google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Todo carro lançado no mercado é previamente submetido a meses e meses de testes antes de ser lançado ao público. Os fabricantes, para não rodarem com os carros nas ruas antes do seu lançamento oficial, o que seria uma coisa bem pouco agradável para o pessoal do Marketing, utilizam carros adaptados para realizar testes específicos. Estes carros são chamados de "mulas".

As mulas geralmente são carros que já existem no mercado, com peças e componentes dos novos modelos, às vezes são o próprio novo modelo mas com disfarces para parecerem outra coisa. Costumam ser carros remendados, cortados, soldados e porcamente acabados, pois a idéia é testar algo específico, e para isso não precisam ser bonitos.

Não muito tempo atrás, foi feita uma mula de um carro muito conhecido hoje, essa mula foi picada e remendada com pedaços de vários carros. Dá até uma certa dó de pensar no pobre carro que sofreu isso. Ainda mais se ele for um Ferrari.

A marca do cavallino utilizou no ano 2000 um Ferrari 348 como mula de teste do motor do Ferrari Enzo, que ficou registrado como Enzo Prototype M3. O 348 foi cortado ao meio e teve a traseira alargada e aumentada, o vidro traseiro, refeito, foram adicionadas enormes entradas de ar e recebeu o powertrain código F140A (Enzo), suspensão e freios do 355 Challenge, componentes da traseira do 360 Modena, radiador de óleo e outras coisinhas menores do 550 Maranello. Um belo monstrinho.

Trabalhar com mulas e carros de teste é sensacional, pode-se fazer modificações e testes que nem em sonho poderiam ser feitos em um carro de produção, e com certeza o pessoal da Ferrari se divertiu muito com esse 348/355/360/550/Enzo.

Encontrei esta foto pesquisando para a lista de 10 melhores carros refrigerados a ar, e não consegui deixar de compartilhá-la com vocês.

Poucas coisas têm a beleza clássica de um Corvair Monza de primeira geração.
Minha cabeça anda completamente aerada. Alguém sabe de um Corvair à venda?

Jay Leno, comediante americano que é apresentador do famosíssimo "The Tonight Show" é muito conhecido também por sua paixão por automóveis.

Para quem não conhece o bom gosto do queixudo, nada melhor que uma visita a sua garagem:

http://www.jaylenosgarage.com/cars/index.shtml

Não conseguiria imaginar uma garagem mais legal, mesmo se tentasse. Detalhe: nem todos os carros dele estão descritos no site, de tempos em tempos mudam os carros “em exposição”, então é interessante manter o site nos “favoritos”.

Divirtam-se com o passeio!

1) Porsche 917:
DOZE cilindros contrapostos. Versão turbo com mais de 1.000 cv, único a desbancar os todo-poderosos McLaren-Chevrolet de 8,2 litros na Can-Am. Le Mans nos anos 70 não seria lembrada como é se não fossem os 917 da Gulf Racing.

2) Porsche 911 Turbo 1998 :
O melhor carro refrigerado a ar já criado.

3) Porsche 356 Carrera 2:
Reconhecido de longe pela nuvem de poeira que o seu potente ventilador levantava, carregava lá atrás a última evolução do motorzinho de Ernst Führman, uma pequena jóia de 4 comandos e, nesta versão, dois litros. Última evolução do marcante 356, que alguns ainda dizem ser o último Porsche verdadeiro.

4) Tatra V8:
Toda uma família de avançadíssimos sedãs idealizados por Hans Ledwinka, a partir dos anos 30, levava um magnífico V8 SOHC pendurado lá atrás. As más línguas dizem que Porsche copiou de Ledwinka tudo de bom que fez.

5) Chevrolet Corvair:
Refinado, sofisticado e feito para mudar o mundo. Morto por um idiota, atrasou a tecnologia em 20 anos. Prova de que motor refrigerado a ar não precisa ser barulhento. Seis cilindros contrapostos e turbo, anos à frente da Porsche.

6) VW:
O carro mais vendido do mundo é refrigerado a ar. Só há lugar para o sedan, mas a Kombi e o Meyers Manx entram aqui como menção honrosa.

7) Fiat 500:
Obra prima de Giacosa, uma lição em como fazer um carro realmente pequeno. Luigi!

8) Porsche 914/8:
Criado colocando-se o motor de oito cilindros contrapostos do 908 de competição em um humilde 914. É raríssimo: um, foi presente de aniversário de Ferry Porsche; outro, ficou com seu sobrinho Ferdinand Piëch (sim, aquele da VW).

9) Citroen 2 CV Sahara:
Criado para as petrolíferas francesas na África, um 2 CV com um segundo dois cilindros contrapostos lá atrás e, conseqüentemente, tração integral. Isso mesmo, DOIS MOTORES, um em cada eixo.

10) ACE - Harley-Davidson Trike:
Esqueçam o estrábico Aero-8, esta é a maneira correta de se fazer um Morgan moderno: http://cycle-car.com/index.htm