Amigos, andei novamente de Del
Rey depois de exatamente 21 anos. O jovem amigo Eric
Erbert, um cara que podemos classificar de forma respeitosa como esquisito, atendeu
de pronto meu estranho pedido de tirar da garagem seu médio luxuoso, em vez
de um dos seus outros dois carros que seriam uma escolha mais lógica. Ele tem
dois Dodges nacionais, um Dart absolutamente malvado, animalesco, com motor
muito modificado e cerca de 400 cv, além de outro Dart Gran Sedan totalmente
original, que ele chama de vovô.
Ele não tem carros mais novos para utilizar, o
mais atual sendo justamente o Del Rey Ouro mostrado nessas fotos. Não é
exatamente o perfil normal de uma pessoa com menos de 40 anos de idade e que
goste de carros. Mas está valendo, já que ele saiu verdadeiramente dos
lugares-comuns com o Del Rey.
O sedã médio de luxo é
de 1984, com motor CHT, na cor de lançamento, um amarelo-dourado metálico cujo
nome não encontrei até agora. O ano de 1984 é importante pela adoção do motor
de 1,6 litro batizado de CHT, igual ao já usado no Ford Escort nacional desde o
início, em 1983. No Brasil, foi o
primeiro caso de aplicação de um mesmo motor em posição longitudinal e transversal,
como era instalado no Escort.
CHT significa
Compound
High Turbulence (alta turbulência composta), se referindo ao projeto de
coletor, dutos de admissão e pistões que forçavam um movimento turbulento na mistura,
de forma a atomizar ao máximo o combustível e permitir a queima eficiente,
diminuindo o consumo específico do motor. A origem desse motor está bem
explicada
nesse post aqui.
Funcionava bastante bem,
já que foi um aperfeiçoamento do motor do Corcel, que foi o primeiro motor a álcool com funcionamento
correto no Brasil, sem dificuldades para fazer ligar quando frio e ser capaz de
andar de forma civilizada (sem trancos) na fase de aquecimento. Com números de
consumo bastante baixos em relação a média dos concorrentes, ajudado pela
cilindrada, apenas 1,6 litro (1.555 cm³), esse motor permitia obter-se algo como mais de 8 km/l com
álcool andando na cidade. Lembremos-nos que carros de projeto pré-onda da
segurança de final dos anos 1990 são quase sempre mais leves que os atuais. Esse
Del Rey pesa cerca de 1.020 kg em ordem de marcha com o tanque de 57 litros
cheio. Além de a mistura ser formada por um carburador de corpo duplo; nada
das injeções modernas de hoje.