google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Suspensão: mecanismo físico x modelo matemático

Não existe uma definição precisa de inteligência. Entretanto, inteligência está ligada à capacidade do organismo ou sistema se adaptar e responder adequadamente aos desafios de um mundo imprevisível. Sob estas condições, podemos dizer que um sistema com uma dinâmica bem-ajustada é um passo na direção de um sistema inteligente.

Também é importante conhecer a dinâmica dos sistemas quando a inteligência da máquina atua no mundo real, porque ela será o primeiro elemento deste mundo real com o qual essa inteligência terá de lidar.

É isso que veremos a seguir.

Noções de dinâmica dos sistemas

Vamos imaginar uma suspensão automobilística bem simplificada. O conjunto seria um  sistema mecânico elementar, com uma massa, uma mola e um amortecedor, e o conjunto é animado pela aplicação de uma força externa.

O conjunto teria este modelo básico:

Modelo simples de uma suspensão













Coluna 5113 18.dez.2013                         rnasser@autoentusiastas.com.br          

Senhores, o novo up! Brasileiro

Primeira foto do up! brasileiro (foto Nicoabella-Autoblog Uruguay)

Sem alarde, a Volkswagen iniciou produção pré-série seu modelo up!. Menor, mais barato, mecânica avançada em seus três cilindros, demarra outro capítulo da história da VW no Brasil — o dos produtos atualizados.
Nosso up!, com pré apresentação nos primeiros dias de janeiro e vendas pós-Carnaval, difere-se do original alemão. Visualmente o teto avança mais para a traseira, encontrando a porta posterior, em chapa envolvendo o vidro — no europeu a tampa traseira é em vidro. Solução ganha alguns centímetros, criando o terceiro lugar no banco traseiro, com apoio de cabeça aos usuários. Trabalho nos bancos frontais esculpe espaço para melhor acomodação. Tanque de combustível aumentado de 35 para 50 litros, em razão de nossas distâncias continentais.



É o próprio colunista do AUTOentusiastas e curador do Museu Nacional do Automóvel, em Brasília, Roberto Nasser, que traz a boa notícia: o Governo do Distrito Federal, pelo Secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo de Futebol 2014, Cláudio Monteiro, ofereceu espaço no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha após o certame. Veja entrevista do Nasser ao DFTV 1ª edição de ontem.
Com isso o Museu terá local definitivo e o Roberto Nasser poderá dar seguimento à obra de sua vida, uma peça importante para a cultura automobilística do Brasil.
"Nessa luta tive a ajuda de uma pessoa que faço questão de agradecer aqui, pelo interesse e empenho pessoal despendido em várias reuniões, o nosso tricampeão de F-1 Nélson Piquet", disse Nasser.
Os parabéns do AUTOentusiastas aos dois grandes brasileiros.
 Blog


Começou com a Mercedes-Benz postando um comercial no YouTube falando do seu Body Magic Control (Controle mágico da carroceria, em português) do novo Classe S. A imagem fechada da cabeça de uma galinha tem como fundo a canção “Upside down” (De cabeça para baixo), grande sucesso de Diana Ross em 1980. Mãos usando luvas brancas movem a ave para todos os lados, depois mais aves (mais passageiros), mas a cabeça não sai do lugar. O vídeo termina com mensagem “Stability at all times. Magic Body Control. Intelligent Drive.”
Foi curioso, um comercial da Mercedes, geralmente mais séria ao mostrar carros que param em curto espaço, evitam acidentes e enaltecem desempenho ou segurança.
Aí chega o Jaguar, o desafiante.
A Jaguar também usou uma galinha. O vídeo começa como o do Mercedes. Um cientista de luvas brancas move a galinha pra lá e pra cá. Ele fala, com sotaque alemão: “Vê? É parecido com um Mercedes.”
Em seguida penas voam e a câmera mostra um jaguar lambendo os beiços e penas caindo da sua boca. “Magic Body Control? Preferimos reflexos de felino” é a mensagem..
O departamento de relações públicas da Jaguar disse num e-mail que o comercial é uma tentativa de usar o alvo de comportamento dinâmico “para alcançar os clientes que queremos”.
A Jaguar espera que quem tenha visto o comercial da Mercedes veja também as suas imagens das galinhas e o que é essencial num carro de luxo. Ruído de coisa quebrando vale a pena. (Automotive News)