google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Mais de 350 cv de apenas 3,2 litros
Houve uma onda no começo da década de 1990 que fez um enorme barulho. Uma empresa australiana chamada Orbital Engine Corporation, de Ralph Sarich, apareceu com um motor que prometia vantagens enormes, e vários fabricantes os testaram a sério.  Eram motores dois-tempos.

Sarich desenvolveu um sistema de injeção de ar sob pressão que aumentava a qualidade da queima do combustível,  e que prometia, pelos testes que vinham sendo feitos, ser a solução para o principal problema desse tipo de motor, a poluição gerada devido à combustão mais incompleta do que num quatro tempos.

Lembremos que nunca todo combustível é queimado, mesmo com as evoluções constantes e precisão cada vez maior de projetos e simulações com o movimento de fluidos, de forma a se desenhar pistões, câmaras e outros componentes, como as válvulas do quatro tempos, para se ter o melhor resultado possível. No dois-tempos, essa regra não é diferente, sendo ainda mais difícil de se atingir melhores resultados, já que são os pistões que abrem e fecham as passagens da mistura ar e combustível.

Até mesmo a Jaguar entrou nessa onda, e tentou viabilizar um motor na configuração V-6 de 3,2 litros que rendia  mais de 350 cv. Isso eram 75 cv mais que o maior motor em produção, o V-12. Os responsáveis pelo planejamento futuro da empresa viam carros mais leves e esportivos com esses motores, o que poderia ampliar o mercado da marca.
O Beretta BBC

A dinastia industrial da família Beretta é a mais antiga do mundo, tendo raízes estabelecidas em 1526, sempre no negócio de armas.

Mas após a Segunda Guerra Mundial poucos se lembram que a fábrica tentou entrar no ramo de automóveis. Projetou e construiu três protótipos de um interessante carro. Isso em 1947. Vindo de uma fase rica para as empresas de armas, uma guerra, Pietro Beretta percebeu que precisaria de outro modo de ganhar dinheiro e que seria bom criar algo que despertasse o desejo de posse, com um produto relacionado ao prazer da paz, de aproveitar os dias mais claros que estavam à frente, deixando no passado a desgraça proveniente da ignorância humana.

O automóvel, como sempre, eterno símbolo de liberdade, foi o escolhido pelos capi italianos.




O que você vai ler agora ultrapassa os limites da imaginação. É a prova contundente de que a administração pública, no caso a paulistana e a paulista, desrespeita o cidadão acintosamente, sem a menor cerimônia, dentro da mais pura e absoluta bagunça.

Tudo começou quando um amigo que tem um GT Malzoni, original com motor DKW e minuciosamente restaurado, foi licenciar o carro no ano passado (2012) e houve restrição por parte do Detran porque não havia sido feita a inspeção em 2011.

Claro, não havia sido feita porque no site da Controlar, ao se agendar inspeção e entrar com número do Renavam e placa, surgia a informação de que por ser motor dois-tempos a inspeção não podia ser feita, ficando o veículo isento. A isenção vale para qualquer outro com esse tipo de motor, uma vez que o óleo presente na mistura ar-gasolina falseia a análise do equipamento. O carro havia sido licenciado normalmente no ano anterior (2011).
Fotos: carscoop.net, Supercars.net, TopSpeed.com


Um dos carros mais sensacionais da história

O ano de 1991 foi incrível para os entusiastas da marca BMW. Desde 1978 sem colocarem os olhos em um esportivo ou supercarro da marca, a Italdesign, empresa de Giorgetto Giugiaro, mostrou o Nazca, uma criação que só pode ser classificada como fabulosa, ainda hoje. O esportivo anterior havia sido o M1, outro grande projeto.

A Italdesign nunca deu ponto sem nó, e fez um carro totalmente funcional, já que é uma empresa também de engenharia, capaz de conceber veículos e outros tipos de produtos visando a fabricação industrial, desde os primeiros rascunhos dos estilistas até a construção de protótipos totalmente funcionais. Muito mais que apenas  uma casa ou estúdio de estilo.

Esse carro é sem dúvida um dos conceitos mais legais de todos os tempos. Pelas especificações, fotos e filme, ele é incrível, para dizer pouco, e foi sempre bem divulgado pela marca, o que faz mais fácil a vida de quem tem interesse nesse tipo de pesquisa sobre história dos automóveis.