google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 UM BALANÇO SOBRE O GP DA MALÁSIA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

UM BALANÇO SOBRE O GP DA MALÁSIA

Muito se fala sobre a "nova" Fórmula 1. O que vimos na Malásia?
Foi uma corrida lotérica a começar pelos treinos de classificação, mas isto a transformou em algo que compensou o despertador tocar às quatro e meia da manhã para assisti-la.
Realmente as corridas estão mais atraentes, com mais ultrapassagens, novas equipes surgindo, diferentes ganhadores a cada corrida, e três ganhadores diferentes nas três primeiras corridas de uma temporada, depois de vinte anos. Entretanto, para uma coisa não podemos fechar os olhos, sempre haverá uma equipe de ponta, mais de ponta do que as outras.
O que vimos no Grande Prêmio da Malásia, foi a vitória da melhor equipe atual, com um garoto espetacular sentado ao volante, largando na segunda posição, pulando para a primeira logo na largada e não dando chance para ninguém. Grande garoto esse Sebastian Vettel. Vejo um futuro difícil para o eu companheiro Mark Webber. A Red Bull Racing já havia fechado a temporada de 2009 demonstrando ser a melhor equipe. Só não ganhou os dois primeiros grandes prêmios de 2010 por muito azar. Desta vez, a justiça foi feita e deixou os chefões de Ferrari, McLaren e Mercedes muito, mas muito preocupados. Devem estar pensando: "Além de não termos o melhor carro, ainda tem aquele alemãozinho para estragar a nossa festa."
E os nossos pilotos?
Felipe Massa, correndo sob pressão de alguns orgãos de imprensa internacionais, principalmente a espanhola, que cá entre nós, só tem a herança de um campeão do mundo e chora demais cada vez que o Alonso não chega na frente do seu companheiro de equipe, mostrou que já está maduro o suficiente e que só não foi campeão do mundo há dois anos atrás por contingências. Fechou a boca de muita gente. Dirigiu "à lá" Emerson Fittipaldi, acelerou com o cérebro e não com o pé. Resultado: é lider do campeonato, mesmo sem ter obtido nenhuma vitória, ainda.
Rubinho, de quem sou fã apesar de ser criticado muitas vezes por isso, dessa vez, solto e cansado das cláusulas contratuais e dos azares que comumente o atingem, de maneira muito descontraída desceu o "cacete" no seu carro e nos dos outros dois brasileiros que andaram lá atrás. Talvez a declaração dada em tom de brincadeira de que seu carro está uma porcaria, venha a lhe trazer algum tipo de prejuizo, mas não deixa de ser uma grande verdade. Que saudade dos motores Cosworth da década de 1960 e 1970.
Mas, Rubinho, vou lhe fazer uma pergunta: "você tem certeza de que está correndo pra valer? Ou está na mesma de um certo alemão que já foi e sempre será o maior de todos e que hoje parece estar lá para se divertir somente?
Lucas Di Grassi e Bruno Senna: conseguiram terminar uma corrida. Porém com três e quatro voltas a menos do que o vencedor, respectivamente. Como está duro começar a carreira na Fórmula 1 atual!!!! E mais, estes dois carros vêm demonstrar que projetar um automóvel em computador sem testes de verdade e pensar que será no mínimo competitivo, ainda está muito longe de ser realidade.
Vamos para o próximo daqui a quinze dias, na China, o que nos reserva. Teremos mais uma madrugada de domingo acordados, torcendo pelos nossos pilotos.

29 comentários :

  1. Marcelo Augusto05/04/2010, 19:08

    Sinto pena do Shummy, esta se confirmando que na Fórmula 1 moderna vence o melhor carro, independente do piloto, pois todos que chegam lá - com raríssimas exceções - já são excepcionais pilotos.

    ResponderExcluir
  2. Clésio Luiz05/04/2010, 22:28

    Pena do Shumi? Ele tá levando um coro do seu companheiro de equipe. Não tem essa de que o melhor carro vence não. Ele está é arrependido de ter voltado. Esse retorno só vai manchar a sua (não tão limpa assim) reputação.

    Para melhorar de vez a F1, só falta tirarem o Galvão Bueno. Sério, não dá mais para aguentar os erros dele. Na Austrália, por exemplo, num tentativa de Hamilton (a quem Galvão quase assumidamente não gosta)ultrapassar Weber (logo após os dois passarem Massa), este freia no ultimo momento, passa reto na curva (ou seja, erra) e leva Halminton para fora da pista com ele. Galvão, na sua santa sapiência, põe a culpa em Hamilton, que nada fez de errado para que Weber varasse a curva. Reginaldo Leme, ao tentar corrigir Galvão, leva um cala-boca e desiste de argumentar com o cabeça dura do Galvão.

    Esse é só um exemplo do que ocorre em cada corrida. Tomara que ele se aposente logo...

    ResponderExcluir
  3. Bem que o Galvão podia perder a voz em todos os GP's, api sim.

    Quem merece menção honrosa é o Alguersuari, esse piá também ainda incomodará bastante.

    ResponderExcluir
  4. Olha, só acho que a corrida foi interessante na parte baixa, pois por causa da chuva, carros bons sairam atrás.
    De resto, na ponta foi o autorama de sempre. Está cada dia mais chato.
    A gente é obrigado a torcer pela chuva para ver algo interessante.
    E para piorar mais ainda tem a proteção, vejam a "advertência" ao Hamilton por travar a passagem do novato russo.

    ResponderExcluir
  5. Mister Fórmula Finesse06/04/2010, 08:40

    Bruno Senna para piorar chegou atrás do seu companheiro de equipe, estranho que em nenhum lugar tenham mencionado algo, apenas comentários sobre a pouca competividade do carro.

    ResponderExcluir
  6. Realmente a chuva deu uma mãozinha pra que a corrida fosse melhor, mas creio que com exceção da primeira corrida que foi horrorosa, as duas ultimas foram satisfatórias.
    Na da Malásia fiquei surpreso com a atitude do russo Petrov que na minha opinião devia ter mandado o folgado do Hemilton pra zebra pois ele sequer recebeu uma punição mínima por não dar passagem a Petrov .Esse cara parece ser bom, o Alguersuari apesar de não ser o primeiro ano na F-1, parece estar melhorando, outro que merece ter uma carro de verdade e o Cubica, esse tá carregando o carro nas costas, o Alonso ano passado não fez nada com a Renault que ainda era dona da equipe e o Polonês mesmo esta mostrando que tem braço.O Shummy tá sofrendo nas mãos do Rosberg que anda muito bem e parece não errar mesmo com um carro em desenvolvimento,o Vettel não precisa nem comentar, ele e o cara, quer dizer tem o carro, pois na F-1 tem que ter carro, mas ele e muito superior ao Weber que anda bem.
    Capitulo a parte e a narração do Gavião Bueno, ele erra muito nos dados técnicos no posicionamento dos carros e pilotos dentro da pista, reclama da transmissão da equipe que filma(gera)as imagens das corridas, ora se a Grobo se diz maior que muitas redes européias, que ela pague uma equipe própria e leve o Gavião pra lá pra ver se assim ele para de reclamar e comece a narrar e falar de coisas que realmente importam.O cara deve narrar F-1 com a cabeça na copa do mundo, só pode...

    ResponderExcluir
  7. Sergio
    Concordo com voce, mas acredito que no transcorrer do campeonato haverá uma disputa maior em decorrência da evolução de Ferrari, Mac Laren e Mercedes.
    Por enquanto, Adrian Newey mostra que é o grande nome no projeto da Formula 1. Ele é o rei há muitos anos.

    ResponderExcluir
  8. Marcelo e Clesio
    Sobre o Shummy eu prefiro esperar mais um pouco. Fico com o ditado de quem foi rei nunca perde a majestade.
    O tempo parado nesta categoria conta muito. Não acredito que ele venha a ser o campeão do mundo, mas deve melhorar muito seu desempenho.
    Vou lhe dar uma chance de mais tres corridas. rs, rs, rs

    ResponderExcluir
  9. Joel, Sergio, erlanbiker e todos os que estão cansados do Galvão.

    Há uma solução para não ter que aguentar o "homem que sabe nada de tudo". Baixe o som da televisão para ouvir somente o Reginaldo e o Burti, que merecem ser ouvidos e acompanhe pelo radio (tem gente bem melhor). Para acompanhar os dados da corrida, use o computador (site da FIA).
    Eu faço isso.

    ResponderExcluir
  10. Mister Formula Finesse
    É uma pena o que está acontecendo com o Bruno Senna.
    Torço por ele, mas acho que começou, na verdade recomeçou, muito tarde e ainda por cima com uma tremenda carga nas costas. Esse sobrenome apesar de curto é muito grande.
    Como nós brasileiros não podemos ver uma desgraça sem fazer piada, vamos torcer para não virar Bruno Penna.

    ResponderExcluir
  11. Mister Fórmula Finesse06/04/2010, 10:19

    E sobre Schumacher, vamos dar um tempo ao sujeito, é muito interessante percebermos que ele já lutou com Nelson Piquet na mesma equipe e agora corre com "fedelhos" da metade da sua idade (alguns).

    Eis um sujeito que respeito, enfrentou os grandes leões como Piquet, Prost, Senna, duelou com pilotos realmente velozes como Mika Hakkinen, bateu de frente com cometas como Montoya e um super motivado Villeneuve em um belo carro (Willians 97)...enfim, lutou com muita gente nas pistas e agora se presta e enfrentar gerações mais novas com ânimo redrobado apesar dos fracos resultados iniciais.

    O cara gosta de correr, para se dispor a enfrentar as motos esportivas - e se quebrar - a vontade e a adrenalina de correr sempre falarão mais alto. Desafio de kart, dirigir no IROC em embates com pilotos em plena atividade, tudo isso demonstra o amor que o cara têm pela competição, um entusiasta de carteirinha.

    Seus números foram muito inflacionados devido ao trabalho exemplar da Ferrari na "era dourada", mas muito desse trabalho foi de responsabilidade dele em motivar uma equipe que parecia fadada ao museu...com certeza um dos mais apaixonados pela F-1, um dos mais trabalhadores e o maior em números (o melhor não é possível definir) absolutos. Vamos apreciar esse novo desafio do cara.

    ResponderExcluir
  12. Com certeza!
    Depois do Massa, minha torcida é pelo Schummy!

    ResponderExcluir
  13. O Galvão Bueno poderia ficar calado, as corridas seriam muito melhores assim, ele fica falando o tempo todo, e só fala besteira.

    ResponderExcluir
  14. Marcelo Augusto06/04/2010, 11:59

    É só acompanhar as temporadas da Formula 1 dita "moderna" e ver os resultados dos altos e baixos dos campeões e pilotos considerados pela mídia erroneamente como "medíocres" e ruins. O melhor carro vence, mas vai precisar o Shummy provar isso depois de tantos anos, quem não quer acreditar vai dizer que ele veio "brincar de correr".

    ResponderExcluir
  15. Também estou gostando de acordar de madrugada para assitir a essas duas corridas.
    E gostei dos comentarios do pessoal aqui, bem interessante e com fundamento. É difícil ver comentarios sobre F1 em blogs sem fanatismo como acontece no blog do Fabio Seixas.

    Só uma correção, o Vettel largou em 3º, e não 2º como foi citado.

    ResponderExcluir
  16. Waldemar também acho que o Shummy não veio pra ficar andando lá atrás do pelotão não,como a evolução do carro e com mais tempo ao volante isso deve mudar um pouco e ele deve começar a andar junto com o Rosberg.
    Já a médio prazo (próxima temporada)acredito que ele possa lutar pelo titulo, até porque a equipe deve ter metas bem diferentes da Brawn do ano passado que surpreendeu e levo o caneco.A mercedes deve ter investido muita grana pra reestruturar a equipe e não fazer feio, aliás na minha humilde opinião, feio eles não estão fazendo não já que o Rosberg ta andando na turma da frente, imagina quando o carro estiver mais desenvolvido na parte aerodinâmica,basta ver a Maclaren que usa o mesmo motor e já venceu este ano.

    ResponderExcluir
  17. Tenho andado sumido, um pouco sem tempo, mas quando ví que ninguém tinha comentado nada sobre a ultima corrida de domingo, não aguentei.
    O assunto, para os apaixonados como eu, não pode ficar sem um post.
    Para melhorar, voces que estão fazendo os comentários também gostam e entendem do assunto.
    Vamos continuar nas próximas.
    Obrigado a todos pela atenção.

    ResponderExcluir
  18. Acho que esse opinião sobre F-1 e quase geral, o carro, se por melhor que seja o piloto e este não tiver um bom carro ele certamente vai andar do décimo pra trás. As equipe novas foram motivadas para entra no campeonato de F-1 mas não tiveram ou não foi dada a atenção no que diz respeito a serem feito testes dos carros antes do inicio das provas. Parece que no regulamento existe a proibição que e ridícula, pois mesmo com tal proibição as equipes veteranas, Ferrari, Maclaren, Sauber, Williams,Reanault tem um banco de dados sobre as pistas e ajustes de vários carros que apesar de serem diferentes ajuda a se chegar mais rapidamente a acertos em suspensão, freios, e principalmente na parte aerodinâmica,se tal proibição fosse eficaz essas equipes estariam correndo o risco de andar atrás e não e isso que ocorre e esta ocorrendo já que elas estão andando sempre na frente.Acho que seria mais viável liberar os treinos a todos ou pelo menos as equipes novatas para que nomes como o de Lucas de Grassi que me parece ser um grande piloto e basta ver que na primeira prova quando ele na primeira volta ultrapassou quatro carros. Já o Bruno Sena tenho minhas dúvidas, o cara corre parecendo que esta sendo forçado a estar na F-1, acho que ele devia ter esperado, lutado para estar em uma equipe melhor, ele tá correndo o risco de apagar o nome que carrega talvez por ansiedade ou por pressào familiar, sei lá, vai saber.

    ResponderExcluir
  19. Nunca vi tantos expedientes com em 2010 para tentar tornar a Formula 1atraente. limitação da quantidade de motores, alternância de pneus (macio x duro) na corrida, limitação de giros, etc,etc. Daqui a pouco, os pilotos terão de fazer um pit stop para dançar a polca e cantar em cima do carro. Me faz lembrar a Stock Car, que para ser "emocionante" (para a Globo) obriga os carros a pararem para colocar um inútil espirro de combustível, que não dá nem para 10 voltas.

    ResponderExcluir
  20. Nunca vi tantos expedientes com em 2010 para tentar tornar a Formula 1atraente. limitação da quantidade de motores, alternância de pneus (macio x duro) na corrida, limitação de giros, etc,etc. Daqui a pouco, os pilotos terão de fazer um pit stop para dançar a polca e cantar em cima do carro. Me faz lembrar a Stock Car, que para ser "emocionante" (para a Globo) obriga os carros a pararem para colocar um inútil espirro de combustível, que não dá nem para 10 voltas.

    ResponderExcluir
  21. Nunca vi tantos expedientes com em 2010 para tentar tornar a Formula 1atraente. limitação da quantidade de motores, alternância de pneus (macio x duro) na corrida, limitação de giros, etc,etc. Daqui a pouco, os pilotos terão de fazer um pit stop para dançar a polca e cantar em cima do carro. Me faz lembrar a Stock Car, que para ser "emocionante" (para a Globo) obriga os carros a pararem para colocar um inútil espirro de combustível, que não dá nem para 10 voltas.

    ResponderExcluir
  22. Com todo o respeito ao Schummy e aos seus sete títulos, acho que a Mercedes bobeou ao não contratar o Kubica.

    ResponderExcluir
  23. Clésio Luiz06/04/2010, 16:00

    O melhor carro vence não é de hoje. Sempre foi assim no automobilismo. Basta acompanhar a carreira de lendas como Fittipaldi e Senna, Fangio, etc. Quando tinham carros bons nas mãos, eles podiam vencer, mas quando o carro não ajuda, só contando com a ruindade nos cockpits dos outros carros para vencer. Qualquer um que for ler a história da F-1 vai ver que quem andava na frente sempre tinha um bom carro nas mãos. Sempre foi assim e sempre será, em qualquer categoria de esporte a motor.

    Então vamos deixar essa conversa de "hoje em dia só vence o melhor carro" de lado, porque na F-1 ninguém nunca andou mais do que o carro podia.

    ResponderExcluir
  24. E o Barrica "reclamando" do carro? Depois veiuo se queixar da imprensa.
    Ele pode ficar mais 5 temporadas e jamais aprenderá a lição.
    Segundo uma amiga psicóloga ele deve ter algu trauma bem sério.

    ResponderExcluir
  25. Nico acima da lei07/04/2010, 10:27

    "Segundo uma amiga psicóloga..."

    Estão até fazendo diagnostico a distância agora?

    Ah, vai morder o teu pai na bunda, Joel

    ResponderExcluir
  26. Oscar Romeu (dono de concessionaria)07/04/2010, 10:29

    Joel, vai procurar as tuas amigas psicologas do Bordél, vai.

    E some daqui!

    ResponderExcluir
  27. Paula Tejando07/04/2010, 10:30

    Joel deu o cú no céu e queima a rosca no Bordél....

    ResponderExcluir
  28. Perto da era dourada da Ferrari, até que está emocionante. Nem dormi durante a corrida...
    Mas a FIA fez uma pataquada ao não permitir a Stefan GP de participar e proibir treinos extras para as novatas. Quanto ao Galvão, que é mais fofoqueiro que narrador e comentarista, vamos ter que aguentá-lo por mais três anos...
    O Máximo Bueno voltou ao Grande Prêmio? Eu ria dos comentários que ele fazia das transmissões brasileiras...

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.