De Utilitários
Esportivos, os SUVs, por aí
É o segmento em expansão consistente, de agrado nacional,
seja pela posição de dirigir, pela sensação de superioridade, poder,
intocabilidade, pela usual e superior resistência para enfrentar os mal-educados pisos nacionais ou, simplesmente por permitir incluir-se, conscientemente
ou não, numa etérea classificação de macho
man. Seja qual for, os utilitários esportivos agradam gregos e goianos, e
toda marca tem provocações internas de participar deste segmento mais
identificado pelas formas que pelas verdadeiras habilidades – pergunte a teus amigos e amigas, que
te-los-ão em quantidade imensurável, como se aciona e qual o modo ideal da
tração nas quatro rodas. Terás uma decepção.
Inventora do segmento grande foi a Willys com seu Jeep
Station Wagon, no Brasil e Argentina ditas Rural, final da década de ’40. Mais
recentemente, em 1977, a então soviética Lada criou o Niva sobre o Fiat 127,
base no nosso 147, acredita? Era
brilhante em soluções, caótico em construção, descompromissado em qualidade,
como tudo em regime totalitário. Mas idéia e conceito eram brilhantes. A Toyota
o entendeu, passou-o a limpo, deu no RAV4, e quase todas as marcas seguiram a
fórmula: reforçar plataforma de automóvel, usar mecânica disponível, colocar
tração em todas as rodas para melhorar segurança e dirigibilidade.
Hoje o mercado nacional tem o Ford EcoSport que abriu e se
manteve, inacreditavelmente solitário durante uma década, até a chegada do
Renault Duster. Outras marcas sugerem aptidões e visões assemelhadas, como a
Fiat com os Palio Adventure ou Idea; Volkswagen e CrossFox. Sem algo mais em
disposição, apenas estampa e o conceitos que seus donos acham ter.
Neste e nos próximos anos, a regra temporal pouco importa,
entre nacionais e importados, muitas novidades, como:
Alfa Romeo – Creia, apesar tanto pega e
solta, abraça e empurra, amor e ódio, tudo tipicamente italiano, será uma das
marcas produzidas na fábrica da Fiat em Goiana, Pernambuco. Lá, em plataforma
comum, Dodge e Alfa terão sedãs e utilitários esportivos;
Chevrolet – Importará a nova versão do SUV
Captiva;