
Muitos conhecem a saga do homem que deu início aos
muscle cars nos Estados Unidos, o senhor John Z.
DeLorean. Muito conhecem também a realização do seu sonho, infelizmente com final triste, a
DeLorean Motor
Company e seu famoso
DMC-12.
Mas nem todos conhecem a história de um carro em especial, mais especificamente o chassi 502, um DMC-12 aparentemente normal, com sua carroceria de aço inoxidável aparente. O tal 502 foi o carro escolhido para servir de veículo de teste para o propulsor protótipo do que poderia ter sido o DMC-12 biturbo.
O DeLorean convencional, com seu manco PRV (Peugeot-Renault-Volvo) V-6 traseiro, não tinha um desempenho, podemos dizer, bom. Os 170 cv não eram suficiente para empolgar. O DMC-12 acelerava aos 100 km/h em longos 10,5 segundos, e as marchas longas demais só pioravam a situação nas retomadas.
A empresa Legend Industries, associada à DeLorean Motor Company, investiu nos trabalhos para criar o carro com um V-6 praticamente novo, todo redesenhado, onde milhões de dólares foram gastos. Ao ver o motor na feira de Los Angeles em 1981, DeLorean imediatamente encomendou cinco mil unidades para colocar em linha de produção como um caro opcional de US$ 7.500,00. O resultado foi surpreendente, com a potência em torno dos 350 cv graças a duas turbinas IHI e dois intercoolers. Os números de aceleração caíram pela metade (0-100 km/h em 5,8 segundos e agora o 1/4 de milha chegava em 14,5 segundos).

Mas logo veio a crise na empresa, e a
DMC baixou as portas por conta dos escândalos e perseguição policial por suposto contrabando de drogas nos carros vindos da fábrica na Irlanda e outros problemas legais. Somente o carro 502 recebeu o novo motor, e o pedido ao fabricante foi cancelado.
Atualmente, o carro 502 ainda existe, em mãos de colecionador e com o motor original. Mais uma unidade do motor, feita na época para fins promocionais, também permanece conservada. Duas grandes relíquias do mundo automobilístico.