google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 A ARTE DA ENGENHARIA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

A ARTE DA ENGENHARIA


The Art of Engineering. É como David Kirkham descreve seu mais ousado projeto.
A Kirkham Motorsports é um fabricante de réplicas americano, especialmente de Cobras do lendário Shelby. Seus carros são refinados e extremamente bem-acabados. As carrocerias utilizadas pela Kirkham são em alumínio muitas vezes apenas polido. Pude ver um carro destes em Bonneville (Utah) ano passado durante o Speedweek. Realmente é impressionante a qualidade.
Este carro das fotos, porém, é um caso a parte e que merece ser mostrado. Aparentemente apenas mais um dos lindos Cobra em alumínio da empresa. Este, entretanto, foi encomendado por Larry Ellison, o presidente executivo da Oracle. O carro foi encomendado com características únicas, e o preço não importava. Dois anos e meio de trabalho foram gastos para finalizar o projeto.
Toda a história do desenvolvimento e construção é contata em um livro feito pela Kirkham, impresso e vendido em edição limitadíssima direto da fábrica, ao custo de US$ 4.500,00 cada, com capa e contracapa em alumínio usidado.
O que este carro tem de tão especial? O jeito com o qual ele foi fabricado. Esqueçam o chassi tubular ou o monobloco de fibra de carbono, pois este carro não tem nada disso. Não vou falar exatamente o que, é mais interessante ver pelo livro. Mais "acreditável" por assim dizer, pois é um projeto que eu não conheço nenhum outro parecido.
Este livro pode ser visto na íntegra em PDF, direto no site da Kirkham por este link. Os capítulos estão divididos cada um em um arquivo, num total de 23 capítulos e uma introdução.
Vale a pela olhar, é uma obra de arte.

14 comentários :

  1. Um belissimo trabalho, aluminio fresado e usou um metodo parecido com o modo como são feitos os aviões, so que eles tem rebites para unir as chapas e nesse caso ha parafusos, muito bonito, mas na pratica não sei se vai durar, as partes podem ir se soltando devido as vibrações , mas ai so o tempo dirá,até parafusos de avião ele usou,não é um carro, é uma obra de arte!

    ResponderExcluir
  2. Andre Resende07/04/2010, 08:45

    São imagens muito fortes... Um atentado violento ao pudor... Eu não consegui ir até o fim... É uma idecência! Uma falta de humanidade autoentusiasta. Não façam isso comigo! Eu sou apenas um menino puro dos motorzinhos AP's em carrocerias feitas a canivete!!!

    ResponderExcluir
  3. E difícil até fazer algum comentário, simplesmente deve ser um dos automóveis mais exclusivos que existem,tudo e sobe medida no que se refere ao chassis, o livro por si só demonstra a capacidade da empresa em construir algo digamos sobre humano...

    ResponderExcluir
  4. Isso é que é valorizar um ícone, agregar valor e a algo que já é um ícone. Já pensou se fizéssemos algo assim com o Brasinca, por exemplo?
    E o que dizer da nova Berlineta Interlagos que já tem todo o projeto pronto e ninguém se interessa??!!

    ResponderExcluir
  5. É até difícil de comentar... Baixei o livro e fiquei com o queixo caído. Esse é muito mais que um carro. É uma obra de arte.

    ResponderExcluir
  6. GIOVANNI:
    Um carro nada simples. Projetado do zero absoluto. Incrível o cuidado com cada detalhe... Fico imaginando quanto deve ter custado esse Cobra. O que não é usinado, é feito a mão... como se fosse um avião. Incrível²

    ResponderExcluir
  7. Preciso fazer um curso de inglês avançado urgente...

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante Milton, mas além do que o João disse sobre vibrações e parafusos perdendo o torque, será que esse maravilhoso exemplo de arte e capricho tem reais vantagens em termos de comportamento dinâmico em relação a um chassi convencional soldado?
    O que você acha? Ou é apenas "arte pela arte"?
    Parabéns pelo seu artigo.

    ResponderExcluir
  9. Com esse orçamento ilimitado acho que não iriam economizar em loctite para os parafusos não soltarem.

    ResponderExcluir
  10. Preciso fazer um curso de inglês basico urgente...(2)

    ResponderExcluir
  11. AChille, não há problema de parafusos. Com o torque correto e o uso de adesivos tipo 'trava-rosca', não há problema nehum.

    Quanto a vantagens sobre chassi soldado, a precisão no usinado é maior, sem dúvida, e é possível obter combinações de fixações com parafusos, solda localizada e colas especiais mais interessantes, mas o preço é probitivo e o trabalho muito maior.

    É mais arte pela arte. Talvez em alguns casos especiais, em pontos localizados da estrutura, pode ser interessante o uso de peças usinadas.

    abs,

    ResponderExcluir
  12. Ha há... Em português eu não mando muito bem não... mas em inglês eu distróio!!!!!

    Caramba!

    A primeira vista dói os óios!!!

    Parece até que o cara fez um carro da Revell só que é um de verdade!!!!

    Putz!!!

    Agora repetindo a pergunta do colega aí e cima: Como será que anda?

    Um abração,
    Tallwang

    ResponderExcluir
  13. Isso sim que é Cobra!

    Igualzinho nossas réplicas de
    "Prástico" montadas em chassis cortados de velhos Galaxie/Landau lotadas de massa e motor 302"originar" (sem falar nas aberrações com 6 cilindros do "Opalão").
    Como é f@#$$ ser pobre ..He..he..

    Belo Post! Os caras mandaram muito bem..

    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Milton

    Perfeito o Cobra

    abraço, Fernnado Gennaro

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.