google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


Há exatamente 15 anos, 22 de outubro de 1997, nascia o Best Cars Web Site, pelas mãos de um garoto de 22 anos, de Pindamonhangaba (SP), chamado Fabrício Samahá. Hoje ele está com 37 anos, mas continua com a mesma energia, pois para fazer o que ele faz, só mesmo tendo-a muito. O Best Cars está na rede mundial de computadores ininterruptamente desde então e muito me orgulha ter visto seu nascimento, acompanhado seu crescimento e dele ter participado, para ser hoje uma referência em sites automobilísticos.

A história do Fabrício é incrível. Eu era editor técnico e de testes da revista Autoesporte e começamos a receber cartas de um leitor, excepcionalmente bem escritas. Pelos textos eu imaginava alguém por volta de seus trinta anos de idade, com sólida formação acadêmica, Um dia, ao responder uma das cartas, convidei-o a conhecer a redação quando viesse a São Paulo. E ele veio.


Foram produzidos pouquíssimos, não chegaram a 150, unicamente no ano de 1967. Convivi com ele porque neste ano, em maio, entrei para uma sociedade que era uma concessionária Vemag, no Rio de Janeiro, que era também concessionária Puma, e o vendíamos: Puma GT.

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Foto: Best Cars

Por isso, andei muito nele, seja nos carros de clientes – a título de experiência de oficina, obviamente – seja no um de úm sócio, o Maurício Ribeiro. Este sim, dirigi-o bastante.

O Puma GT é evolução do GT Malzoni, produzido em pequena série em 1965 e 1966. A reestilização coube a Anísio Campos, dando-lhe os belos traços que, numa certa medida, faltavam no GT Malzoni. O resultado foi mesmo incrível, o carro era muito atraente no seu tempo, tanto externa quanto internamente.


A vitória da Toyota na 6 Horas de São Paulo em 15 de setembro último foi uma surpresa para quem esperava ver os carros da Audi dominando a corrida. Assim como em Le Mans, cada competidor tem que estar sempre inovando para ser o mais rápido.

O Toyota TS030, equipado com um V-8 a gasolina de 3,4 litros e aspiração natural, junto com o sistema híbrido com tração unicamente traseira, tinha dificuldades em acompanhar os Audis em pistas de velocidade mais altas. A aerodinâmica ainda poderia ser melhorada, e este foi o caminho adotado.

Como hoje em dia, por conta do rígido regulamento, é dificil extrair mais potência dos motores, a solução foi tentar aprimorar a dinâmica do carro. Os engenheiros da Toyota então vieram com uma solução muito criativa, e claro, controversa. 

Já na corrida de Silverstone, pouco menos de um mês antes, o TS030 estava equipado com uma asa traseira modificada, com elementos extras nas laterais, que deixavam o carro com aspecto de ter uma asa da largura do carro, o que é proibido pelo regulamento (largura máxima da asa traseira: 1.600 mm; largura máxima do carro: 2.000 mm).


Fotos: autor
Modelo Tourer vem com porta-malas

Assim que vi a Kawasaki Versys 650 pela primeira vez, de cara pensei comigo: “Opa! Essa é legal! Posição ideal para pilotar, motor suficientemente bom, suspensões com bastante curso e nada pesada”.

Pois é, após passar uma agradável semana com ela, vejo que não errei nessa primeira “avaliada”.

Para quem tem 1,80 m, como tenho, a altura do banco (845 mm) está num bom limite, pois facilmente plantamos os dois pés no chão. A posição de guiada é ótima para o dia a dia e para passeios; não cansa. Costas eretas, pernas levemente flexionadas, como quem monta a cavalo para caminhar, trotar, ou tocar a galope curto por um período longo. É a posição que menos nos cansa, menos nos provoca incômodos após a cavalgada, tanto é que logo nas primeiras aulas de equitação, seja na roça ou na hípica, logo se ensina a postura correta. O mesmo serve para motos. Para horas "à sela", essa posição se mostra a ideal.

Conta-giros analógico e velocímetro digital