google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Fotos: autor, exceto onde indicado
Entrada do museu

Há um lugar na Flórida imperdível para quem gosta de máquinas voadoras. O estado americano é bem conhecido por uma grande quantidade de brasileiros, mas não muitos conhecem este museu, por ser de interesse específico e longe do eixo Miami–Orlando.

Se você tem uma queda por aviões de uso naval, sempre procurou saber mais sobre eles, colecionar miniaturas, montou ou monta kits plásticos deles, tem livros e discos com filmes e vídeos sobre o assunto, se sentirá sem fôlego ao ir percorrendo os edifícios e encontrando tudo que você já viu em fotos ou filmes. É uma verdadeira  superdose de informação histórica, e uma realização emocionante.

Nesse museu de entrada franca e estacionamento idem, a Marinha dos Estados Unidos (U.S. Navy), o Corpo de Fuzileiros Navais (U.S. Marine Corps) e a Guarda Costeira (U.S. Coast Guard) mantêm um acervo numeroso e de grande qualidade de conservação e de importância histórica. São cerca de 150 aeronaves inteiras, além de muitos outros itens.

O gate keeper, guardião da entrada do museu, é um Grumman F-14 Tomcat, colocado sobre um pedestal. Há outro completo dentro,  para melhor apreciação.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apresentou na 5ª feira da semana passada, em São Paulo, o desempenho da indústria automobilística em maio. Os dados apontam estabilidade no licenciamento: a diferença entre os 293,4 mil autoveículos comercializados no quinto mês de 2014 e os 293,2 mil de abril do mesmo ano não chegou a 200 unidades.

Na comparação com os 316,2 mil autoveículos de maio do ano passado houve retração de 7,2%. No acumulado do ano, com 1,40 milhão de produtos negociados em 2014 contra 1,48 milhão no ano passado, a redução é de 5,5%.

A produção de autoveículos dos cinco primeiros meses do ano mostra declínio de 13,3% ao se comparar as 1,35 milhões de unidades fabricadas neste ano com as 1,56 milhões de 2013. Só no mês de maio deixaram as linhas de montagem 282,5 mil veículos: alta de 1,9% com relação as 277,1 mil unidades fabricadas em abril e queda de 18% no comparativo com maio do ano passado, que registrou 344,5 mil veículos.

A Porsche está voltando a Le Mans com o 919 Hybrid na classe LMP1-H e a famosa corrida de 24 horas será no próximo sábado. A rival Audi, embora tanto ela quanto a Porsche estejam hoje sob o guarda-chuva do Grupo Volkswagen, colocou no YouTube um comercial que é da beleza mais pura, verdadeira obra-prima, e que por isso tem de ser compartilhada com o leitor do Ae.

BS


Fotos: autor


Ah!, nada melhor que uma boa pista de autódromo para se conhecer um verdadeiro esportivo. O ritual da descoberta, a atenção com que se vai coletando informações a respeito do carro, é, a meu ver, um dos grandes prazeres do autoentusiasta. Analisar o seu comportamento nas curvas, nas retas, a pegada dos freios, o modo como o motor entrega sua potência, câmbio, ronco do motor, o momento certo de subir marcha, a aderência dos pneus, posição de guiada, sensibilidades dos comandos etc., é algo realmente prazeroso, principalmente se você está aprovando e gostando de cada item analisado. São inúmeras informações que vêm em cascata, que chegam como chuva, não só uma gota por vez, uma informação por vez, mas várias ao mesmo tempo, o que nos faz aguçar ao máximo todos os sentidos no esforço de evitar elas nos escapem, que não as memorizemos com clareza. 

Ao mesmo tempo, no caso de um carro dos bons, dos fortes e bem equilibrados, realmente bons de chão, uma parte de nós está só querendo curtir o envolvente prazer que a velocidade da máquina dá. E aí o negócio é tratar de administrar a coisa, raciocinar rápido e claro e também curtir o que puder. É muito bom. Opa se é!

Melhor ainda se você tiver vários Jaguar à disposição, tipo ao descer de um e já haver outro para andar.