google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


Todos os que vivem nas grandes cidades brasileiras já perceberam que dia após dia o tráfego está piorando. A malha urbana está praticamente estática há décadas mas a frota não pára de crescer. Uma simples conta de divisão mostra que o espaço disponível para cada carro está se reduzindo rapidamente. E quanto mais carros, pior o trânsito.

É um "efeito Tostines" ao contrário: compramos carros como solução de mobilidade, mas quanto mais carros são comprados, pior a mobilidade de todos. E quanto pior a mobilidade, mais compramos carros com a ilusão de nos movermos mais rápido. Não há quem, em alguma medida, não se estresse com a perda de tempo no trânsito.

Em resposta a essa exigência, vêm surgindo serviços de orientação ao motorista para desviar dos pontos de congestionamento. Alguns são pagos, enquanto outros são gratuitos. Os primeiros serviços que surgiram foram as rádios especializadas em noticiar o estado de trânsito.

Mais recentemente, com a popularização dos aparelhos de GPS, da internet móvel, e dos smartphones, vêm surgindo uma série de programas que propõem pegar o posicionamento e a velocidade de cada usuário, enviar estes dados para uma central que irá processar estes dados junto com os dados de milhares de outros usuários para determinar as rotas congestionadas e as livres, compará-las com a origem e o destino de cada usuário e oferecer a ele a rota mais livre e rápida para chegar ao seu destino.
Foto: sportv.globo.com



 Faleceu ontem (12/9), aos 84 anos, o Dr. Sid Watkins, chefe médico da Fórmula 1 durante 26 anos. Sua contribuição para o automobilismo foi enorme, sua presença permanente nos grandes-prêmios era reconfortante tanto para os pilotos quanto para os envolvidos diretamente nas provas e foram incontáveis as vezes em que se dirigiu às cenas dos acidentes, entre eles o de Ayrton Senna, de quem era muito amigo, naquele trágico domingo de 1° de maio de 1994. O Dr. Sid Watkins era um amigo desinteressado dos pilotos, que o tinham como um verdadeiro anjo da guarda.

Notabilizou-se também pelo seu incansável e permanente trabalho em prol da segurança geral da F-1. Apesar da importância da sua atividade, permaneceu sempre longe dos holofotes, era o seu jeito de ser.

Era filho de um dono de oficina mecânica em Liverpool, na Inglaterra, e isso o fez se interessar por carros desde menino. Depois de fazer residência e se formar médico, serviu no exército britânico na África e ao voltar para casa estagiou como neurocirurgião em Oxford num hospital especializado em ferimentos e traumas na cabeça. Como o hospital, o Radcliffe Infirmary ficava perto de Silverstone, Sid Watkins começou a se envolver no automobilismo.



Hoje, 12 de setembro, o Clube do Fusca de Poços de Caldas (MG) ou FuscaPoços, como também é conhecido, está completando oito anos, e o AUTOentusiastas faz questão de cumprimentar todos – presidente Ideraldo Cruz, vice-presidente Juliano Della Rosa e toda a diretoria, associados e seus familiares, e também, e muito especialmente, o padrinho do clube, nosso grande amigo e maior autoridade em Volkswagen no Brasil, Alexander Gromow, pela expressiva data.

O FuscaPoços foi eleito "Clube de Carros Antigos do Ano 2012" por jornalistas especializados durante o 6º ABC Old Car, evento de carros antigos realizado no campus do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP) nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro deste ano. A agremiação automobilística foi declarada utilidade pública pela Câmara Muncipal de Poços de Caldas, por unanimidade.

O clube, além de suas atividades sociais pertinentes, é conhecido na cidade pela realização de eventos que ajudam a muitas entidades de benemerência, o que merece todo o aplauso do AE. 
Fotos: napierheritage.co.uk, The Old Motor.com, khulsey.com e Wikipedia

S. F. Edge dirigindo e M. S. Napier no quatro-cilindros de 1902, vencedor da corrida Gordon-Bennett

Os carros da marca Napier surgiram apenas após alguns anos depois que o neto do fundador da empresa a assumiu, com 25 anos de idade. Isso ocorreu em 1895, quando o nome já estava no mercado há 87 anos. Como na enorme maioria dos casos, nesses tempos já longínquos, os carros eram um resultado direto da personalidade e insistência de seu criador. Às vezes, de um pequeno grupo de pessoas que sabiam exatamente o que queriam, e no caso da Napier, por teimosia não apenas do dono da empresa, mas também de um amigo e cliente que se tornou o cérebro da promoção da marca, esse item tão vital para qualquer empreendimento.

Iniciado em 1808, quando o escocês David Napier foi para Londres e fundou a empresa D. Napier and Son Ltd., administrando-a junto com o filho James, os negócios da família eram originalmente de fabricante de equipamentos de impressão, algo bastante fundamental em um tempo sem televisão e computadores, além de máquinas de trabalho mais especializado, que imprimiam documentos bancários. Balanças, macacos hidráulicos e outras máquinas menores e mais leves, como separadores de moedas para os bancos, também eram imaginados e projetados por James Napier e construídos por algumas centenas de empregados.