Praticamente todos os carros que vemos hoje no mercado nasceram de algum carro-conceito, podendo ou não terem sido mostrados ao público. Os carros-conceitos que ficam conhecidos são os que vão para exposições e salões. Há conceitos que apenas os membros do alto escalão das empresas podem ver, e tomar decisões.
A função de um carro-conceito é mostrar
tendências ao público e ver sua aceitação, quase sempre de novos designs. Desta
forma, o fabricante pode decidir se seguirá com algo parecido para produção em
série ou não. Funciona como um teste de carisma para a proposta.
Muitos carros conceitos são apenas
estáticos, não possuem motor. Às vezes, nem mesmo um interior funcional é
feito, pois o que interessa apenas é a carroceria, a parte exterior. Estes são
chamados de mock-ups pelos termos da
indústria.
A Mazda, famosa pelo seu motor rotativo
de ciclo Wankel, ficou anos sem grandes lançamentos no que diz respeito a
designs arrojados. Com uma renovação na sua linha do ano 2000 para frente, o
visual de seus modelos mudou bastante. Diversos carros-conceitos foram
apresentados, e entre eles, um chamado Furai.