Fotos: autor e Honda/Caio Mattos
A Honda brasileira é quem fornece o pace car para a prova de Fórmula Indy em São Paulo, a Indy 300. Aliás, dois, em que um fica de reserva para o caso de qualquer problema com o que está em uso, como avaria mecânica ou acidente. São dois Civic LXL 2013 que, como se sabe, tem motor de 1,8 litro e, evidentemente, para esse tipo de uso, os dois têm o câmbio manual de cinco marchas. A Honda convidou a imprensa a conhecer e dirigir seu pace car na pista da Fazenda Capuava, próximo a Indaiatuba, no interior de São Paulo. Não é preciso dizer que foi uma experiência muito interessante. O Arnaldo foi junto.
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Os dois Civic pace car: visível a baixa altura de rodagem |
A Honda brasileira é quem fornece o pace car para a prova de Fórmula Indy em São Paulo, a Indy 300. Aliás, dois, em que um fica de reserva para o caso de qualquer problema com o que está em uso, como avaria mecânica ou acidente. São dois Civic LXL 2013 que, como se sabe, tem motor de 1,8 litro e, evidentemente, para esse tipo de uso, os dois têm o câmbio manual de cinco marchas. A Honda convidou a imprensa a conhecer e dirigir seu pace car na pista da Fazenda Capuava, próximo a Indaiatuba, no interior de São Paulo. Não é preciso dizer que foi uma experiência muito interessante. O Arnaldo foi junto.
O Civic pace car, por Bob Sharp
O carro é preparado para uso em pista, para
"puxar" o grupo de carros de corrida quando é necessário intervir,
normalmente quando há acidente, acho que todos conhecem essa operação nas
provas de F-Indy e outras categorias de automobilismo (na F-1 é chamado de Safety
Car). Só que o carro precisa ter capacidade de rodar rápido, ou os motores dos
carrros de corrida podem superaquecer, uma vez que não têm ventilador de
radiador, dependem exclusicamente do ar dinâmico. Por isso, segundo a Honda, a
organização da F-Indy determina que os pace cars devem ter motor de pelo menos
200 cv. A Honda, evidentemente, tratou de cuidar disso nestes Civic.
