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12.junho.2013
Segura
peão. Picape Mercedes
A Mercedes-Benz argentina
confirmou estudos para desenvolver picape médio, do porte do VW Amarok, Ford
Ranger, Mitsubishi Triton, e que-tais. A Coluna
comentou isto há um ano e os executivos da Mercedes-Benz do Brasil, maior
mercado para o produto, fizeram cara de paisagem. Agora, a empresa no vizinho
país confirmou o desenvolvimento.
Os mapas de vendas de utilitário na Argentina são
conceitualmente idênticos aos do Brasil, puxadas pelos picapes, e o fator
facilitador não se resume ao mercado consumidor destes veículos, nem o fato de a
estrela alemã ser o equivalente do tradicional slogan da igualmente alemã
Bayer, tipo se é Mercedes, é bom, mas
a concretude de ter deslocado a produção do furgão Vito da Espanha, para a
Argentina.
Assim, atirou no que viu, o mercado de vans e assemelhados, e acertará no que os olhos europeus não
enxergaram – o curioso mercado de picapes, em vendas superior ao de
utilitários. Se colocados num gráfico, os picapes brasileiros expõem
característica interessante – a aplicação ao trabalho é inversamente proporcional
ao preço -, mostram as cidades de economia intensiva em agronegócio, pecuária,
produção de cana. Nelas os clientes de picapes, os chamados agroboys, usam-nos como automóveis de
luxo e status. Será nestes que a Mercedes mirará. Abaixo, gradação de versões
que acabará, até, em chassi pelado para receber carroceria de madeira e fazer
serviço de carregar coisas e semoventes.
Produzir o Vito cria disponibilidade do trem mecânico,
chassi, eixos, motor diesel. Dúvida e curiosidade. Desconhecido se o produto
será um Vito com cabine seccionada, gerando plataforma de carga, ou cabine
inteiramente nova. Curiosidade, a família que hoje inclui o Vito era a linha de
comerciais da Volkwagen europeia, vendida à Mercedes.
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Definitivamente, a América do Sul é mercado para ser cuidado, e a Ford resolveu acertar o passo, incluindo nas linhas de produção da parte sul do continente apenas produtos globais – Ranger e Focus na Argentina, Fiesta e EcoSport no Brasil. Assim, atualizou o Focus, lançado há poucos anos, e cumpriu promessa anterior: construir o Kuga, utilitário esportivo, sobre sua plataforma.
Para estar atrativa no Salón del Automóvil de Buenos Aires –
próxima semana – pré-apresentou os produtos, surpreendeu a todos com a notícia
do Kuga. Conhecido como Escape nos EUA é, em simplório dizer, um EcoSport
malhado. Chega ao Brasil final do ano.
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Kuga, outro irmão maior do EcoSport |
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