google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Quando falamos de bons motores, logo pensamos em potência, em torque e também em consumo. Alguns priorizam mais um atributo, outros se interessam mais por pontos diferentes, mas geralmente não escapa de uma boa discussão a potência.

Potência vem da relação do torque gerado pelo motor, produto direto da expansão dos gases queimados na câmara, dependente da rotação do motor. Motores diesel funcionam a rotação mais baixas, motores convencionais movidos a gasolina trabalham em faixas um pouco mais elevadas, e ainda os motores com ciclo de dois tempos, são eficientes em rotação ainda mais elevadas.
Bateria da alto desempenho da Envia Systems

Era de se esperar que mais cedo ou mais tarde viria uma notícia como essa – algo que revolucionasse a tecnologia dos carros elétricos e os viabilizasse de vez.

A Envia Systems (http://enviasystems.com/), uma empresa sediada na Califórnia, EUA, anunciou que desenvolveu e patenteou uma tecnologia para baterias, utilizando nanotecnologia, que as capacita a armazenar 400 W·h/kg, ou seja, ela armazena 160% mais energia por unidade de peso/volume que as melhores baterias hoje utilizadas pelos atuais carros elétricos, como o Nissan Leaf e o Tesla Roadster, assim como os híbridos chamados plug-in, ou seja, os que podem ser carregados por tomadas externas, tal qual o Volt e o próximo Prius a ser lançado, o Prius Plug-In. Foi batizada como EHV, Envia High Voltage.

As pesquisas se desenvolvem nos EUA e a fabricação na China. Segundo a Envia, em três anos já poderá estar equipando os carros em grande produção.

E ela não é mais cara. Ao contrário, deverá custar ao redor de 50% do que custam as utilizadas atualmente nos veículos citados, pois utiliza materiais metálicos mais baratos. E já que a bateria dos carros elétricos é boa parte do custo total do carro, baixar seu custo pela metade os viabiliza, possivelmente dispensando os US$ 7.500 que o governo americano dá de subsídio na compra do carro.





Depois de contada a história da Coleção Schlumpf, este post apenas se concentra em contar mais um pouquinho sobre alguns dos carros da coleção, usando as fotos que tirei em 1987 no museu como ponto de partida. Muitas das fotos estão fora de foco e borradas, mas valem como documento de como era o museu naquele tempo. A elas então:



Começando pelos Alfa Romeo, este é um exemplar do mais raro e especial carro da marca: o 8C 2900B. Equipado com um oito em linha DOHC e suspensão independente nas quatro rodas (exótico na época), o 2900 é o Bugatti Veyron dos anos 30, o mais veloz, caro e raro carro esporte de seu tempo. Acima vemos o carro dos Schlumpf, com carroceria Pininfarina, hoje. Abaixo, como o conheci em 1987. Bem ao fundo pode se ver um Ferrari 250 LM.



Tenho um amigo japonês, todo certinho, que recentemente comprou uma Harley, dessas maiores, com pára-brisa (argh!), bolsas laterais com taxas, e faróis auxiliares. Costumo brincar com ele, que para justificar um cara tão certinho ter uma Harley, ele não deve ser tão certinho assim, e deve ter um piercing no mamilo direito. Ele ri demais cada vez que falo isso. O cara é legal pacas!

Ele fala com tamanho entusiasmo de sua moto e vive sonhando com os passeios promovidos pelo HOG (Harley Owners Group – Grupo de Proprietários Harley). Seu olhos brilham quando ele fala! Já fez cursos de pilotagem e vive me explicando as regras para se andar em grupo. Escolheu essa moto grandona (para mim todas as Harleys grandes são muito parecidas e eu nunca lembro os nomes) para poder levar sua esposa na garupa. Mas acho que ela não tem piercing. Normalmente os homens é que precisam desse espírito de liberdade e aventura. Mulheres costumam ser muito mais bem-resolvidas. 

Como eu fiz 40 anos recentemente (tenho 42), comecei a sentir a necessidade de ter uma moto. Desde então fico ensaiando essa compra e costumo colocar outras prioridade na frente. Talvez para evitar os conflitos familiares que uma moto causaria. Mas tenho a impressão que qualquer dia vou chegar em casa de moto. Uma das minha dúvidas é qual eu gostaria de ter.