google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


Hoje, 12 de setembro, o Clube do Fusca de Poços de Caldas (MG) ou FuscaPoços, como também é conhecido, está completando oito anos, e o AUTOentusiastas faz questão de cumprimentar todos – presidente Ideraldo Cruz, vice-presidente Juliano Della Rosa e toda a diretoria, associados e seus familiares, e também, e muito especialmente, o padrinho do clube, nosso grande amigo e maior autoridade em Volkswagen no Brasil, Alexander Gromow, pela expressiva data.

O FuscaPoços foi eleito "Clube de Carros Antigos do Ano 2012" por jornalistas especializados durante o 6º ABC Old Car, evento de carros antigos realizado no campus do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP) nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro deste ano. A agremiação automobilística foi declarada utilidade pública pela Câmara Muncipal de Poços de Caldas, por unanimidade.

O clube, além de suas atividades sociais pertinentes, é conhecido na cidade pela realização de eventos que ajudam a muitas entidades de benemerência, o que merece todo o aplauso do AE. 
Fotos: napierheritage.co.uk, The Old Motor.com, khulsey.com e Wikipedia

S. F. Edge dirigindo e M. S. Napier no quatro-cilindros de 1902, vencedor da corrida Gordon-Bennett

Os carros da marca Napier surgiram apenas após alguns anos depois que o neto do fundador da empresa a assumiu, com 25 anos de idade. Isso ocorreu em 1895, quando o nome já estava no mercado há 87 anos. Como na enorme maioria dos casos, nesses tempos já longínquos, os carros eram um resultado direto da personalidade e insistência de seu criador. Às vezes, de um pequeno grupo de pessoas que sabiam exatamente o que queriam, e no caso da Napier, por teimosia não apenas do dono da empresa, mas também de um amigo e cliente que se tornou o cérebro da promoção da marca, esse item tão vital para qualquer empreendimento.

Iniciado em 1808, quando o escocês David Napier foi para Londres e fundou a empresa D. Napier and Son Ltd., administrando-a junto com o filho James, os negócios da família eram originalmente de fabricante de equipamentos de impressão, algo bastante fundamental em um tempo sem televisão e computadores, além de máquinas de trabalho mais especializado, que imprimiam documentos bancários. Balanças, macacos hidráulicos e outras máquinas menores e mais leves, como separadores de moedas para os bancos, também eram imaginados e projetados por James Napier e construídos por algumas centenas de empregados.


No próximo fim de semana teremos em Interlagos a "6 Horas de São Paulo", uma prova do Campeonato Mundial de Endurance, ou WEC (World Endurance Championship), organizado pela FIA e trazido para o Brasil com a colaboração de Emerson Fittipaldi.

Assim como já tivemos uma prova no Brasil com os carros de Le Mans em 2007, no lugar da nossa tradicional Mil Milhas Brasileiras que estava indo cada vez mais para o buraco, este ano também será a prova mais importante de endurance no calendário nacional.

                                                               Gráfico: jornal O Globo



Comparando o preço dos carros hoje com os praticados cinco anos atrás, concluímos que se mantiveram estáveis, com pequenos aumentos em alguns casos, contra uma inflação no período que ultrapassou os 20%. Sendo assim, podemos dizer que atualmente os carros estão mais acessíveis, ainda que permaneçam algo mais caros do que em outras partes do mundo, se bem que a comparação depende do câmbio, estivesse o real menos valorizado (uns 3 por 1 em relação ao dólar americano) e a diferença seria bem menor.

Observamos melhora também em relação ao nível de equipamentos de série oferecidos hoje em dia, superior ao observado há cinco anos. Nos carros de entrada não mudou quase nada, mas na faixa imediatamente superior já percebemos vários modelos oferecendo bolsas infláveis e freios ABS, além de um interior mais caprichado, em parte graças aos importados que chegaram recentemente custando o mesmo ou até menos do que os carros fabricados aqui e oferecendo um pacote de equipamentos mais generoso.