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Foi novamente o nosso leitor André Sousa (Nova armadilha da CET)
quem nos avisou: amanhã, véspera de Natal, a Companhia (?) de
Engenharia (?) de Tráfego da cidade de São Paulo não suspendeu o famigerado e
vexaminoso — para os paulistanos e para quem dirige em São Paulo —
rodízio. Alguém, verdadeiro espírito de porco na CET, dá mostras de não
ter o menor respeito por quem lhe sustenta e, pior, não respeita um dia
como a véspera de Natal.
Como
se não bastasse o desrespeito criado por Celso Pitta, o prefeito
cassado que criou esse abuso em 1997 e os que se o sucederam — Marta
Suplicy, José Serra (abandonou o cargo), Gilberto Kassab e o atual,
inimigo nº 1 dos automóveis, Fernando Haddad (ele mesmo, o que quando
Ministro da Educação (?) autorizou livro escolar que dizia ser correto
dizer "nós pega o peixe") — terem mantido essa vergonha apelidada
Rodízio Municipal de Veículos, nome verdadeiro Operação Horário de Pico.
Uma
medida ilegal em si mesma, cuja aplicação está prevista
condicionalmente no Código de Trânsito Brasileiro no Art. 24, Inciso
XVI: Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos
Municípios, no âmbito de sua circunscrição: (...) planejar e implantar
medidas para redução da circulação de veículos e reorientação do
tráfego, com o objetivo de diminuir a emissão global de poluentes; (nosso grifo)
É
a única hipótese prevista no Código para proibir circulação, e mesmo
assim enquanto durarem as condições de excesso de poluentes, que cabe à
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente analisar, não o órgão
de trânsito.
O
que cabe ao município regulamentar, isso sim, é o tráfego como um todo,
como proibir caminhões em determinados regiões e horários, acesso de
carros particulares à zona central, mas tudo coletivamente, não em
esquema de rodízio pelo final de placa. O próprio texto do citado artigo
do CTB fala em emissão global de poluentes, não parcial.
Hoje
o final de placa chega a interferir no comércio de automóveis, tanto
que sites especializados como o WebMotors informam o final de placa nos
anúncios de carros usados, o que é absolutamente ridículo.
É
surpreendente o rodízio de São Paulo partir para o 17º ano e não se ver
uma ação do Ministério Público Estadual para acabar com essa vergonha.
E
agora essa de hoje, a CET manter o rodízio na véspera de Natal,
interrompendo-o somente de 26/12 a 13/1, além de ter anunciado dias
atrás que a área de restrição será ampliada em 2014. Esse prefeito
petista está mesmo acabando com São Paulo.
O AUTOentusiastas repudia este ato da CET de manter no rodízio na véspera de Natal.