google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


Quantas vezes você já teve a oportunidade de dirigir um carro único aqui no Brasil?

Quase um ano atrás, finalmente consegui passar um dia com o meu amigo Valter e seu Saab 900 Turbo S 16 Aero, o carro preto nas fotos deste post. O Valter é um velho colega de faculdade, e o seu carro, por sair pouco da garagem, chega a ser piada entre a turma aqui do Blog. Costumamos dizer que o Valter já deixou de pagar IPVA para pagar IPTU. Mas na verdade, estamos apenas sendo maldosos com o amigo, pois o carro se exercita mais do que a maioria dos carros antigos ou de interesse especial que conheço.



Mas o interessante aqui é que o carro é simplesmente único no país. Não se tem notícia de nenhum outro 900 deste tipo importado, e mesmo de outros tipos, só sabemos de mais dois, um conversível vermelho do mesmo ano (importado junto com o do Valter), e um outro fechado de 1983, vermelho. O carro do Valter foi importado pela GM, para avaliação, naqueles tempos de recente liberação de importações. O conversível, vermelho, importado junto, tem paradeiro desconhecido. Depois da GM, a história do carro se torna nebulosa, até que nossos amigos FM e B o encontraram à venda em uma lojinha de carros usados em São Paulo, em 2004. O Valter, que desde as reportagens da Motor3 nos anos 80 era vidrado no modelo, imediatamente aproveitou a chance e comprou ele. Desde então, tem cuidado carinhosamente do carro, e mantido esse pedaço da história com o cuidado que ele merece.




Está sendo veiculado um comercial de televisão onde a Nissan ataca o Ford Focus. Pessoalmente, eu gosto de informações transparentes, e tudo que escrevo aqui é opinião apenas minha, não do blog, como fica claro nos textos que escrevo.

Dito isso, me agrada deixar minha opinião sobre esse comercial do tipo Pepsi, que quando gastava dinheiro em publicidade, várias vezes atacava a Coca-Cola.

Um amigo Autoentusiasta percebeu um erro na página do Ministério do Meio Ambiente na internet que deve ser apontado, e esperamos, corrigido o mais rápido possível. Transcrevo abaixo o texto do amigo CMF:

"Por indicação de um amigo, fui conferir uma notícia no site do MMA (Ministério do Meio Ambiente) que quer implantar a inspeção veicular ambiental como obrigatória para daqui a pouco mais que um ano (25/04/2012). A página em questão é:

(reparem que é do site OFICIAL do MMA, domínio.gov.br)

fotos: Arnaldo Keller e divulgação Renault


O Renault e uma Tom Parrish

Fora o empolgante motor de quatro cilindros, 1,6-litro, de 16 válvulas, não há nada que o diferencie esportivamente no quesito dinâmico do Sandero normal, 1,6-litro de 8 válvulas. A suspensão é exatamente a mesma – molas, amortecedores, altura, etc.

Vale lembrar também que esse motor 16V já equipou o Sandero normal pouco tempo atrás.

Em termos práticos, hoje, se você quiser um Sandero com esse bom motor de 4 válvulas por cilindro, elástico e que sobe de giro com animação, então você tem que comprar o GT Line. Preço sugerido: R$ 42.590,00.