google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 NOVO CITROËN C3 TENDANCE, NO US0 - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

NOVO CITROËN C3 TENDANCE, NO US0

Fotos: Citroën

Depois de dirigir pouco o novo Citroën C3, só por ocasião do seu lançamento há pouco mais de um mês, em Brasília, faltava rodar com ele no uso normal, especialmente para avaliar melhor o novo motor de 1,45 litro na altitude de 800 metros de São Paulo, já que a capital federal fica a quase 1.200 metros acima do nível do mar e isso faz diferença em motores de aspiração natural e baixa cilindrada, bem como experimentar melhor as sensações de dirigir com o grande pára-brisa Zenith.

O motor, rotulado de 1.5i flex e com designação de fábrica TU4M Flex, vai melhor do que o observado na primeira vez que o dirigi. Embora, como eu disse antes, ao ser de 8 válvulas não tenha o brilho do 16-válvulas anterior – que agora está ainda melhor, diga-se, ganhou 5 cv com gasolina e 9 cv com álcool, para 115 e 122 cv, respectivamente – atende bem ao chamado uso geral, capaz de agradar a todos os gregos e a boa parte dos troianos.

Seu forte é aquele uso em rotações bem baixas, aceitando sem protesto pular marchas, no que retribui com baixo consumo de combustível. Na cidade, em uso normal, com com tráfego longe da fluidez ideal, o computador de bordo ficou sempre na casa de 1 litro por 11 quilômetros, com álcool. Não tive oportunidade de ir para a estrada com ele, como gostaria, mas por essa base pode-se antecipar sem muito erro 1 litro por 15 quilômetros com álcool. O novo motor é realmente frugal.

As medidas tomadas pela Citroën (na verdade pela PSA, a controladora desta e da Peugeot) surtiram mesmo efeito. Entre elas o grande aumento da taxa de compressão, que de 10,5:1 no motor anterior de 1.360 cm³ saltou para importantes 12,5:1 neste 1.449-cm³, e tudo o que foi feito para reduzir atrito interno e massas, até mesmo controle da circulação do líquido de arrefecimento diferenciado para temperatura de funcionamento otimizada em função do combustível que está no tanque (com álcool, a temperatura do motor deve ser mais alta, para facilitar a vaporização do combustível), provou se correto.

A leitura do computador de bordo é clara e precisa, à direita do velocímetro, dentro do medidor de combustível. As funções vão se alternando apertando o botão na extremidade da alavanca do limpador de pára-brisa, bem fácil. O novo quadro de instrumentos é bem superior ao antigo, especialmente aquele estranho conta-giros em arco sobre o velocímetro, de leitura difícil.

O pára-brisa Zenith de série é mesmo um ponto alto no Tendance, utilizado também na versão superior Exclusive, porém indisponível para a de entrada Origine. A sensação de dirigir sem o teto por cima é mesmo incrível, e quando sol está mais para vertical e o tempo está muito quente, desloca-se facilmente com a mão interna a cortina rígida que tem o formato e aspecto um revestimento de teto comum, com pára-sol nos dois lados e tudo. Solução mesmo brilhante e, por que não, ovo de colombo.

Com suas dimensões contidas de entreeixos e comprimento total, 2.459 e 3.944 mm, na ordem, e diâmetro minimo de curva de 10,3 metros, é bem adequado para o uso em cidade, é bem ágil. A leveza do volante em baixas velocidade ou em manobras, proporcionada pela assistência elétrica, que é indexada à velocidade, é outro destaque do C3. Até a manopla da alavanca de câmbio, em forma de pera, é especialmente agradável de manusear. A capacidade do compartimento de bagagem, 300 litros, atende bem às necessidades da maioria. Mas o prático porta-objetos no console carece de uma borda de retenção e o que se coloca ali "voa" para trás numa arrancada mediana.



O piso de Brasília não permitiu avaliar direito a suspensão do novo C3, que na buraqueira e ondulação de São Paulo se mostrou correta em absorção, estabilidade e conforto. Já havia sido dado um grande passo nesse sentido em 2008, não houve na realidade grande mudança de lá para cá, senão um interior mais silencioso agora.

Pode parecer que não, mas as luzes de uso diurno compostas de LEDs marcam bem a presença do carro no trânsito, percebe-se claramente como os outros motoristas e os pedestres avistam o C3, algo que já notei com outros carros que têm o recurso. Como eu disse, não usei o C3 em estrada, mas com outros os motoristas dos carros à frente nos avistam de longe, melhor do que sem elas.

O C3 Tendance vai mesmo bem no uso.


BS

127 comentários :

  1. Essa cortina do teto faz barulho ao passar por pisos ruins?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jortécya
      Nada, barulho algum.

      Excluir
    2. claro que faz sim nao precisa ser muito ruim, nao e uma escola de samba mas faz sim, e daqui a um ano ou dois sera uma escola de samba, SINCERAMENTE... QUAL O CARRO QUE NAO FAZ BARULHOS EM PISOS RUINS ? UM Carrocoptero ? so se for...

      Excluir
  2. O Bob, seu maço de Malboro e seu isqueiro Zippo, kkk....

    Gostei desse novo C3. O antigo tinha cara de carro de menina...

    E pela capacidade cúbica do motor, na verdade ele é um 1.45, não chega ao 1.5, mas o aumento de leve na capacidade e o não tão leve na taxa de compressão parecem que fizeram bem ao motorzinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava pensando em como essa cena é comum comigo, exatamente este maço e este isqueiro.

      Excluir
  3. O tal pára-brisas me parece coisa de quem nunca viu estufa funcionando, mas vá lá: Quem hoje em dia compra carro realmente pautado em aspectos técnicos ou utilitários? Para a parcela que quer um carro novo para ser diferente do antigo (e a maioria da população deve ser assim, pelo bem da indústria...), cumpre sua função com louvor. E parabéns a Citroen, que colocou um ótimo carro embaixo do para-brisas/teto.
    Ainda quanto ao teto: Qual a cor da tal cortina na face que fica para cima? E o estofamento, é de cor clara para compensar a maior entrada de luz e, como o vidro barra o infravermelho melhor que o metal, a menor saída de calor?
    Quanto porta-trecos, duas observações:1- Fotos tão explicitas de maços de cigarros andam ficando mais raras que a presidenta aparecendo na Playboy; 2- A Citroen poderia rever isso com uma certa urgência e convocar os donos para um recall, já que existe uma chance não-nula de colocar-se uma coisa qualquer no porta-trecos e ela ir parar atrás de um dos pedais, ou desconcentrar o motorista numa situação perigosa, etc.
    Mais uma última coisa: "o piso do Brasília não permitiu..." Entendi errado ou era para ser o piso de Brasília? O Brasília era o carro, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O teto não me incomodou, se bem que para efeito de luminosidade, eu ainda prefira disparado os interiores monocromáticos em bege (ou mesmo azul claro, como aquele fantástico interior que a Chrysler oferecia no final de sua era no Brasil) que os fabricantes insistem em não disponibilizar mesmo como opcional. Já esse negócio de led, detesto: para mim, tem um toque de xuning. E o Bob quis mesmo dizer o piso de Brasília.

      Excluir
    2. Braulio,
      Piso de Brasília, a cidade; corrigido. A cor da face da cortina para fora é a mesma da interna, clara.

      Excluir
    3. Mr.Car e BraulioStafora
      Voces fizeram uma confusao danada.
      O Bob quiz dizer piso de Brasilia, a cidade de Brasília.
      As ruas e avenidas daqui sao conhecidas por ter uma pavimentacao muito boa , melhor que a maioria das grandes cidades...
      Localizada na regiao Centro-Oeste, Brasília também é conhecia por ser a capital do Brasil.

      Excluir
    4. Foi o que eu disse: o Bob se referia ao piso (pavimentação) de Brasília, também conhecida por Distrito Federal, Bsb, e "Ilha da fantasia". Conheço bem, já morei aí, he, he,he!

      Excluir
    5. Moro na asa norte e acho que aqui e uma cidade que as pessoas gostam e cultuam carros!
      Onde você morava ? Porque saiu do planalto?

      Excluir
    6. Em se tratando de Mr Car, saiu de Brasilia porque estava fugindo da policia, ou foi jurado de morte por ser tão mala, hehehehehe

      Excluir
    7. Morei principalmente nas asas Sul e Norte, mas também um pouco no Lago Norte, e no Cruzeiro Velho. Sai do Planalto por conta de trabalho, mas te digo: desde a primeira vez que pisei aí, fiquei (e ainda sou) completamente, loucamente, desesperadamente apaixonado por esta cidade. Antes de conhecer Brasília, sempre ouvi pessoas declarando amor por suas cidades, mas tomava como força de expressão, e pensava comigo: "amar uma cidade? Que bobagem, que exagero"! Agora sei que não é. E volte eu a morar aí ou não, já deixei instruções para quando terminar meu "prazo de validade": que minhas cinzas sejam jogadas no Lago Paranoá, do alto da Ponte J.K. Amém.
      Abraço.
      PS: aos demais, desculpem o off-topic.

      Excluir
    8. Sr. Presidente do Logan Clube.
      Seja feita vossa vontade estando o senhor na terra ou nos céus.

      Excluir
    9. A moda é ser presidente e semi-alfabetizado, não foge à regra, he he he

      Excluir
    10. Comprei um origine sem o teto. Antes de tudo conversei com os mecânicos da própria citroen para saber o que fazer. O Zenith- estao reclamando do barulho da cortina.l e do calor e luminosidade dentro do carro. Impossível guiar sem óculos.
      O motor é do Alcolico ANÔNIMO...jao de álcool a ele pois não quer parar de beber.
      Suspensão está melhor. As rodas do exclusive são alvo preferido dos ladrões.
      As do tendence e origine por serem menores e mais escuras parecem estar a salvo.
      As costuras dos bancos sao a reclamacao maior pois quando as c9stas nao cabem as pessoas ficam tentando se ajeitar de um lado para o outro . Ai ja viu.
      As luzes de led são dignas de pqgodeiros ou da garotada que quer aparecer. Ligar os farois ainda e mais seguro e menos xuning. .. O carro tem uma pobre visao trazeira e pra piorar apenas uma lampada de re. . Passageiros traseiros sofrem e a mala e fraca. Aconselho a compra apesar da rede de concessionárias na minha cidade Maravilhosa ser uma literalmente Merda. Atendimento zero. Pra vc s verem comprei o meu em 2 fev e ate agora nada

      Excluir
    11. acabei de comprar o meu,,,, tendance ja modelo 2014.... pelo menos ate a compra, atendimento perfeito e os testes pista e cidade atendem super bem, o para-brisas em um dia de calor muito intendo acaba sendo meio inviavel, mas q eh gostoso eh,,,,, e to imaginando a noite q show sera..... previsao de entrega pra 08/05.... ansioso pelo pratex!!!!

      Excluir
    12. Ola Lee, pagou quanto? Comprei um também pego no proximo sabado, aqui em Goias paguei 48, abraço. vfmnet@gmail.com Virgilio

      Excluir
  4. Corsário Viajante16/09/2012, 13:48

    Um dos poucos carros atuais que me interessariam numa eventual troca.
    Só achei a avaliação muito curta, queria saber mais detalhes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corsário
      Há maia sobre o carro no link logo no começo.

      Excluir
    2. Corsario
      considere:
      fragilidade de suspenssao dos modelos citroen
      numero de concessionarios
      depreciacao maior que a media
      de resto tambem gostei muito desse novo C3 !

      Excluir
    3. Caro Anônimo 16/09/12 18:14,

      "Fragilidade de suspensão de modelos Citroën"??
      Tem certeza que estamos falando da mesma marca?? Aquela que, como todas, tem alguns defeitos, mas se consagrou exatamente pela eficiência e resistência da suspensão (Bob Sharp, socorre...) e que 10 entre cada 10 profissionais de alinhamento e suspensão elogiam e ainda brincam que não dá lucro para as suas lojas??

      Outra coisa: A depreciação da linha C4 Ok, deixa a desejar... Mas do C3? Acompanha o segmento. Basta comparar. E tem procura no mercado de usados.

      Excluir
    4. antes de efetuar a compra hj pesquisei bastante em sites,,, e tb as vendas de carros nos ultimos meses,,,, esse pequeno ta vendendo mto,,,, no ultimo mes enquanto emplacaram quase 3000 C3, concorrentes como fit, punto, polo e sonic nao passaram de 700 unidades,,,, quanto a depreciacao meu voyage 2011 caiu 10000 reais no preco q paguei,,, em menos de 2 anos... desvalorizar faz parte,,

      Excluir
  5. Será que esse carro fará sucesso com os calvos? xD
    Ou todos preferirão o Origine?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá treinando pra trabalhar na Praça é Nossa? Piadinha ruim hein

      Excluir
    2. Hehehe! Eu gostei da piada.

      Excluir
    3. Eu também ri..e odeio piadas idiotas hein! haha

      Só aproveitando o post ara fazer uma observaçõa, estou pesquisando preços de carro entre 38 a 44 mil +-, o C3 me pareceu o melhor custo benefício, ou estou enganada? Pois fui ao salão do automóvel justamente para conhecer o HB (embora more em piracicaba nao consegui encontrá-los, chagavam e já eram vendidos) e me decepcioneis, pois é barato na versão básica...se quiser o conforto de um 1.6, completinho (digo, inclusive com rodas e retrovisores elétricos) não sairia por menos de 44..muito caro para um carrinho do tamanho do gol, embora bonito, mas é carrinho!
      Pulando uma categoria, um C3 origine por 42..estranho não?!
      Acredito que seja uma opção inteligente, pois não ouvi reclamações até agora sobre o mesmo (pode ser que não tenha dado tempo ainda...)
      Agradeço comentários e opiniões!

      Excluir
    4. categoria melhor q do hb e por preco compativel,,,, sem contar q hb20 so se for 1.6, pq o 1.0 eh medonho,,,, froxinhoooooo

      Excluir
  6. Bob, os pára-sóis pivotam para as janelas laterais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felisberto
      Não, só para baixo. Comentei isso no post do lançamento.

      Excluir
  7. Bacana esse carro e o "Zenith". Mas o Europeu, que ví pessoalmente, é mais bonito. Simples e elegante. E dizem que as alterações foram a pedido dos Brasileiros... Soda! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parece q em breve o europeu adotara a frente desse brasileiro....

      Excluir
  8. Eu tenho trabalhado com a PSA ultimamente. Sempre fui avesso a marca, mas os ultimos carros tem me impressionado.
    O C3 foi um deles, o 308 outro. Ainda nao tive oportunidade de entrar no DS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o ds eh show,,, do ds4 pra frente entao nem me fale,,,, tava ansioso pelo novo208 mas nao tenho concessionario proximo,,,, ai desisti,,, mas tb parece ser bem legal.

      Excluir
  9. Problemas desses led como luzes diurnas: um bom número de brasileiros não sabem para que ela serve. Já vi esses leds não originais (xing lings) em Gols, Vectras, Omegas, dentre outros carros, utilizadas somente elas durante a noite, junto com o famigerado pingo azul (lanterna) - em cidades. Tenho medo da forma como poderá ser utilizado esse led, ainda q se desligue qdo ativados lanternas/faróis (sempre tem algum malandro q vai mandar/aceitar desativar esse sistema). Digo isso também pq são inúmeros Citroens, Peugeots e VWs (especialmente estes, dentre outros), novos/recentes, que vejo trafegando com as luzes de neblina somente, inclusive na traseira (cuja luminosidade é tão grande quanto às de freio), em noites de céu estrelado ou dia ensolarado. Antes de os críticos de plantão venham com mimimi de marcas, tenho um Jetta e sei o momento de usar essa iluminação, pois apenas o faço em casos de baixa visibilidade (neblina, chuva fortíssima...) e não quotidianamente. Falo isso porque é um inferno ter de viajar atrás de um carro com essas luzes de neblina ligadas ou aqueles q em sentido contrário acreditam q somente elas à frente iluminam - isso qdo não levantam o facho. Ass. Miguel Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que os fabricantes, todos, podiam ver essa questão. As luzes de posição por exemprlo só se acenderem com o carro parado e as neblinas se acenderem apenas junto com os farós baixos entre outras coisas. Isso enche o saco. E as autoridades de trânsito também podiam ficar de olho. Hojé só se multa por exesso de velocidade, uma pena, pra não falar outra coisa.

      Excluir
    2. Concordo com os dois, mas quando instalei os faróis de neblina em meu carro, optei para que se acendessem apenas com o meu comando. Assim, raramente os ligo, porque às vezes eles atrapalham os outros motoristas, mesmo se combinados com os faróis baixos.

      O que vale é o bom senso e sei que infelizmente a maioria dos nossos motoristas não têm.

      Excluir
    3. Não me canso de falar, nesse quesito o 500 é campeão: a chave de iluminação dele não tem opção de lanter ou farol baixo, é apenas LIGADO. Quando o carro está ligado, acendem-se os faróis baixos, quando desligado apenas as lanternas. Fora as luzes diurnas no para-choque.

      Excluir
    4. Contra a burrice de usuários, não há sistemas inteligentes que bastem.

      Excluir
    5. "...vejo trafegando com as luzes de neblina somente, inclusive na traseira (cuja luminosidade é tão grande quanto às de freio), em noites de céu estrelado ou dia ensolarado."

      Isso é extremamente irritante. Além de ser forte esta lanterna de neblina, ainda tira a concentração para as luzes de freio. Usar fora da situação propícia é coisa de jegue que quer ser chique.
      Mas o pior são aqueles 206 que a luz fica no meio do para-choque, parecem baratinhas andando com o c* aceso!

      Excluir
    6. irritante e incomoda demais,,, congestionamento e aquele inferno de luz vermelha acesa na cara da gente eh o fim do mundo,,, pouco e tempo e a gente fica zureta.....

      Excluir
  10. Mas ai as revendedoras citroen estragam o carro, vendendo-o por cerca de 4 mil acima da tebela.... E ainda teve um vendedor cara de pau que me disse que a diferença era o frete ... Aaaa vai lá
    ISM

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Desculpe, Bob, a avaliação como sempre está excelente, mas o "merchandising" da Marlboro não pegou bem. Claro, fuma quem quer, mas um blog de respeito como este tem que fazer sua parte.
    Realmente essa versão do C3 é mais "masculina", o antigo tinha tanta cara de garota quanto o Ka. Estive examinando um DS3, aos olhos mais desatentos, parece uma versão 3 portas desse C3, fica como "sugestão" à PSA uma versão 3 portas do C3, será que não faria sucesso?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...Bob. Não tem como escrever as palavras estrangeiras em itálico nas postagens para não ter que colocar, contra a vontade, entre aspas?

      Excluir
    2. CSS
      Não entendi onde está o desrespeito e gostaria de uma explicação. Será que o patrulhamento chegou a esse ponto, o de quem fuma ter de esconder seu próprio maço de cigarros? Por acaso fumar é algo ilegal? Mas você há de convir que um maço de Marlboro é bem mais visível para uma foto que um celular, por exemplo. E fora que foi verdade, na primeira arrancada o maço e o Zippo voaram./ Vou falar com a Citroën sobre sua idéia de um C3 2-portas, achei boa.

      Excluir
    3. CSS
      Procuro usar o menos de itálico possível, porque fica uma leitura incômoda. Aspas ficam mais para mudar o sentido das palavras ou títulos de filmes, livros, programas de televisão. Mas a que você se refere precisamente?

      Excluir
    4. Leitura incômoda é do Roberto Agresti, com aspas, travessão, dois pontos, ponto e vírgula tudo na mesma frase.

      Excluir
    5. Concordo Anônimo 17/09/12 00:40, eu gosto dele, mas tem horas que simplesmente, não dá para ler... hehehe...

      Excluir
  13. Quando vi, tive certeza que apareceria alguém criticando a carteira de cigarros e o isqueiro.

    Como é que pode nosso povo ser tão influenciado e ser sempre "maria vai com as outras".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso se chama patrulhamento, caro CCN. A que ponto chegamos.

      Excluir
  14. Quanto ao carro, gostei de tudo, menos o preço e o motor.

    É uma pena que a PSA seja tão desencontrada com os anseios brasileiros.

    E na minha modesta opinião, não vai vender tão bem quanto eles pensam.

    ResponderExcluir
  15. CCN,
    o motor é ponto alto, acredite, dos mais econômicos de sua classe, com desempenho a altura, quem quiser mais potência, encontra opção mais interessante ainda, 122cv de um 1.6L.

    MAS

    ResponderExcluir
  16. Fuma quem quer, o Bob não está incentivando ninguém a fumar.

    ResponderExcluir
  17. Renato Flores16/09/2012, 17:10

    Parece ser um bom carro esse Citroën. Quem busca um hatch compacto deveria considerá-lo com atenção. E, convenhamos, a famosa excentricidade francesa é benvinda em soluções como o tal para-brisa Zenith.

    E por falar em Citroën... Na última sexta-feira, me deparei com caminhões-cegonha transportando vários DS4 e DS5 em plena Avenida Brasil, aqui no Rio. Sinal de que não demora muito para chegarem às concessionárias.

    ResponderExcluir
  18. Bob, por favor, você poderia ratificar o consumo urbano de 11 km/l com álcool?
    Pergunto isso porque no post do lançamento foi informado um consumo muito mais alto com álcool, porém próximo com gasolina:
    Consumo urbano (km/l) 11,9 (G), 7,5 (A)
    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 16/09/12 17:25
      Observado no computador, álcool.

      Excluir
  19. bem pessoal essa primeira foto é lá na avenida lyons em sao bernardo do campo e olha o pardal de velocidade atrás hehehehehe

    e tio bob para de fumar, uma hora vc vai começar a queimar oleo e se não der refitica....

    como dizia meu avô, hoje você acende o cigarro, amanha o cigarro te apaga... hahahahahaha

    ResponderExcluir
  20. Belo carro. Mas o preço da versão completa não ajuda. É o legítimo representante dos tais "compactos premium". Por 55 mil dá pra levar um Focus 2.0 ou um i30, de categoria superior, embora prestes a serem renovados.

    No ano que vem provavelmente o C3 baixa para preços mais civilizados. No lançamento são sempre lá nas alturas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensamento de que compra carro por metro. Com R$50k você pega um compacto premium completo, esses de categoria superior que você citou por esse preço vem na versão básica, com ar não digital, maçaneta de Ford Ka entre outros detalhes que deixam a desejar.

      Excluir
    2. Em compensação, tem suspensão traseira multilink, melhor conforto de rodagem, maior espaço...

      Excluir
    3. Não se trata de comprar carro por metro. É exatamente o que o Anônimo 16/09/12 21:16 disse: mais conforto, tecnologia e entusiasmo!

      Por causa da mentalidade do Anônimo anterior é que os carros mais vendidos no BR são Gol e Uno. Por isso que a maioria dos carros novos são carroças defasadas...

      Excluir
    4. Pois pra mim, é questão de comprar carro tendo acerto de chassi, suspensão e unidade motriz como fatores de maior peso. Não tem nenhum "compacto premium" da mesma faixa de preço (no Brasil) que chegue perto do Focus nesses quesitos.

      Excluir
    5. tinha esse sonho do i30 baixar de preço..... pelo contrario, subiu a bessa.... e ainda botaram motor de HB20 1.6.... o projeto eh lindo mas com motor 1.6 perdeu a graça

      Excluir
  21. I30 de categoria superior, bem o carro e maior assim como seu motor, mas um Hyundai nao pode ser colocado (ainda) como comparável a um produto de marca tradicional.
    Ainda nao consegui enxergar carro de fabricante Coreano como comparável a um de marca Européia, pelo menos ate que eles comecem a provar na pista, a nível mundial e em categoria de alguma relevância, que possuem tecnologia para vencer.
    Bem, diante de tanta marca nova no mercado e tanta opinião motivada por interesse ou raciocínio simplicista (como aquele culmina por classificar um produto Chinês como aceitável) tive que eleger um fator de diferenciação.
    Como fã de automobilismo e motociclismo a quase 50 anos acho que achei um, meu dinheiro pode ser gasto em um Citroen, mas nunca num Coreano ou Chinês ate que......
    Acosta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao meu ver, carro coreano está praticamente no mesmo nível de confiabilidade dos de marcas tradicionais, com a vantagem de custarem menos (no resto do mundo, no Brasil há distorções). Não por acaso eles conquistaram fatias importantes dos mercados mais exigentes do mundo, EUA e Europa. O pouco investimento do grupo Hyundai nas competições, assim como no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para as ruas, faz parte do modelo de negócio que possibilita esse preço mais baixo.

      Excluir
    2. Colocou corretamente, praticamente nao quer dizer "do mesmo nível" mesmo porque nao esta mesmo.
      Quanto ao preço, e isto mesmo, de 15 a 20% mais barato que modelos semelhantes em alguns mercados, mas aqui nao e bem assim, são mais caros se vc fizer uma analise mais profunda envolvendo um uso mais prolongado.
      Logo, ainda falta algo para um Coreano ver meu dinheiro, agora repetindo, Chinês por favor passem longe.
      Acosta

      Excluir
    3. Correto, não acho que esteja realmente no mesmíssimo nível, daí ter empregado "praticamente no mesmo nível". Mas está perto, e aproximando-se a cada geração. Podem até passar marcas tradicionais, como passou a Mazda e Mitsubishi, em número de vendas, mas não em termos de tecnologia de ponta, devido justamente ao modelo de negócio deles, focado muito mais na produção em si que no R&D. E é interessante frisar que boa parte da competitividade da indústria coreana como um todo vem da política monetária do país, que favorece custo operacional mais baixo que de outros países desenvolvidos.

      Excluir
    4. Eu acho um Kia/Hyundai bem melhor que um Fiat por exemplo.
      Ganha fácil até.

      Excluir
  22. Teto panoramico e freios dianteiros com disco sólido. Economia porca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 16/09/12 19:11
      Sólido? É ventilado.

      Excluir
    2. Segundo o VRUM, são sólidos (pessoalmente, acho que o VRUM está equivocado, pois mesmo os carros mais baratos usam discos ventilados):
      "Os discos dianteiros são sólidos, e na traseira, tambores. O pedal de freio apresentou curso morto um pouco maior que o usual, passando a um início mais imediato na sensibilidade. O ABS apresentou grande retardo de resposta inicial em frenagem de emergência, quando sobre piso de terra cascalhada e paralelepípedo molhado. Ocorre eventual ruído do contato das pastilhas com os discos em baixa velocidade no trânsito urbano, com carga mínima sobre o pedal. A resistência térmica foi satisfatória e as reações são balanceadas nos dois eixos. O freio de estacionamento atuou normalmente. REGULAR"

      Excluir
    3. Confirmei no sítio da Citroen: discos sólidos nas versões Origine e Tendance, ventilados na Exclusive
      http://www.citroen.com.br/_media/novoc3/ficha-tecnica/Ficha_Tecnica_Novo_Citroen_C3.pdf

      Excluir
    4. Bob só sabe falar as vantagens, os podres ele esconde, e olha que usou o carro por mais de um dia, tá deixando a desejar, ou melhor tem que garantir o dele.

      Excluir
    5. Anonimo 17/09/12 08:18
      O seu comentario(injurioso)demonstra que voce nao costuma ler o blog e as avaliacoes que sao feitas por seus jornalistas.
      Nao seja leviano e acuse ou duvide da integridade das pessoas.
      Nao compare os outros por aquilo que voce é, ou pela forma que voce costuma agir.
      Deixe de ser mal-criado , aprenda a respeitar e será tratado com respeito tambem
      Jorjao



      Excluir
    6. Todos os leitores
      Acabei de receber a confirmação: os discos do Origine e do Tendance são sólidos, só os do Exclusive são ventilados. Lamentável, associar qualidade de freios a versão. O AE espera que a Citroën corrija esse erro o mais rapidamente possivel. A ficha técnica será alterada em seguida.

      Excluir
    7. tem como trocar depois? qual o custo dos ventilados na ccs?
      a vantagem e so do fade ou tem outra ?

      Excluir
  23. Amigos:
    Estou prestes a comprar um Gol Power completo, mas comparando com o interior e motor do C3 1.6 e do HB20 1.6, me parece melhor encarar a menor confiabilidade desses últimos dois, mesmo que mais caros e com longo tempo de espera para a compra (no caso do HB20), estou certo?
    Agradeço os comentários.
    Joca Mello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, não compre Gol completo. Entre em qualquer outro carro nessa faixa de preço e você vai descobrir o significado da palavra "completo"

      Excluir
    2. Tu ainda é do tempo que gol era confiável é?
      Huahuahuahauhau... campeão de recalls na nova geração...
      Pessoal compra VW achando que ela ainda faz VW a ar... acha que a manutenção é mais barata e a confiabilidade é superior, quando na verdade está exatamente na média das outras...

      Excluir
    3. Anônimo16/09/12 21:14,
      Na média dos outros ou até pior... Não acho que valha a pena pagar mais só porque depois vai recuperar parte na hora de vender.

      Excluir
    4. Ah mas tem o selo de qualidade: o emblema Folkswagen!!!

      Comercial mais patético dos últimos tempos! Rivaliza forte com Vetra e Queboster acelerando com ronco de V8.

      Excluir
    5. Joca,
      Um Gol Power completo com câmbio manual custa R$ 47.892,00. Já a versão automatizada sai por R$ 50.697,00. Dados de simulação feita pelo configurador disponível no website do fabricante.

      Excluir
    6. Ja expliquei varias vezes nesse forum
      Um VW é mais caro e assim deve ser mesmo!
      Trata-se de uma marca com engenharia e tecnologia com DNA alemao e portanto muito superior.
      Ampla rede de CSS e facilidade de pecas no mercado.
      Quanto a revenda é praticamente um cheque -visado e a depreciacao é bem menor que as outras marcas.
      Portanto Joca Mello fique com o Gol ou outro VW de sua preferencia.

      Excluir
    7. "Superior" por ser alemão? Um Gol é alemão por acaso, com engenharia alemã? Esse C3 é muito superior.

      Excluir
    8. Sem dúvida é muito superior. Aliás o C3 no mercado de usados é disputado a tapa.

      Excluir
    9. C3 usado vende igual pão quente, fato.

      Gol?
      O Gol não sei, mas o Fox - novo, na Alemanha é classificado como "parece um VW mas não é assim um.. VW". Só pra informação.

      Em casa temos um Renault e um VW populares. Já gastamos um tanto a mais no VW estes anos todos com manutenção. Fato 2.

      Compre o carro que você gosta e ponto final.

      Excluir
    10. Compre o carro que você gosta e ponto final. [x2]

      Excluir
    11. Anônimo17/09/12 10:19, continue assim que você bate a meta de vendas esse mês.

      Seu post foi hilário (era pra levar a sério??).

      Excluir
    12. Estava lendo que o Gol seria um dos carros que mais se desvalorizam no Brasil, com 14,5% no primeiro ano. Mais que C3 e 207.

      Excluir
    13. Carro completo significa o que dispõe de todos os opcionais para aquela versão.

      Excluir
    14. A tabela fipe não reflete bem os acessórios instalados no carro como ar e etc que tem de ser instalados no gol por isso vc acha que ele valoriza.

      Excluir
  24. Entrei hoje num Exclusive e vi que o teto panorâmico é cortado por uma canaleta que vai até o retrovisor eletrocrômico acabando com a graça do negócio. E, segundo o vendedor, esta canaleta é iluminada por leds azuis, que fica lindo a noite...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme
      Não cheguei a ver isso, mas sendo como você descreveu, é de péssimo gosto realmente.

      Excluir
    2. Fica uma semana com o carro e não vê isso, pela amor ....Para com Wilson.

      Excluir
    3. Ué, quanta gente passa a vida inteira com FIAT e não sabe como acender faróis sem ligar o motor?

      Excluir
  25. Se com 800km saiu um post deste tamanho, pra uma avaliação completa tem que ir até a Bahia umas 3x?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o negócio é pegar carro novo e levar a patroa pro shopping e visitar os parentes, avaliar carro é só colocar meia duzia de pontos positivos, omitir as falhar e fazer a média com o setor de imprensa das fabricas, é assim que funciona nos sites e revistas brasileiros.

      Excluir
    2. Acredito não ser o caso aqui, acho que o Bob tem um nome que vale muito mais do que isto, mas como nada é 100%, nos testes dos JAC os elogios foram demasiados.
      Agora que vai levar ainda muito tempo para a imprensa Brasileira realmente julgar e comparar carros, como fazem algumas revistas Europeias (porque as Americanas estão mais para as Brasileiras), isto vai.
      Acosta

      Excluir
  26. Gostei muito do C3 ao vivo; incrível como melhorou: um carro que eu desprezava por completo, ficou algo muito mais interessante...lembra um DS3 com quatro portas por alguns ângulos.

    A versão top, com seus cromados e pequenos cuidados estilísticos, ficou realmente muito atraente; um tremendo salto de qualidade, botando o Gol (por exemplo)literalmente para escanteio.

    Citroen nunca foi das minhas marcas preferidas, mas tenho que admitir que estão acertando ultimamente.

    MFF

    ResponderExcluir
  27. Caramba! Ficou muito boa a Lions! E ainda terminaram um viaduto parado há trinta anos. Houve até post do Bitu falando dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Bitu já era, ralou peito daqui.

      Excluir
    2. Ele escrevia neste espaço em algumas oportunidades. Você sabe o que aconteceu com ele?

      Excluir
    3. Ele anda escrevendo uns artigos de antigos pra quatro patas. Dá uma olhada lá.

      Excluir
  28. 15Km/l Com Álcool? Se fizer isso mesmo, compro logo dois! :-)

    Será que demora a aparecer nas locadoras pra gente poder testar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for mesmo, é de tirar o chapéu, principalmente por não ter empregado nada de muito exótico, tudo questão de bom uso de técnicas de conhecimento geral.

      Excluir
  29. Também achei pouca informação pra 1 semana e 800km de teste.
    Dá a impressão que foi meio na pressa.
    #ficaadica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Henrique da Silva Marques Barreti18/09/2012, 13:13

      Também reparei nisso.

      Excluir
  30. Daqui pra frente os VW serão top.
    Afinal, ela patrocinou o passeio do Bob à terra de WOB.

    ResponderExcluir
  31. Nossa, o camarada faz uma avaliação do carro em um site de acesso gratuito e fica um monte de gente reclamando que foi isso e aquilo, pqp.

    Queriam que ele falase o que, da chave Allen necessária pra se regular a altura do farol e quantos graus em cada direção que são necessários ?

    Poxa, tem um post bacana descrevendo o lançamento do veículo e agora foi um complementar com o uso, se não falou muito, não tem o que falar, oras.

    ResponderExcluir
  32. Bob, entre esse novo C3 1.6 Automático e o novo Punto Sporting 1.8 com câmbio Dualogic Plus (preço mais ou menos equivalente após colocados todos acessórios), qual dos dois você consideraria a melhor compra e por que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 17/09/12 20:50
      O Punto, prefiro os câmbios roborizados aos automáticos epicíclicos.

      Excluir
  33. Olá Bob, boa tarde! Por acaso era vc que dirigia (testava?) um Etios cinza ontém (17/09), por volta das 13:00 h, na saída da fábrica da Toyota, na Castello Branco? Eu estava com um Omega 3.0 chumbo, vc me passou na saída da fábrica, mas depois....Se não for vc, só pode ser seu clone!! Abç! e parabéns pelo Blog, realmente ótimo!!

    ResponderExcluir
  34. Dercílio
    Era eu mesmo! Ainda pensei comigo,"um Omega 3-L, que legal, que saudade!". Parabéns por conservar o carro!

    ResponderExcluir
  35. KKKKKK Legal Bob! Sou Médico Coordenador da planta aqui de Sorocaba, mas meu hobby ainda está ligados a 4 rodas, cheiro de gasolina, pneus, etc. Geralmente aos sábados me encontro com Luis Otávio (eng de testes) e + uma turminha bacana de Tatuí (Ford), para tomar um bom vinho comer umas pizzas, e contar mentiras e verdades, enfim rir um pouco. O Luis te conhece, vai muito (??) a Interlagos, com uma BMW 325 preta, tanto na Regularidade como no Campeonato de Marcas (com os antigos passat, fiat 147, etc). Aliás nem sei como anda isso, mas que dá vontade de por o Omegão aí nessa salada, isso dá! Gde abç, e na próxima "vinhada" vc será convidado!

    ResponderExcluir
  36. Dr. Dercílio.
    Avise-me sobre a próxima "vinhada" e irei correndo para aí! O Luís Otávio tem ido bastante o Green Hell!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  37. Multilink (ou a teoria na prática é outra)

    ResponderExcluir
  38. Ola Bob, vc conseguiu 11km/l em São Paulo com alcool??? O meu ta fazendo 10 na gasolina.. :/ e na estrada fiz 15km/l.. gasolina tbm... se com alcool ta bom assim.. vo tenta muda pra ver.... tava acostumado com meu 206.. q era excelente na gasolina e um fiasco no alcool rsrs

    Qnt ao porta objetos... tive o mesmo problema com meu celular.. um iPhone que é super liso.. O que eu fiz pra resolver foi compra aqueles "anti-slip pad" tem no ML ou ebay é um tapetinho de borracha... coloquei la dentro e agora ta legal rs

    ResponderExcluir
  39. Encomendei o meu, um Tendance Prata. Fiz o Test Drive em alguns outros modelos do mesmo segmento, como New Fiesta, Punto e não tive dúvidas. Ansioso pela chegada!

    ResponderExcluir
  40. Depois de ler varios comentarios, testes na internet, e fazer o test drive, comprei um c3 tendance vermelho rubi, achei o carro muito confortavel e silêncioso, ainda n peguei estrada, mas na cidade o motor se mostrou bom com boas respostas

    ResponderExcluir
  41. Olá Bob, li todos os comentários acima e há pelo que vejo alguns mais antigos...
    Estou pretendendo adquirir um veículo e em termos gerais estou numa dúvida cruel ente as linhas de saída do C3 o Origine e o New Fiesta
    AInda não fiz o test drive nos mesmos e leigamente falando me parecem muito similares em termos de carro, motor, acessórios, custos...
    Você com maior entendimento em detalhes teria algo a acrescentar???? Visto que os comentários são bem diversos positivos e negativos sobre ambos!
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  42. Ola,aqui na minha cidade o C3 tendance zero fica por 43.900 (2014),e um semi novo (2013) achei por 40 mil...Qual seria o mais vantajoso na sua opinião? acho a diferença muito pouca e é melhor pegar o 2014,naõ é?

    ResponderExcluir
  43. Olá Bob.

    Boa matéria.

    A pergunta que fica para a maioria dos futuros compradores é: exclusive ou tendance? Fui ver o carro em uma concessionária aqui de SP e fiquei na dúvida sobre qual versão optar. A tendance tem o melhor custo-benefício, itens de segurança consideráveis para o segmento, etc... Uma compra racional, eu diria. O Exclusive favorece em alguns itens supérfluos como o excesso de cromados, ar digital (não sou tão exigente com este ponto...). Ok, não descarto a segurança com os freios ventilados e, com mais quase 3 mil, airbags laterais (venda casada com os bancos de couro, verdadeira sacanagem...), e outros itens realmente úteis.

    Resumindo, compensaria pagar R$ 6.000,00 para ter um incremento só com a beleza do exclusive? Não acho que seja uma opção muito racional pagar R$ 49.000,00 em um C3 exclusive, mas acho que os detalhes mudam demais o carro... Difícil rsss, vou acabar pegando o exclusive

    Abs.

    Fernando

    ResponderExcluir
  44. Olá rapazes!

    Comprei meu C3 Tendance em novembro. Amo o carro.
    A estabilidade nas curvas e uma boa capacidade de retomada foram o que mais me incentivaram a comprar o C3.
    Quanto ao modelo, todo carro tem defeito pois é impossível agradar a todos, o parabriza é sensacional e desculpem rapazes, mas ele não esquenta tanto assim (Moro no Rio de Janeiro e já peguei sol de 40º nesse carro). A cobertura rebatível faz barulho sim, me incomodou mais do que eu gostaria, mas coloquei uma flanela, dessas que a gente guarda no carro sempre, entre a cobertura e o teto, como se fosse um calço, funcionou maravilhosamente e ninguém vê =D

    No geral o carro tem um excelente custo benefício, apesar de que eu gostaria que a manopla do câmbio fosse mais suave na transição das marchas e que o porta treco tivesse uma proteção porque tudo sai voando...kkk

    Não quis a versão exclusive porque achei que era só firula, o motor mal dá diferença, logo, dinheiro jogado fora.

    Quem fala mal do zenith é porque ainda não andou nele :D

    Recomendo e muito a compra desse carro!

    ResponderExcluir
  45. Comprei meu C3 tendance e estou aguardando o carro chegar, mas já estou super ansiosa!! Tinha um celta lt 2012 novinho, não tenho do que reclamar, mas ter um c3 sempre foi meu sonho!!

    ResponderExcluir
  46. Muito boa a matéria me mostrou umas informações q nao encontrei nem em site renomados com várias matérias do c3 como taxa de compressão(ccoisas técnicas) entre outros . Valeu ta 10 a matéria

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.