AUTO UNION 1000 SP

O sucesso do Ford Thunderbird nos anos 50 gerou um filhote alemão. A Auto Union, que precisava aumentar suas vendas, preparou um baby Thunderbird popular DKW. Porém, no seu lançamento em 1958 foi adotada a marca Auto Union, de maior prestígio. Nasceu o 1000 Sp (Sport).

O modelo das fotos é um 1960, do Eduardo Pessoa de Mello. As fotos foram feitas para a Car and Driver, assim como o texto do Arnaldo Keller. Infelizmente nesse dia não tive como dirigir o Sp.
A linhas do carrinho são atraentes mas de certa forma não ficam tão bonitas num carro pequeno. É estranho ver esses rabos de peixe num modelo alemão. Um detalhe que gosto é o recorte dos para-lamas traseiros encobrindo parte das rodas.

Quem tiver interesse de saber a história completa pode dar uma olhada no link: Auto Union 1000 Sp 1960.

4 comentários :

  1. Um belo carrinho. Uma pena que os vidros fiquem meio desproporcionais mas no geral ele é bem simpático.

    ResponderExcluir
  2. Francisco V.G.24/11/09 11:26

    Achei muito bonito. E tem personalidade, coisa rara hoje em dia.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana esse Auto Union. É uma peça de coleção valiosíssima.

    Interessante notar que, nos anos 50 e 60, o design automobilístico americano tinha vários seguidores na Europa. Um exemplo que vem à cabeça imediatamente é o da Simca - o Chambord (e, antes dele, o Ariane) foram visivelmente influenciados pelos Fords americanos de 55/56. Outro é o do NSU Prinz dos anos 60, que era uma cópia em escala menor do Chevrolet Corvair. Isso para não falar dos Opel Rekords e Ford Taunus, que frequentemente ecoavam o estilo dos seus "primos" americanos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do desenho da carroceria do Auto Union 1000 Sp. As "barbatanas" na traseira dão um toque exótico ao simpático carrinho, fogem completamente da escola européia de então.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.