![]() |
CX à frente com o irmão EX ao fundo |
Há alguns anos, o norueguês de Oslo, Per Ekstrom, criou dois carros interessantes. No primeiro, ele partiu de um Saab 99 e adicionou elementos do
mais moderno 900, porém diminuindo o entreeixos, bem como a altura das colunas,
fazendo os vidros mais baixos, além de outras alterações interessantes.
Atormentado pelas maiores dimensões do 900 em relação ao seu antecessor, tanto
no entreeixos quanto nos balanços dianteiro e traseiro que o tornou um pouco
desproporcional em relação ao 99, Ekstrom radicalizou na sua criação, e fez um
mini Saab para ele mesmo, algo que muitos entusiastas da marca acreditavam ser uma saída para
a empresa.
Como nunca houve um modelo verdadeiramente barato dessa empresa sueca, uma das soluções
para aumentar as vendas seria algo desse tipo. Na verdade, chegou-se por
diversas vezes a divulgar para os meios de comunicação que a Saab planejava alguns carros menores ao longo de seus anos de
crises financeiras – quase todos os de sua existência, para dizer uma triste
verdade. Vários conceitos foram até mesmo apresentados em exposições internacionais, mas nenhum nunca saiu da fábrica como carro normal de produção.