![]() |
Foto:supercars.net |
Rebel
rebel, you’ve torn your dress
Rebel rebel, your face is a mess
Rebel rebel, how could they know?
Hot tramp, I love you so!
Rebel rebel, your face is a mess
Rebel rebel, how could they know?
Hot tramp, I love you so!
(David
Bowie)
(Rebelde,
rebelde, você rasgou seu vestido
Rebelde,
rebelde, seu rosto é uma bagunça
Rebelde,
rebelde, como eles poderiam saber?
Vagabunda
gostosa, eu te amo tanto!)
Era um dia ensolarado no verão de 1964. As
montanhas da Riviera francesa brilhavam pacificamente, banhadas por
um sol magnífico. Mas o silêncio tranqüilo daquelas montanhas então
pouco povoadas era quebrado naquela manhã pelo inconfundível som de
um motor de competição. Já de longe podia se reconhecer o som como
um Ferrari de 12 cilindros, aquela inconfundível seda rasgando,
aquele magnífico "rumore dei dodici cilindri" de que os modeneses falam com tanto orgulho. E não qualquer Ferrari de doze
cilindros, um Colombo, o pequeno três litros que praticamente
sozinho, com sua força, suavidade e seu inconfundível e divino som,
fez a fama da Ferrari. E não qualquer V-12 Colombo, mas uma versão
de competição, o volume e o tom visceral do berro não deixando
qualquer dúvida a respeito disso.
Mas o carro que trazia consigo esse divino caos e
desordem era diferente dos belíssimos e reluzentes Ferrari de
passeio com os quais aquelas estradas estavam acostumadas. O carro
que devorava aquelas estradinhas deliciosas, banhado pelo sol do sul
da França, era tudo menos reluzente. O som e a cor vermelha
denunciavam que só podia ter vindo de Maranello, mas o vermelho era
quase fosco, sua carroceria cheia de cicatrizes e marcas de batalha.
Por fora, nada, nenhum logotipo ou letreiro dizia a marca do carro, e
apenas uma bandeira estampada seus pára-lamas dianteiros, com os
dizeres "Scuderia Serenissima - Repubblica di Venezia" dava
alguma pista de sua origem. E aquela carroceria definitivamente não
se parecia com qualquer coisa que tinha saído de Maranello até
então, e se pensarmos bem, mesmo desde então.
![]() |
Foto:supercars.net |