu é chato mesmo hein... tá parecendo a rede globo

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. agora que tenho conta no gugou, quero ver esse onanista do Nico vir aqui me plagear.
    Juvenal, não adianta que eu to aqui atento pra te azucrinar.

    ResponderExcluir
  20. Carlos Galto18/11/2009, 13:14

    Juvenal, não te conheço e nem conheço essas duas antas mas ignora que eles cansam de falar com as paredes... (Ou ELE, pois deve ser o mesmo desocupado...)

    Luby, o Toro é esse da foto, e não foi feito pra andar com Ferrari mas com Bugatti Veyron!! Tem mais de 1000cv e tração traseira, pois seria impossível de usar a dianteira original...

    ResponderExcluir
  21. Toronado com tracao traseira? Bem, isso foi feito especialmente para o Jay. Mas teria sido possivel na epoca tambem, sendo que estrutura interna do Toronado e Eldorado, ambos com tracao dianteira, era essencialmente identica a do Riviera, de tracao traseira. Nao sei se voces ai se-lembram do Riviera 66-70. Era um carro muito bonito, tanto como os Toronado e Eldorado da epoca.

    ResponderExcluir
  22. Nico acima da lei18/11/2009, 16:04

    Carlos Galo, vai cantar de galo lá com as tuas galinhas, e não se mete onde não foi chamado.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. JJ, guia de sobrevivência, don't feed the troll.

    http://www.flayme.com/troll/

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. realmente esta garagem demais ! um show e ele tem muito bom gosto !


    AMIGOS: EU fiz uma chamada no www.degennaromotors.blogspot.com sobre a materia que vcs fizeram do AUDI R8.

    abraço, Fernando Gennaro

    De Gennaro Motors

    ResponderExcluir
  27. Esse sabe usar o dindim que ganha,o Toro é fantástico,base Corvette ,turbos ar/água,coisa de maluco....

    ResponderExcluir
  28. É podre de rico também né?

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.