google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Fotos: autor
Chegar ao pórtico de Águas de Lindóia por anos representou o inicio da temporada antigomobilista

O ano 2014 promete ser o "ano da mudança" no que diz respeito ao automóvel antigo. O amigo leitor do AUTOentusiastas não precisa pensar que num ato errado perdemos o tempo correto da notícia e estamos publicando a informação pertinente ao início do ano só na segunda quinzena de abril. Aacredite este é o momento correto de compilar às informações sobre o universo do automóvel antigo.

Logotipo do Encontro Paulista de Automóveis Antigos, que por quase duas décadas era conhecido como "Encontro Paulista de Automóveis Antigos de Lindóia"






A Nissan inaugurou esta esta semana seu Complexo Industrial no Brasil, em Resende, estado do Rio de Janeiro; no Vale do Paraíba, após apenas dois anos desde o início das obras, e resultado de um investimento de R$ 2,6 bilhões de reais. O complexo destina-se a executar o ciclo completo de produção, com estamparia, armação, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção. No complexo fica também a fábrica de motores e, à volta, fabricantes de autopeças. A capacidade de produção inicial é de 200.000 veículos por ano em três turnos, com igual número de motores.

Inicialmente será produzido o hatchback March 1,6-l, que será denominado New March — nada foi falado ainda de suas novas características —, e o sedã Versa, este mais para o fim do ano e que continuará a vir do México, da fábrica Nissan em Aguascalientes, juntamente com o March 1,0 de motor Renault brasileiro. Não foi revelado quando os motores 1,0 Renault "viajarão" de São José dos Pinhais, PR, para Resende, para se iniciar a produção do March brasileiro de 1 litro, mas não deverá demorar.

Momentos antes de começar a cerimônia

 


Agora, em abril, o Mustang está completando 50 anos! Não são tantos modelos que tem essa longevidade. E ainda mais com uma história tão rica e interessante. Pensei fazer um longo post sobre essa história (que o RN já contou aqui recentemente) mas achei que seria mais bacana relembrarmos juntos dos posts que já foram feitos e que não deixam de contar essa história só que por uma perspectiva mais pessoal.

Abaixo estão os posts, com os links nos títulos, e um pequeno extrato do texto para aguçar o interesse. Espero que se divirtam (e se emocionem) com essa homenagem do AUTOentusiastas ao Mustang!

Ah! Se pedirem muito, acho que o MAO ou o JJ podem fazer mais um post da série os "10 Mais" com os Mustangs mais bacanas.


Cinqüenta anos de Mustangs, do entreeixos a 2015 (RN)

O Mustang é um sucesso a completar meio século. Nele, nove milhões de unidades vendidas, seis séries com vendas em sobe e desce; engorda e emagrece; cresce e diminui; motor V-8 fraco; médio; forte; seis; quatro com aspiração atmosférica e turbo, mudanças justificadas pelos estudiosos de mercado nas indústrias. Um pessoal suspeito de possuir esfumaçada bola de cristal onde crêem ver as futuras vontades dos compradores — às vezes, enxergam demais e borram a filosofia, alteram o conceito, e estragam um bom produto...


O cinquentão em sua melhor forma!?


Coluna 1614 16.abr.2014                            rnasser@autoentusiastas.com.br        

Sem crise, a Nissan chega
Pode parecer curioso, em meio a queda de vendas e de atividade industrial, estoques ultrapassando as cercas, que a Nissan inaugure complexo industrial, incluindo fábrica de automóveis, de motores, e condomínio de fornecedores de peças. É de se entender. Decisões para tais investimentos, no caso R$ 2,6B, dados foram considerados há vários anos. E, após deflagrado o processo, não se interrompe, mesmo com mudanças nas condições externas, como ora no mercado doméstico.
Instalação considera o país como quarto mercado, quinto ou sexto produtor, e promissora usina de lucros, para o projeto da Aliança Renault-Nissan vender mais de 50% fora de suas bases de origem.
A pretensão com a Nissan é conseguir 5% nas vendas domésticas, e a capacidade produtiva, quando alcançada, será de 200 mil veículos/ano e idêntico volume para motores. É fábrica completa: estampa, solda, arma, faz motores, injeta plástico, monta e audita tudo. E terá pista de testes, melhor declaração de interesse. Hoje, acredite, apenas duas fabricantes as possuem, Ford e GM.

O que
Fica em Resende, RJ, beiradas da Via Dutra, a 150 km do Rio, a 250 de São Paulo e, até pouco tempo, suas referências eram ser a cidade perto de Penedo e Mauá, destinos turísticos de final de semana; era incluir o Pico — depois descuidada Reserva Natural do Itatiaia; ser sede da Academia Militar de Agulhas Negras. A instalação da VW Caminhões, hoje MAN, e da PSA Peugeot-Citroën nas beiradas mudou tudo, levou o lado ruim do capitalismo, e Resende é apenas uma cidade com bom recolhimento tributário e todas as mazelas da rápida mudança de status.

Automóvel para abrir o negócio, o New March — New por um tapa no estilo frontal do conhecido modelo hoje em últimas unidades mexicanas. Final do ano, o Versa, sedã quatro-portas da mesma plataforma. De motor, 1,6, 16V, flex — Nissan e não Renault como o atualmente produzido pela associada no Paraná.