O dia
16 de março deste ano será, no mínimo, curioso. A data será a da primeira etapa do
Mundial de Fórmula 1 com o novo regulamento, se dará em terras
australianas e ainda não sabemos o que pode acontecer. Este deve ser o ano em que as alterações de regulamento são as mais
drásticas.
Salvo
alguns detalhes mais básicos, como o fato dos carros terem quatro rodas e um
só piloto, basicamente mudou tudo. Mas vamos com calma, os carros ainda terão o
mesmo formato, asas dianteiras e traseiras, rodas expostas, motor a gasolina
etc, certo? Nem tanto.
Para
um carro de competição tão preciso e avançado como um F-1, as mudanças técnicas
do regulamento de 2014 praticamente fazem com que o projeto seja um carro novo,
mesmo que por fora pareça ser a mesma coisa. O nível de refinamento e precisão
é tão grande, as novas características dos carros afetam tanto o projeto, que
dificilmente alguma coisa é aproveitada.
Quando
falamos “aproveitada” não quer dizer que tudo é jogado fora e refeito do zero,
em termos de construção. O material do habitáculo e a forma de construção pouco
mudam, o tipo de braços de suspensão também, a tecnologia das rodas, dos pneus,
do sistema de direção, o básico do ciclo Otto dos motores, tudo é quase igual
ao ano anterior. O que muda mesmo é a forma de colocar todos estes componentes
funcionando em conjunto.