google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)


Vamos direto ao ponto. Acho ótima a idéia de uma categoria de corrida de carros elétricos, e um carro tipo fórmula foi uma excelente escolha para o primeiro campeonato oficial da FIA. Mas fizeram uma besteira enorme no regulamento desportivo e ficou parecendo uma gincana.

Com a enorme quantidade de carros elétricos urbanos no mercado global, inclusive esportivos, como o Tesla Roadster, o novo Mercedes-Benz SLS Electric Drive e versões convertidas do genial Ariel Atom, era de se esperar que uma categoria de competição surgisse. Era uma questão de tempo.

A velha discussão sobre o que será do automóvel no futuro não pára, e nem vai parar. Fato é que dificilmente os carros serão todos elétricos em um curto espaço de tempo. O carro que queima combustível deve continuar existindo, em paralelo com os elétricos. E assim deve ser o automobilismo.

Os carros de corrida mais avançados que existem hoje em dia já são híbridos. Fórmula-1, como falamos recentemente aqui e os protótipos da categoria P1 de Le Mans são híbridos. O caminho dos motores elétricos, sendo como fonte auxiliar ou principal de propulsão, já está traçado e não voltará atrás tão cedo. Então nada mais lógico que uma categoria com carros 100% elétricos. Um dos principais pontos deste campeonato é manter o baixo custo. Diversas limitações de quantidade de testes e até jogos de pneu por corrida vão forçar as equipes a ter gastos mais controlados.


F-1: Surpresas e debates em Jerez

Mercedes e Renault são destaques opostos na volta da F-1 às pistas, resultados provocam debate sobre legalidade dos carros. Prova do WEC em Interlagos é adiada de agosto para novembro




Felipe Massa teve bom desempenho em Jerez (foto Williams)


Historicamente os treinos livres da F-1 em início de temporada são julgados com reservas desproporcionais em função de uma prática que já foi bem mais corriqueira: andar com o carro fora do regulamento para obter melhores resultados frente à concorrência e acelerar a decisão de patrocinadores ainda incertos. Eu acredito que já foi o tempo em que as equipes, em especial as de segunda linha, usavam esse recurso: hoje em dia a sistematização dos processos de desenvolvimento implantados na categoria com a chegada das grandes fábricas, os altos custos inerentes à operação de uma esquadra de F-1 desaconselham essa prática.
 
O McLaren de Kevin Magnussen (foto F1Net)
Peter Schreyer recebendo o prêmio

Durante um jantar de gala especial realizado na última terça (28), véspera do 29º Festival Internacional de Automobilismo, em Paris, o diretor de Design da Kia Motors, Peter Schreyer, foi laureado com o "Grand Prix du Design 2014”. Schreyer também é presidente e diretor de Design da Hyundai Motor Group.

O presidente do júri da premiação, Jean-Michell Wilmotte, durante o evento realizado para mais 600 convidados VIPs de automóveis, moda, música, filmes, mídia e publicidade no Hotel National Les Invalides, em Paris, comentou: “Este prêmio reconhece o excelente trabalho de design no contexto de uma organização internacional. Peter Schreyer é premiado com o Grand Prix por suas realizações de design ao Grupo Hyundai-Kia”.

“Desde que se tornou o primeiro chefe de design da Kia, há sete anos, Schreyer tem coordenado os estúdios de estilo na Coréia do Sul, Estados Unidos e Europa. Conseguiu transformar o design da Kia e torná-lo desejável. A notável evolução do design de produto na gigante empresa automobilística sul-coreana está ligada ao compromisso deste profissional e ao know-how que fez dele um dos poucos conhecidos protagonistas em design automobilístico contemporâneo", acrescentou Wilmotte .

O Grand Prix também se dedicou a nomear o melhor em outras categorias na indústria automobilística, como supercarro, carro-conceito, interior do veículo, além de prêmios para livro, fotografia, publicidade, obra de arte e arquitetura do ano, com um tema predominantemente voltado ao automobilismo.

Formou a bancada do júri, 15 membros no total, designers seniores, altos executivos de grandes empresas como Dassault Systems, Louis Vuitton, Eurosport , Le Point, AD e Bell & Ross.

Após a premiação da noite, uma exposição especial denominada “2014 Concept Cars” foi aberta ao público, no hotel, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. A Kia Motors apresentou o conceito Provo, exibido pela primeira vez no Salão de Genebra, em 2013.

Biografia
Peter Schreyer nasceu 1953 em Bad Reichenhall, na Alemanha, e desde cedo desenvolveu uma paixão por carros, aviões e arte . Durante seus estudos de desenho industrial da Universidade de Ciências Aplicadas de Munique, Schreyer fez um estágio na Audi Design, onde começou uma estreita relação de 28 anos com a Audi e Volkswagen

Depois de estudar no Royal College of Art, em Londres, Schreyer iniciou seu primeiro trabalho na Audi em 1980. Mais tarde, entre 1993-94, trabalhou na área de criação da Volkswagen, com projetos de carros como o Passat e o Golf. Como projetista-chefe da Audi, entre 1994 e 2002, Schreyer desempenhou um papel importante na construção da marca de design premium. Em 2002, voltou para a Volkswagen como chefe de design.

Em 2006, Schreyer assumiu um novo desafio de se tornar chefe de design na Kia Motors. No ano seguinte, recebeu um doutorado honorário do Royal College of Art, em reconhecimento à sua contribuição para o design automobilístico.

Sob a liderança de Schreyer, a Kia Motors foi completamente renovada, sua gama de produtos desenvolveu uma nova identidade de design. O sucesso da nova estratégia foi reconhecida com vários prêmios internacionais. As vendas da Kia e o valor agregado à marca têm aumentado significativamente.

No início de 2013, Peter foi nomeado presidente e chefe de Design da Hyundai Motor Group. (Texto Final/Kia do Brasil)


Como já havia feito em novembro, quando apresentou na fábrica de Camaçari o Ka Concept, novo produto global da marca do oval azul gerado no Centro de Engenharia e Design da unidade baiana, a Ford apresentou hoje, em São Paulo, o Ka Concept 4-Portas, derivado daquele de configuração hatchback quatro-portas. A apresentação foi intercalada de poucas horas com idêntico evento em Nova Déli, Índia, no 12° Salão do Automóvel da cidade, que abre para o público no próximo dia 5 e vai até o dia 11. Lá o veículo se chama Figo.

Nos dois Ka mostrados, tratava-se de maquetes (mock-ups), não os carros reais.

A data de lançamento dos dois novos Ka, de categoria abaixo do New Fiesta, não foi anunciada, mas é  certo que ocorrerá este ano.

Não foram informados dados técnicos do Ka Concept 4-Portas — tampouco do hatchback em novembro — mas é certo que terá motor Sigma 1,5 ou 1,6-litro e o novo 3-cilindros de 1 litro, possivelmente turboalimentado.

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