google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Foto: UOL Notícias

Tem coisas que quase não dá para acreditar, de tão absurdas. No último domingo, ao ler as manchetes do portal UOL, me deparei com a seguinte reportagem: "Alagoas estuda derrubada de 2.000 árvores às margens de "rodovia da morte". A rodovia em questão é a AL-220, que liga os municípios de São Miguel dos Campos e Campo Alegre.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas 92 pessoas feneceram entre 2006 a 2010, em acidentes envolvendo o choque de automóveis contra árvores de uma reserva ambiental particular criada pela Usina Porto Rico. O que mais espanta nessa história é a conclusão das autoridades: a culpa é das árvores!

Entusiasmo na testeira do blog

Como a maioria de todos por aqui já deve obviamente saber, a força motriz desse blog é o entusiasmo. 

Mas o que é o entusiasmo? Recentemente recebi dois e-mails interessantes que falam sobre isso sem a necessidade de maiores explicações.

Foto: autor


Faz 10 meses que falei sobre aperto de roda e no texto comentei, como curiosidade apenas, que havia casos de porcas de roda com roscas diferentes de um lado e de outro do carro, prática relativamente comum até o final dos anos 1960. Gerou-se a maior discussão, não por haver tal diferença, mas em qual lado do carro a rosca era invertida, a chamada rosca esquerda.

Um leitor, o Alexandre Zamariolli, chegou a me mandar o texto de um manual de Rolls-Royce Corniche que divergia do que eu afirmava. Tanto que admiti meu erro e corrigi o que eu havia escrito.

Imagem: blogs.estadao.com.br


Um dos dados mais relevantes do automóvel, desde que foi inventado há 125 anos, é a potência. Por isso é tão usada pelas técnicas de mercado, ou marketing, todas essas décadas. Até mesmo pela indústria de caminhões (veja anúncio acima), contrariando os que dão importância máxima ao torque, só falam em potência no seu material de divulgação e propaganda. Quem manda é a potência e ponto final.

Mas há um problema: que potência?

Como os alemães sempre usaram a potência DIN, que é líquida, ou seja, é medida estando o motor como se estivesse funcionando no carro, com escapamento, filtro de ar, alternador gerando e corrente e tudo mais, o número de potência DIN sempre foi o mais baixo de todos, entre eles a potência SAE bruta. Por isso sempre falou em “cavalos alemães”, no sentido de valorizar carros que a utilizassem.

Um bom exemplo era o Porsche dos anos 1950, inclusive os de competição como o 550, que incomodava os Ferrari com o dobro da cilindrada, 3.000 contra 1.500 cm³. O 550 tinha motor 1500 de apenas 110 cv, mas eram “cavalos alemães”.