google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Fotos: Divulgação

Poucas vezes na vida andei em algo tão fantasticamente rápido: Audi RS 6 Avant. Quanto mais numa camioneta, como o Código de Trânsito Brasileiro define o veículo chamado perua entre nós - chamá-la de station wagon é meio pedante, com é também chamar utilitário esporte de SUV, jargão típico de boqueiro ou Caoa.

Deem uma olhada no motor: V-10 a 90° de 5 litros, um turbocompressor para cada fileira, a 0,7 bar, duplo comando de válvulas com variador de fase por corrente na traseira do motor, 4 válvulas por cilindro, injeção direta a 120 bars e cárter seco. É mole? O que sai disso é 580 cv de 6.250 a 6.700 rpm e 66,3 m·kgf de 1.500 a 6.250 rpm.


Apesar de morar bem perto, depois que você vai ao deserto de Salt Flats em Bonneville algumas vezes começa a pensar 3 vezes antes de ir novamente. Um amigo mandou umas fotos desse ano que teve mais  uan vez a participação do velho dragão, Ye Olde Dragon.
                      www.panteraplace.com                                   www.familycar.com

É bastante comum no Brasil confundir eixo com árvore, até em literatura de fabricante. Lê-se e ouve-se com frequência "eixo de manivelas", "eixo-comando", "eixo de transmissão",  semi-eixo", "eixo primário", "eixo piloto", "eixo da turbina", este no caso de um turbocompressor. Acho fundamental esclarecer essa questão, especialmente no caso dos autoentusiastas.

Os conceitos são bem simples de ser entendidos e a partir de agora ninguém vai mais confundir.


Um de nosso leitores, o Lúcio Amorim, nos enviou um vídeo muito bacana feito pela BMW para mostrar que tipo de relação existe entre um BMW e seus donos.

Entitulado BMW unscripetd (de improviso) o vídeo é uma narração do Sr. Murray, de 81 anos, feliz proprietário de um BMW 2800CS com caixa manual de 1969 comprado quando ele tinha 40 anos de idade - bem que dizem que a vida começa aos 40.