google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Fotos: autor
Um bom sedã familiar

O interesse maior estava no câmbio. Eu não havia experimentado a contento esse câmbio XTronic CVT, que é opcional no Nissan Sentra e no Renault Fluence (há a aliança Renault-Nissan, lembre-se). Uns dizem que ele tem infinitas marchas e outros que simplesmente ele não as tem. São modos diferentes de expressar que suas marchas não são definidas por degraus entre suas relações de transmissão, mas que a relação da transmissão vai variando de maneira contínua, suavemente, entre dois limites, daí seu nome em inglês Continuously Variable Transmission, Câmbio Continuamente Variável.

Painel agradável e funcional

Pena não ter sido produzido ( TopSpeed.com)

É impressionante notar que somos capazes de esquecer da existência de alguns carros, mesmo sendo superesportivos com potências comparáveis às de foguetes e velocidades máximas similares a de muitos aviões a jato. O bombardeio diário de notícias sobre novidades do mundo automobilístico é uma dose enorme, que vai colocando nos cantos e no fundo da memória os carros mais inacreditáveis que já existiram. E esse mostrado aqui nem faz tanto tempo assim que foi notícia.

Carros tão bacanas que chegamos até mesmo a procurar e comprar miniaturas deles, naquela realização de sonho parcial, só pela posse da réplica em escala, já que o real é inalcançável. Encontrei um desses carros dia desses, revirando a bagunça pessoal de casa (só a minha, a patroa é organizada), o belo Chrysler ME Four-Twelve.

Essa maravilha foi apresentada em 2004 no Salão de Detroit, em plena fusão Daimler-Benz e Chrysler, e mostrava ao mundo a capacidade de duas empresas enormes e que haviam ficado mais enormes ainda, de fazer um produto daqueles que fora planejado para que cada unidade vendida tivesse um dono conhecido por nome e sobrenome pelo pessoal de vendas, serviços e manutenção do fabricante. Exclusividade em um mundo de empresa grande, algo muito complicado de fazer acontecer.
Fotos: Alexander Gromow

O Fusca é apresentado à imprensa e convidados

"Volte para o local de onde vieste", é o que significa a frase do título, no velho e bom latim e que se aplica à perfeição nessa circunstância: o Fusca está de volta ao coração dos brasileiros.

É o que foi anunciado nesta noite de segunda-feira 24 de setembro, em São Paulo: a Volkswagen do Brasil está trazendo o Beetle, que aqui foi decidido que será Fusca – cada subsidiária teve liberdade para adotar o o nome que quisesse –, dentro do previsto e revelado em post aqui no AE há um ano e meio. Sua primeira aparição em público foi no Salão de Xangai em 20 de abril de 2011 – mera coincidência que tenha sido o dia do nascimento de Adolf Hitler, afinal era salão chinês, não alemão...

.
Uma bela imagem, o Fusca no interior de uma vitrine

Fotos: Toyota e autor



A Toyota estava mesmo com pressa. Em praticamente dois anos tratou de construir nova fábrica, em Sorocaba (SP) às margens da rodovia SP-280 Castello Branco, a 92 quilômetros da capital paulista, para produzir um carro compacto e, desse modo, atuar em um segmento onde nunca esteve. O carro é o Etios, cujo nome deriva da palavra grega Ethos, "essência original", e chega em versões hatchback e sedã dois anos depois de iniciada sua produção na Índia. Já são 1.500 funcionários na nova fábrica, inaugurada em 9 de agosto último.

O hatchback mede 3.777 mm de comprimento com entreeixos de 2.460 mm, e mostra a boa largura (no segmento) de 1.695 mm e altura de 1.510 mm. Já o sedã tem entreeixos 90 mm maior, 2.550 mm, com a mesma largura e altura do hatchback, e 4.265 mm de comprimento. Não há nenhuma versão com motor 1-litro, só 1,3 e 1,5-litro, este o único utilizado no sedã.  "Nosso 1,3-litro tem consumo de 1,0", justificou Luiz Carlos de Andrade Júnior, vice-presidente sênior Corporativo e Comercial da Toyota.

Visual agradável, pessoalmente melhor ainda; comportamento é perfeito

Se a arena de luta já estava agitada, agora vai ficar mais. Para ser ter una idéia, nos hatchbacks há Gol, Fox, Palio, Agile, C3,  Fiesta Rocam, March, 207, Sandero e, claro, um contendor que acaba de chegar, o Hyundai HB20. Entre os sedãs, Voyage, Grand Siena, Fiesta Rocam, Versa, 207 Passion, Logan, Symbol e Cobalt, mas nada de HB20 sedã por enquanto, só em março do ano que vem.

As vendas começam já no dia 28 e versões e preços do Etios são:


Versão
R$
Hatchback 1,3
29.990
Hatchback 1,3 X
33.490
Hatchback 1,3 X com ar-condicionado
36.190
Hatchback 1,3 XS
38.790
Hatchback 1,5 XLS
42.790
Sedã 1,5 X
36.190
Sedã 1,5 X com ar-condicionado
38.890
Sedã 1,5 XS
41490
Sedã XLS
44.690