google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Quando lí o pedido de Natal do MM, um Exige (Scura), me animei a fazer esse post porque ví um Elise quase igual outro dia desses.

Elise R bem parecido com o Exige do MM

Eu e o JJ saímos com nossas famílias para passear na Av. Paulista e ver os enfeites de Natal. Como não poderia ser diferente eu e ele prestamos mais atenção nos carros que passavam do que nos enfeites.

Quando vimos o buggy vermelho, antigo porém impecável, ele me estimulou a fotografá-lo, e assim o fiz também com outros carros interessantes.

Buggy impecável, pena que a foto tremeu.

O que mais me chamou a atenção foi a diversidade de modelos e propósitos que existem por aí. Cada um na sua, com carros que servem para algum propósito mais específico ou prático e outros que servem apenas para compor a imagem do dono. Bonitos ou feios, corretos ou estranhos, velozes ou lentos, práticos ou inúteis, sempre tem algum entusiasta que gosta deles. Essa diversidade é muito bem-vinda!

Engesa "high heels" e o casal aventureiro. "Querida, viu como eu sou o maior!"

A4 (branco!) e o executivo apressado


O cruzador Bonanza e seu incrível "rolling" a estibordo
PK
Meus votos de Feliz Natal e ótimo 2010 a todos.

E meu pedido ao bom velhinho. Lotus Exige Scura, que hoje mora no meu fundo de tela. Pintura fosca, cara de mau, carro como tem que ser: Leve, simples, eficiente e com enorme prazer ao dirigir.

Mistura tudo, uma tradicional empresa britânica criada pelo gênio Colin Chapman na época romântica da Fórmula 1 (categoria à qual retorna em 2010), mas hoje é de uma empresa da Malásia! O carro tem motor japonês da Toyota e trouxe técnicas de construção inteligentes (alumínio colado) que fez o carro servir de base pra inúmeros projetos de outros fabricantes (o mais famoso, provavelmente é o Tesla).

Pode ter alma e carregar a herança de Chapman sendo malaia e tendo motor japonês? Pra mim, pode.

É a prova que a história não acabou e muito ainda pode ser escrito e inventado para deleite dos verdadeiros entusiastas!

Boas Festas!

MM

Depois de falar sobre o Espada a venda no Texas semana passada, cruzei com esta sensacional foto de dois Miuras em uma subida de montanha europeia.

É o tipo de foto que evoca tudo que amamos sobre o automóvel. Dois exemplares do mais belo (e malvado) carro já criado, um dia claro e seco, uma estrada sinuosa vazia e sem radares, e liberdade suprema. Só de olhar para ela nos traz uma sensação de felicidade total.

A foto foi tirada do excelente site PistonHeads, cujo magnífico lema diz tudo: "Speed Matters".

Pensei em publicá-la para vocês nesta véspera de Natal, com meus sinceros votos de toda felicidade do mundo. Que o Engenheiro supremo ilumine todos vocês, e traga experiências como esta da foto para todos.

Paz, Amor e 911 a todos vocês, Irmãos!

MAO
Atendendo a uma sugestão do Paulo Keller, que pediu uma lista dos meus 10 carros mais bonitos, pensei um pouco, e descobri que é impossível. Apenas 10 é muita miséria.
Dessa forma, será uma lista dos 10 primeiros que me vêm à lembrança, e daqui a alguns dias, mais 10, e depois mais 10.
Acredito que trinta está bom. A ordem é aleatória.

1- Batmobile, 1966.
O carro do seriado de TV. Não é necessário nenhum comentário, pois quase todos tiveram ou ainda tem sonhos com ele.

2- Alfa Romeo Carabo.
Falei sobre ele anteriormente. Imagino o impacto em 1968 ao ser apresentado. Deve ter sido algo que jamais sentiremos.
3- Dodge Charger, 1968 a 1970.
O americano. Já apareceu na lista dos mais belos de todos os tempos até em listas de votação em revistas especializadas europeias. Não sou só eu que acho maravilhoso. Seria meu carro, o único, se eu pudesse escolher apenas um para passar o resto da vida.

4- Saab 92.001, 1947.
O primeiro, conhecido como UrSaab (o Saab original). Expliquei um pouco dele há um certo tempo, aqui. Aerodinâmica pura e simplicidade mecânica.


5- Ferrari F40, 1987.
Tudo que um Ferrari tem que ser, e nada além disso. Bonito, agressivo, sem itens de design fúteis, um carro de corrida com placa de registro.

6- Land Rover Defender 90.
História móvel, ele e o Jeep Willys sozinhos conseguem resumir a criação dos veículos fora-de-estrada de uso geral, civil e militar.

7- Lamborghini Estoque.
Já procurei por defeitos em todas as fotos que vi desse carro, e não achei. Formas, detalhes, tudo no lugar. Perfeito.

8- Aston Martin Vanquish.
Apenas o modelo idêntico ao da foto, ano 2001, o do lançamento. Quando trocaram as rodas, perdeu um pouco do charme.

9- McLaren F1.
O ápice do esportivo de rua, quase pronto para as pistas. Uma evolução conceitual do F-40, com as melhorias de conforto necessárias para um uso mais normal. Se é que algo pode ser normal num bólido desse nível.


10- Chevrolet Camaro, 2010.
Uma obra-prima. Mal parece ter sido criado dentro de uma fábrica grande, aparentando mais ser fruto de um gênio que conseguiu materializar todas as suas ideias. Uma das características mais maravilhosas é o preço, ao alcance de uma boa parcela das pessoas assalariadas no país de origem.

JJ