google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


A corrida de resistência mais esperada do ano está cada vez mais próxima. A 24 Horas de Le Mans, prevista para os dias 14 e 15 de junho, terá muitas novidades nesta edição de 2014. Novos carros, novo regulamento, mas o desafio continua sempre o mesmo: vencer a Audi, que já tem doze vitórias desde o ano 2000.

Assim como no novo regulamento da F-1, este ano os modelos híbridos cada vez mais indicam o caminho do futuro. A economia de combustível é mandatória e a forma de se limitar o desempenho dos carros foi limitar o quanto de combustível ele pode consumir. Bem simples.

Já falamos anteriormente sobre o regulamento deste ano aqui no Ae. O que queremos mesmo é ver como ficaram os novos carros. A grande novidade é a volta da Porsche para a categoria principal, a LMP1, com um protótipo híbrido que nasceu para vencer os Audis. A Toyota também reformulou seu carro para ser compatível com o regulamento.

Interessante é ver que cada uma das marcas adotou uma estratégia de conceito do carro. Há diversas formas de se utilizar a motorização elétrica, bem como qual é seu funcionamento e características de armazenamento de energia.
 
Novo Audi R18 nas cores da sua apresentação
Foi o leitor que assina os comentários como Luiz CJ que avisou. Ele assistiu hoje na EPTV, em Ribeirão Preto (SP), reportagem do G1 (TV Globo) sobre estepes temporários. A matéria é boa, fala de um aspecto que nem todos conhecem, muito menos o efeito sobre a dinâmica do carro. Inclusive, o engenheiro Celso Urnhani, que atua no programa dominical "Auto Esporte" da emissora, fornece informações corretas sobre o uso do estepe temporário, o que altera no veículo, bastante útil.

Aliás, no vídeo (link no final) gostei de como dirige a jornalista Helen Sacconi, da EPTV, com distância do volante e posicionamento de mãos corretos.

A EPTV (Empresas Pioneiras de Televisão S.A.) é sediada em Campinas (SP) e retransmite na sua região de cobertura a programação da Rede Globo.
Fotos: autor


Picapes estão em alta, assim como os SUV. Entre as picapes médias — na qual se enquadra a nova versão da Ranger, a Sport 2.5 — o segmento praticamente dobrou de tamanho entre 2008 e 2013. Enquanto a venda anual de 2008 foi de 92 mil unidades, no ano passado este número pulou para 181 mil.

Também as picapinhas derivadas de automóveis batem recordes. Em março deste ano, a Fiat Strada fez história simplesmente batendo o Gol como veículo mais vendido do Brasil nas três primeiras semanas de março. Dois fatores ajudaram num mês fraco de vendas. Primeiro, a VW tirou de linha o Gol G4 (que segurava muito as vendas totais do carrinho) ficando apenas o G5. Depois, a Fiat fez uma brilhante jogada dando um tapa visual na Strada e acrescentando uma porta na cabine dupla. Resultado, com a picapinha três-portas e a VW tentando emplacar o up!, a velha Strada abocanhou o pódio do tradicional campeão de vendas, o Gol.

Com acessórios e decoração jovem ressurge a Ranger Sport

        Calor e tensão em Sepang 










Hamilton fez barba-cabelo e bigode na Malásia (Foto Mercedes Bens Media)


Hamilton domina GP da Malásia, Massa revive trauma e novatos voltam a pontuar. Combustível pode ser uma das causas dos problemas na Red Bull e Lotus


Disputa entre Massa e Bottas pode criar cisão na Williams (foto Williams Media)

O inglês Lewis Hamilton não demonstrou maiores dificuldades para dominar o Grande Prêmio da Malásia — segunda etapa do Campeonato Mundial de F-1 de 2014 —, disputado domingo no circuito de Sepang. Conquistou a pole position sob chuva, liderou praticamente de ponta a ponta e fez a melhor volta da prova, o conhecido barba-cabelo-e-bigode. Em um box não muito distante do ocupado pela equipe Mercedes — que conseguiu sua primeira dobradinha desde o GP da Itália de 1955, com Juan Manuel Fangio e Piero Taruffi —, teve gente que colocou as barbas de molho após Felipe Massa não respeitar “sugestões” da equipe para facilitar a vida de Valtteri Bottas. 

Hamilton, Lowe, Wolf e Rosberg: dobradinha Mercedes após quase 60 anos (foto Mercedes-Benz Media)