google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 ELEANOR, UM AMOR ETERNO - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

ELEANOR, UM AMOR ETERNO


O ornamento de capô mais famoso do mundo é a estátua de uma mulher chamada Eleanor Velasco Thornton e nasceu de uma história de amor, ou de um amor secreto.

No início do século XX, Eleanor era a amada do Lorde Montagu of Beaulieu, um entusiasta por automóveis e editor da revista inglesa The Car. Eles não podiam oficializar seu romance uma vez que Eleanor não tinha credenciais sociais suficientes para ser esposa de um Lorde. O Lorde tinha uma esposa oficial.

Lorde Montagu encomendou uma estátua ao escultor Charles Robinson Sykes para ornar o capô de seu Rolls-Royce Silver Ghost. Eleanor, com seu robe flamejante, foi a modelo. Simbolizando o amor secreto, originalmente o nome da estátua era The Whisper, que pode ser traduzido como O Segredo.
Os primeiros Rolls-Royces não tinham ornamentos no capô. Porém em 1910 os enfeites se tornaram moda e cada pessoa escolhia o seu. Só que alguma pessoas estavam usando "mascotes" inapropriados para um Rolls-Royce. Algo como um adesivo "É nóis na fita" num Mercedes Classe S! Então a Rolls-Royce tratou de encomendar um mascote gracioso, compatível com a marca que expressasse o espírito da marca:

"The spirit of the Rolls-Royce, namely, speed with silence, absence of vibration, the mysterious harnessing of great energy and a beautiful living organism of superb grace..."

"O espírito da Rolls-Royce, ou seja, a velocidade com o silêncio, a ausência de vibração, a misteriosa combinação de energia e um bonito ser de graça soberba..."

Charles Robinson Skyes foi o escolhido pela Rolls-Royce, que lhe sugeriu como inspiração a Deusa Alada da Vitória, Nike. Porém Skyes não se impressionou e quis algo mais feminino: Eleanor. Então ele modificou The Whisper transformando-a na Spirit of Ecstasy, Espírito do Êxtase. Originalmente foi chamada de Spirity of Speed. Mas na época de sua apresentação para a Rolls-Royce Skyes se referiu a ela como uma pequena e graciosa deusa, Espírito do Êxtase, confirmando assim seu nome final.

Nos Estados Unidos, onde o ornamento é um pouco diferente, com maior inclinação para frente, é conhecido como The Flying Lady, ou A Dama Voadora.

De 1911 a 1914 o ornamento era banhado em prata. Depois passou a ser banhado em níquel ou cromo para desestimular furtos. Chegou a ser oferecido banhado em ouro, como opcional. A estatueta, ao contrário do que quase todo mundo diz, nunca foi feita com prata maciça.

E assim um amor proibido ficou eternizado.

Nota: quando visitamos a coleção do Og Pozzoli descobri que o ornamento dos Packards se chama Goddess of Speed, Deusa da Velocidade. Não tem a mesma graça da Eleanor!

9 comentários :

  1. Francisco Neto19/04/2010, 01:59

    Muito legal! Não sabia dessa...

    Semelhança ZERO com a Eleanor do "60 Segundos"

    haha! :D

    ResponderExcluir
  2. Mister Fórmula Finesse19/04/2010, 09:02

    A Eleanor definitiva do mundo dos carros, uma história bonita e triste ao mesmo tempo, sem qualquer associação com aquele Mustang levemente "xunnado" do filme citado acima.

    ResponderExcluir
  3. A Eleanor da Rolls tem classe. A do Mustang tem atitude.
    Achei legal que os primeiros comentários lembraram do Mustang.
    O título do post foi pensado para realmente fazer lembrar.
    PK

    ResponderExcluir
  4. Leandro Silveira19/04/2010, 10:33

    ah pessoal o gt500 é um carrão e tanto...

    lendo sobre o 'é nóis na fita' num classe s, lembrei agora d um desejo infanto juvenil, ter uma mercedes e colocar um adesivo 'meu outro carro é uma bmw'... e ter uma vmw e colocar 'meu outro carro é um mercedes'...rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Leandro Silveira19/04/2010, 10:35

    ah pessoal o gt500 é um carrão e tanto...

    lendo sobre o 'é nóis na fita' num classe s, lembrei agora d um desejo infanto juvenil, ter uma mercedes e colocar um adesivo 'meu outro carro é uma bmw'... e ter uma vmw e colocar 'meu outro carro é um mercedes'...rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Caro PK,

    Muito bacana essas histórias.

    Obrigado pela informação!

    Abraço
    MRA

    ResponderExcluir
  7. Clésio Luiz19/04/2010, 13:31

    Eu já acho a estrela da Mercedes mais famosa do que esse daí.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.