Fotos: Audi
O Audi A1 foi lançado no Salão de Genebra de 2010, mas a mais recente adição à linha, o A1 Sport, só começou a ser vendida na Europa em novembro passado. Na última quarta-feira foi apresentado à imprensa brasileira. Por que o brinquedo do título? Com 1.265 kg e 185 cv, sua relação peso-potência é 6,83 kg/cv. Dá para brincar e entrar bem a dentro do "Clube dos 200", pois ele chega a 227 km/h. E deixa muita coisa grande para trás, ao acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.
A potência vem do motor 4-cilindros de 1.390 cm³ superalimentado por um compressor Roots – o blower (soprador) que os americanos veneram – combinado com um turbocompressor. Só que não é o esquema de primeiro um, depois o outro, mas os dois trabalhando em sociedade. O resultado é uma resposta ao acelerador muito rápida, superior à dos melhores arranjos de turbocompressor que temos dirigido e exaltado aqui no AE ultimamente.
O pico de potência é a 6.200 rpm e o limite, 7.000 rpm. O torque máximo de 25,5 m·kgf ocorre a 2.000 rpm e aí permanece até 4.500 rpm; a 1.250 rpm já produz 22,5 m·kgf, correspondente a 40 cv a pouco acima da rotação de marcha-lenta. É mesmo de impressionar.





