google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Fotos: VW

Depois de andar no novo Jetta por ocasião do seu lançamento no final de março e falar a respeito no AE em 3 de abril, faltava andar mais com a versão "de entrada", a Comfortline de câmbio manual de cinco marchas, o que ocorreu nos últimos dias. 

O que eu disse então sobre o motor 2-litros de apenas 120 cv não poder fazer milagre quando tem que movimentar um carro de 1.311 kg permanece – mas nem por isso o Jetta menos potente decepciona, pelo contrário. Com o câmbio manual o motor fica bem mais acordado, mostra qualidades que até surpreendem e proporciona o prazer de dirigir que caracteriza os carros da marca nos últimos anos.
Fotos: autor

Anteontem (18) o Carlos Maurício Farjoun postou sobre faixas e a campanha que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está empreendendo na capital paulista para que haja respeito ao pedestre, vão primeiro orientar, depois multar, a história de sempre. 

É evidente que concordo totalmente com campanha, pois tem motorista que não tem consciência da sua obrigação de respeitar o pedestre, esteja ele na faixa de segurança ou não. Vejo com frequência verdadeiros animais ao volante, independentemente de condição social, e tipo (e preço) de veículo.
foto: Editora Europa

Não conheço Josias Silveira pessoalmente. E devo dizer que ainda não comprei o livro dele. Aqui ele vai ficar bravo, se vier a  ler meu texto, mas eu explico: um amigo que comprou no lançamento e ganhou uma dedicatória empurrou o livro para eu ler, insistindo que era muito bom, e que eu iria gostar muito.

Meu amigo estava certo, por isso resolvi contar aqui como vejo a obra.

O automóvel está enraizado nas nossas vidas e no nosso futuro, é inegável e irreversível. Por maiores que sejam as evoluções técnicas e visuais, estarão sempre no nosso dia a dia. Desde os tempos de sua invenção, a base do automóvel não mudou muito. Um chassis ou monobloco para servir de estrutura, bancos para os passageiros se acomodarem e comandar o carro, rodas e pneus para se movimentar e um motor para propulsão.

O fundador da Jaguar, Sir William Lyons (1901-1985) certa vez disse algo a ser refletir. "O automóvel é o mais próximo de algo vivo que podemos criar", e com as tecnologias de hoje, esta afirmação está cada vez mais verdadeira.