BUICK 1941 - MARAVILHOSOS EXAGEROS


Após visitar a coleção de Og Pozzoli, mostrada pelo Paulo Keller em seu post, vários carros ficam em nossa cabeça, clamando para que busquemos mais informações.
Um dos que mais me chamou atenção foi o enorme Buick Century de 1941, preto e dourado, cujo modelo de carroceria duas portas é chamado de Sedanet ou Sedanette, de 6 lugares, ao passo que o habitual sedan, como estamos acostumados a falar, é o de quatro portas. O carro é esse da foto abaixo.
Pesquisando mais, encontramos que o modelo é o 66S, da série 60 Century. Como este de Og Pozzoli, foram feitos apenas 5.547 unidades, dos 374.196 veículos produzidos pelas fábricas Buick nesse ano.
Essa carroceria, com entre-eixos de 126 polegadas (3,20 m), e peso em ordem de marcha de 1.885 kg, é bastante impressionante, apesar de nem ser tão pesado assim, se compararmos com um SUV qualquer dos dias de hoje, e mesmo alguns sedãs grandes.
O motor é uma atração a parte, enorme, oito cilindros em linha, de 5,247 litros, dois carburadores, montagem chamada de Compound Carburetion, que funcionavam de forma progressiva, com o segundo sendo acionado apenas com o acelerador em fim de curso.
Com embreagem, pesava próximo de 400 kg, e entregava 165 hp a 3.800 rpm, com 38,4 kgfm de torque a 2.200 rpm, taxa de compressão de 7 para 1. Era o motor mais potente fabricado por uma empresa americana, neste ano.
Na terceira marcha direta, 1:1, alcançava pouco mais de 105 mph, uns 168 km/h no plano. Com as variações normais de produção, onde alguns carros sempre saíam melhores do que outros (como ocorre hoje), havia exemplares que chegavam bem próximo dos 200 km/h, em condições favoráveis. Era um canhão, acelerando dos 8 até os 96,5 km/h em 11,8 segundos. Tudo muito impressionante naquela época pré-guerra para os americanos.
Custava US$ 1.241 quando novo, e hoje valem muito mais, pela raridade principalmente, mas também pelo que representaram na época.
O mais curioso e desproporcional para nossa realidade de hoje é mesmo o motor, chamado de Fireball. Vejam na foto abaixo, um virabrequim deste ao lado de um cabeçote de motor Chevrolet V-8 small block. Mal dá para acreditar que é uma peça de um motor de carro, não de caminhão.
Nesse site, uma lista de todos os modelos da linha 1941 da Buick, composta por seis séries com cinco entreeixos diferentes, para um total de 26 modelos.
Fora as variações de cores, que eram 25 e mais 8 de dois tons (sem custo extra !), além de diferenças de acabamentos internos e externos.
Essas cores podem ser vistas aqui, para absoluto deleite de quem se entedia com o quase universal preto e prata que somos bombardeados a todo instante, e arrepios de quem trabalha em fábrica de carros, onde impera o mais profundo desejo de fazer tudo da forma mais simples e com as menores variações possíveis.
Há um site sobre restauração de um Century 1941 Sedanet. Vale a pena ver os detalhes da reforma do motor. O trabalho aparenta estar parado há um bom tempo, mas mesmo assim, as informações são interessantes para quem, como eu, sente necessidade de saber mais sobre carros que não conhecíamos, e de repente, se tornam uma imagem recorrente, após termos ficado frente a frente com eles.
JJ

13 comentários :

  1. O link para imagem maior da foto do Buick do Og não está funcionando... Esse Buick já é o máximo sozinho, mas ao imaginar que junto à ele estão outros contemporâneos, o "máximo" atinge uma escala ainda maior! Imaginem que se virar o pescoço vai ter Lincoln 41, Chevrolet conversível 41, Studebaker 41..

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  2. JJ,

    Muito legal este Buick, e a foto do vira, Jesus Maria e José!

    Monte de coisas que não sabia, thanks...

    MAO

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  3. Muito bom seu post! Nessa época a Buick - e de maneira geral a GM e os americanos - realmente sabia fazer veículos fabulosos.

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  4. Meu pai teve um, mas lembro vagamente do carro, pois era pequeno, uns 6 anos.

    Era exatamente um sedanete 1941 azul escuro, mas era mais conhecido com fleetline, que era o nome do modelo chevrolet menos raro. O motor que tinha esses dois carburadores era chamado de Roadmaster.

    Até achei uma foto de 1953 de um passeio de domingo a Interlagos, mas o carro da foto é outro, um Mercury, mas não era nosso. Fomos de Buick, mas na hora de tirar sorvete ficamos em frente a outro carro.

    Meu pai dizia que o segundo carburador era acionado por vácuo, mas ele não entendia nada, não pegava em uma chave de fenda, acho que é mecânico. Carro bom, chegou a carregar 14 pessoas entre adultos e crianças na saída de uma festa.

    Só tinha um problema nos rolamentos do câmbio que era recorrente, mas isso devia ser devido aos mecas da época e à falta de peças adequadas.

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  5. Mercury eh loko tb!
    Carro do Stallone Cobra!
    Eu diria que algumas linhas do Buick se sobresaem e outras do Mercury...
    "Voce eh uma doenca e eu sou a cura"
    http://www.youtube.com/watch?v=vT_Es9uDPwo

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  6. ops "sobressaem"

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  7. Bera Silva11/04/10 15:32

    As carrocerias sedanete e business coupe são as mais bonitas daquela época.

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  8. Maravilhoso carro, e mais ainda se a cor for escura (e uma só).

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  9. Quê isso, virabrequim de navio? Mas belo carrão mesmo.

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  10. Nico acima da lei11/04/10 21:55

    Esse carro ai e o Mercury são os melhores entre os antigos, principalmente porque o Mercury foi imortalizado pelo Stallone Cobra....

    Meliante: - Eu vou explodir esse supermercado!

    Stallone Cobra: - Pode explodir, eu não compro nada aqui mesmo!

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  11. Bera Silva12/04/10 10:35

    Nico:
    Eu pensei que você fosse fã do Steven Seagal...

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  12. Nico acima da lei13/04/10 16:55

    Sim, sou fã do Steven Seagal, mas tambem sou fã do Stallone Cobra, do Conan, e do Chuck Norris.

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  13. Leandro SIlveira14/04/10 00:25

    isso sim q é um virebrequim, hein...rsrs

    maior q o d mtos motores diesel d hj em dia...

    sobre o cobra é clássica aquela frase 'com loucou eu ñ negocio, eu mato!!!' rsrsrs

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