AUDI VOLTA A VENCER


O circuito de Paul Ricard foi o palco da primeira vitória, logo na sua estreia diga-se de passagem, do novo Audi TDi R15 Plus, carro que compete na categoria LMP1 da Le Mans Series.

O R15 atualizado sofreu modificações principalmente na parte aerodinâmica, com um novo bico que lembra uma arraia, e novos detalhes pouco visíveis mas muito importantes no assoalho e no fluxo de ar pelas passagens internas da carroceria.


Um único carro foi inscrito, pilotado por Allan McNish e "Dindo" Capello, e venceu com cinco voltas de vantagem sobre o Lola-Aston Martin 009.


O principal rival do R15 esperava-se ser o Peugeot 908 particular da equipe Oreca (nenhum carro foi inscrito pela equipe oficial da Peugeot), mas teve problemas nos macacos pneumáticos e perderam quase vinte minutos nos boxes.

Pela GT2, o Porsche 911 da equipe Felbermayr Proton venceu com certa folga.


Novamente parece que a briga na LMP1 vai ser boa entre Audi e Peugeot com os carros movidos a diesel, e o Lola-Aston Martin vem chegando junto na disputa. Quem será que leva a taça de Le Mans esse ano?

12 comentários :

  1. Mister Fórmula Finesse12/04/10 09:08

    Realmente eu não gosto desses Audis, nada contra a prodigiosa técnica, mas em termos de beleza - ao meu ver - o Peugeot é simplesmente insuperável.

    Gosto de tetos sob a cabeça...

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  2. Apesar de ser recorrente a tentativa de limitar o desenvolvimento dos carros diesel na competição, os Aston Martin ainda não andam nem próximo dos Peugeot e Audi. Os que andaram mais próximo foram os Acura ARX-1 do Gil de Ferran e do Adrian Fernandez no ano passado em Sebring, mas conforme a corrida ia se desenrolando os diesel foram sumindo.
    A GT2 é a categoria mais emocinante pela briga entre as Ferrari e Porsche e, nos EUA, podemos colocar os Vette (abandonaram a GT1 por falta de concorrência) e BMW na disputa. Torço pra Jaguar mas o XKR fica a milhas de distância em competitividade desses 4, assim como o Ford GT-Doran, Aston DB9, Viper, Panoz e, na Europa, Spyker.
    De qualquer forma são corridas sensacionais!!

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  3. Não consigo gostar de carros de corrida diesel, certo tempo fui a curitiba e la vi os Seat Ibiza Diesel, não senti emoção nenhuma em ver eles na reta, ja as BMW e até mesmo os Lada, faziam meus ouvidos ficarem atentos, ciclo otto é o mais emocionante!

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  4. Milton, é pena que hoje em dia só se fala de F1. O que era o automobilismo de antigamanente onde havia F1, F2, F.Tasmania, Can-Am, Esporte Protótipos, campeonatos europeus de tursmo em diversas cilindradas, isso não vai voltar. Mas nem por isso a LMP1 deixa de ser interessante. Agradeço se voce puder nos dar uma explicação do regulamento dessa Le Mans Series, parei na época dos 5.0 litros e 25 veículos para homologação... Me lembro de um post seu em que vc fazia uma análise aerodinamica de um desses veículos (acho que era o Audi do ano passado): acho que o deste ano também mereceria uma análise.

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  5. Milton

    Espetacular este Audi.

    abraços

    Fernando Gennaro

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  6. Achille, farei uma pesquisa sobre o regulamento da LMP1 deste ano e sobre as novas modificações no R15.
    abs,

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  7. Legal, também gostaria de saber mais sobre o regulamento da LMP1. Também não morro de amores por carros de corrida a diesel mas admiro a evolução pelo qual esses motores passaram chegando a ser os melhores carros de corridas para longa duração.

    Só uma pequena correção de português, na frase "novos detalhes pouco visíveis mais muito importantes", creio que seria um "mas" ali.

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  8. Fla3D, erro? Que erro?? Não tem erro nenhum.... =p
    Já corrigi, esse passou batido, obrigado!

    E realmente, a evolução dos motores diesel é impressionante.

    Já estou com algumas informações sobre o regulamento, e é bem interessante. Logo mais publico.

    abs,

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  9. Esses Audi podem estar dando show, mas que é um carro feito pra caramba é ehehehe... trambolho parece carro de filme da Marvel.

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  10. Acho maravilhoso esses carros a diesel, pois já trabalhei em oficina de reparação de motores diesel, bombas injetoras e quando dizia que as pick-ups andavam bem com seus mototres linha Maxion S4 turbo e turbo plus,Silverado com seu MWM 6 em linha, muito riam de mim, falvam que carro diesel só poluia, tremia e fedia.Mas com a tecnologia já presente nas bombas injetoras e agora com a injeção Comon Rail de injeção variável e só alegria, o funcionamento e totalmente estável como em um carro a gasolina e com a vantagem do alto torque em baixissimas rotações.O consumo, em que quando motores diesel são aplicados em veículos de passeio são extremamente econômicos, quem imaginaria que um dia mesmo com tecnologia eles venceriam os carros com seus V-8 V-10 V-12 a gasolina com rotações altíssimas, agora e a vez do fedorento dar as cartas e não adianta reclamar e falar que o seu som e abafado e sem emoção, Le Mans e Dakar ogora são dominadas pelos motores diesel e quem sabe se um dia o regulamento de outras competições permitam a inclusão dos diesel em seus bólidos para eles lutarem por mais vitórias!

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  11. Acho que a AUDI tbm introduziu o aquele bico de F1 q a Enzo tbm usa.
    E agora tem esse bico q lembra a BMW Willians...

    Eu acho interessante ver um carro diesel q evoluiu tanto. Melhor do que uma categoria q sempre usa a msm tecnologia.
    ´
    É bem mais interessante quando aparece algo diferente como um 917 com motor boxer ou até msm um 787b com motor wankel.

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